Fim trágico: o triste destino de astro da novela América

19/07/2024 às 16h43

Por: Vitor Peccoli
Imagem PreCarregada
Murilo Benício em América

Um dos principais personagens de América (2005), novela cuja reprise será encerrada nesta sexta-feira (19) no Viva, o touro Bandido, que é o grande desafio de Tião (Murilo Benício) durante a trama, teve um fim trágico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Murilo Benício em América

O folhetim escrito por Gloria Perez acompanha durante 203 capítulos a saga de Sol (Deborah Secco) — que tenta entrar nos Estados Unidos — e o sua paixão por Tião, um peão de rodeio.

Além da mocinha, a vida do protagonista também é muito mexida com a chegada de Bandido, um touro que surge misteriosamente para mexer com sua vida definitivamente e vira um de seus maiores desafios, quase o levando à morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Touro protagonista

É em uma das idas à fictícia cidade de Boiadeiros, onde mora sua madrinha Neuta (Eliane Giardini), que Sol conhece Tião, um peão de montaria honesto, batalhador, que alimenta o sonho de ser um campeão de rodeio.

É nesse ambiente rural que o touro Bandido — já famoso na vida real por derrotar vários peões — entra em cena para mudar a vida do peão, que se sente desafiado por aquele animal.

LEIA TAMBÉM:

O touro é praticamente um protagonista da trama, sendo decisivo na vida do mocinho, que, à certa altura da trama, resolve encará-lo.

Tragédia de América foi inspirada na vida real

América

Touro Bandido em América

Muito famoso por causa da novela América, o boi Bandido já era considerado o melhor touro de rodeio do país antes mesmo de aparecer na tela da Globo. Quando participou da trama, ele já havia derrubado mais de 200 peões em arenas de rodeio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os peões que foram derrubados pelo touro está Neyliowan Tomazelli, que teve vértebras quebradas depois ser arremessado por Bandido a uma altura de seis metros durante o rodeio de Jaguariúna, em 2001.

O ocorrido, inclusive, serviu de inspiração para a autora Gloria Perez criar uma das cenas mais impactantes de América: a sequência em que Tião enfrenta o touro Bandido numa arena e acaba sendo arremessado ao chão.

A tragédia, que marca a reta final da novela da Globo, marca uma fase difícil na vida de Tião. Ele é levado para o hospital e fica entre a vida e a morte, sobrevivendo após um milagre.

O que aconteceu com o touro Bandido da novela América?

Na vida real, o touro Bandido pertencia ao empresário Paulo Emílio Marques. Com mais de uma tonelada, o touro tinha cuidados especiais, como alimentação sob medida e exames, além de praticar exercícios.

O animal se aposentou em 2008 e, mesmo com tantos cuidados, teve um fim trágico no ano seguinte. Ele não resistiu ao tratamento de um câncer de pele perto de seu olho esquerdo, que posteriormente se espalhou para outras partes do corpo.

O boi Bandido morreu, aos 15 anos, em janeiro de 2009, pouco mais de três anos após o fim de América. O animal foi enterrado no Parque do Peão de Barretos, onde ganhou um monumento em sua homenagem.

No entanto, o touro famoso deixou herdeiros: cerca de 70 filhos e mais de 2 mil doses de sêmen congeladas. Ainda foram produzidos pelo menos três clones de Bandido – o que poderia render outra novela de Gloria Perez…

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.