NOVA CHANCE
Ninguém lembra: Globo traz de volta novela que nem o autor gostou
24/10/2024 às 7h42
Desde a última segunda, os assinantes do Globoplay podem conferir uma novela das sete que foi totalmente esquecida pela Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando de Começar de Novo, exibida entre agosto de 2004 e abril de 2005 e que não deixou saudades nem mesmo em seu autor.
“Foi uma das piores experiências da minha vida”
Autor de diversos sucessos da Globo, Antônio Calmon não faz nenhuma questão de lembrar de Começar de Novo, que teve Natália do Vale e Marcos Paulo como protagonistas, vivendo um casal que se reencontrava anos depois de ter se separado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa novela foi uma das piores experiências da minha vida. Tive estafa, crises de hipertensão e até fiz uma operação para tirar um tumor benigno. Depois, o Carlos Vereza teve pneumonia, o Vladimir Brichta teve hepatite e um dos diretores, o Carlos Araújo, ficou estressado e teve que se afastar”, disse Calmon ao jornal Agora em 15 de abril de 2005.
Além desses problemas, a trama enfrentava a concorrência do remake de A Escrava Isaura, na Record, que conquistou muitos telespectadores.
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
● Resumo Força de Mulher: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
Mudança de nome
Nem mesmo Começar de Novo era o nome ideal para a novela. Para o autor, esse foi o início de todos os problemas.
“Eu havia chamado essa história de Romance, mas a Globo disse que tinha problemas de registro. Começar de Novo [o título] já havia sido recusado pelo Aguinaldo Silva, e eu também acho que essa frase não diz nada e não dá identidade à novela”, desabafou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O auto também contou que não tinha sintonia com Elizabeth Jhin, que foi coautora da trama.
“Eu e a Elizabeth Jhin, apesar de nunca termos nos desentendido, tínhamos visões diferentes da história e acabávamos tendo que entrar em consenso diversas vezes. Esse nome acabou virando um carma, porque eu nunca comecei de novo tantas vezes na minha vida”, explicou.
Aposentadoria
Calmon também disse que estava cansado de escrever novelas para a faixa das sete e gostaria de fazer uma minissérie.
“Estou cansado do horário das sete. A audiência está acostumada a romance e chanchada. Nada contra. Já dirigi pornochanchada, mas não sei escrever isso. Além do mais, o horário é vigiado, porque tem criança assistindo. Costumo brincar que a novela das oito virou um puteiro, e a das sete, um convento. Na minissérie, poderei falar de sexo e violência”, explicou.