Na segunda passada, o SBT estreou, depois de alguns anos, um programa esportivo em rede nacional. O Arena SBT entrou no ar às 23h45, no horário antes ocupado pelo Conexão Repórter, de Roberto Cabrini.

A atração é comandada por Benjamin Back, que faz sucesso no comando do Fox Sports Rádio, programa de maior sucesso da Fox Sports. Dessa mesma atração, veio o comentarista Mauricio Borges, o Mano, pupilo de Back. Completam o time o multimídia Mauro Beting e os ex-jogadores Emerson Sheik e Cicinho.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que acredito que o programa tem potencial. Mas alguns pontos precisam ser corrigidos para que a audiência decole.

Para começar, o dia e o horário não são os melhores. A noite de segunda já conta com similares tradicionais nos canais de esportes da TV paga, como Bem, Amigos e Linha de Passe. Tudo bem que é aberto um espaço para o público acompanhar esportes na TV aberta, mas quem assiste ao SBT não está acostumado com isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Daria duas alternativas para o canal: investir em um formato diário, no início da tarde, como o Fox Sports Rádio (fugindo, obviamente, da concorrência dos esportivos da Band). Um debate comandado por Back com as participações de Mano, Mauro Beting, Téo José e os ex-jogadores provavelmente renderia.

Outra opção seria colocar a produção logo após as partidas transmitidas pela emissora na Libertadores, já que as chances de reter o público seriam bem maiores.

Mais um ponto importante: o Arena SBT precisa ser ao vivo. Programa esportivo gravado não rola. Qualquer acontecimento importante nas horas que antecedem a atração ou durante o seu desenvolvimento e tudo ficou para trás. Além disso, isso impede a participação do público pelas redes sociais.

Gosto de Benjamin Back e torço para que o programa dê certo. É muito legal ver o SBT investindo novamente em esportes. Mas alguns ajustes são necessários para que o Arena SBT se torne uma atração de sucesso.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor