Custou caro: nova política da Globo estraga o final de Renascer
16/08/2024 às 11h43
Jacutinga (Juliana Paes) deixou Renascer no início da segunda fase, mas continuou uma figura presente na trama. Sua famosa casa de damas seguiu como um dos cenários principais da novela criada por Benedito Ruy Barbosa e escrita por Bruno Luperi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como a personagem nunca deixou de ser citada na trama, havia uma expectativa sobre seu retorno. Luperi, por sua vez, criou toda uma situação para trazer a personagem de volta, mobilizando Norberto (Matheus Nachtergaele) e Rachid (Almir Sater).
Porém, apesar de toda a expectativa criada, Jacutinga não vai voltar, o que deixa o final de Renascer capenga. E a culpada por isso é a nova política da Globo de assinar acordos por obra certa com os atores. A emissora não chegou a um acordo com Juliana Paes, inviabilizando o retorno de Jacutinga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desfecho esperado
Em Renascer, Norberto nunca superou a dor de cotovelo depois que Jacutinga lhe entregou a casa e deixou a vila para sempre. O dono do bar passou capítulos chorando pelos cantos e relembrando os bons momentos que viveu com a cafetina.
LEIA TAMBÉM:
● Sem dó: erro da Globo prejudica substituta de Alma Gêmea
● Personagem com Aids mudou a vida de protagonista de Cabocla
● Mais de 30 artistas não poderão ver a nova reprise de Roque Santeiro; saiba quem
Porém, Rachid não será bem-sucedido nessa missão. A busca tem como consequência a chegada de Lilith (Lucy Alves), que se revelará filha de Jacutinga. A nova personagem entra para fazer par romântico com Zinha (Samantha Jones) na reta final da novela.
Jacutinga vai voltar em Renascer?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa do retorno de Jacutinga se deu porque uma possível volta resultaria num final feliz para Norberto, um personagem muito querido da novela. Seria a solução para a melancolia que teimava em rodear o simpático dono do bar.
Luperi alimentou a torcida do público por um final feliz para Norberto e Jacutinga. Final este que não vai acontecer, já que Juliana Paes não acertou com a Globo para voltar à novela. Se não havia a certeza, por que apostar nessa trama? Ficou chato.
Por que Jacutinga não vai voltar à Renascer?
Em entrevista, Juliana Paes afirmou que não conseguiu acertar seu retorno à Renascer por conta de sua agenda atribulada. Atualmente, ela divulga dois trabalhos realizados para o streaming: Pedaço de Mim, na Netflix, e Vidas Bandidas, no Disney+.
Estranho, se lembrarmos que Juliana Paes deu a entender, numa participação no Domingão com Huck, que estava empolgada com a possibilidade do retorno de Jacutinga. Mas, independentemente de qual tenha sido o motivo para que a atriz não acertasse sua volta à novela, é fato que a era de acordos por obra tem prejudicado as novelas da Globo.
Juliana Paes é uma das várias estrelas que não têm mais contrato de exclusividade com a Globo. Assim, para cada novo trabalho na emissora, ela precisa negociar com o canal questões como salário e agenda de gravações. Juliana, claramente, vem dando preferência a trabalhos curtos, como sua participação em Pantanal (2022) e, agora, em Renascer.
Assim, a Globo ficou refém da disponibilidade e da vontade da atriz para definir se Jacutinga voltaria ou não. Ou seja, a nova política de contratos por obra vem afetando até mesmo os rumos das novelas que estão no ar. A trama foi muito prejudicada por conta desta nova realidade.