Foi encurtada: última novela de Fernanda Torres afundou a Globo

06/07/2024 às 14h13

Por: Vitor Peccoli
Imagem PreCarregada
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres em As Filhas da Mãe

Cotada para o remake de Vale Tudo, Fernanda Torres marcará seu retorno às novelas após 24 anos. Seu afastamento aconteceu após dois fracassos, sendo o primeiro deles o que a fez recusar outros trabalhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fernanda Montenegro e Fernanda Torres em As Filhas da Mãe

Depois de mais de duas décadas longe do gênero, a atriz deve voltar às novelas na adaptação da trama de 1988, que está sendo atualizada pela autora Manuela Dias e estreará em 2025.

No folhetim, caso se confirme, Fernanda interpretará a icônica vilã Odete Roitman, personagem que ficou marcada na pele de Beatriz Segall (1926-2018). A última novela que a atriz participou, porém, afundou a audiência da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também: Após polêmica, Tiago Leifert mantém críticas a Vini Jr.: “Se doeu, é porque é verdade”

Última novela de Fernanda Torres fracassou na Globo

Em 2001, depois de 15 anos fora das novelas, a atriz apareceu em uma participação especial em As Filhas da Mãe, que até hoje é sua última novela. Na época, ela viveu Lulu de Luxemburgo — personagem que foi de sua mãe, Fernanda Montenegro — jovem.

LEIA TAMBÉM:

No entanto, a trama de Silvio de Abreu enfrentou vários problemas e foi um fracasso. O autor contou com um elenco de peso para o novo projeto, mas nem isso foi o suficiente.

Na época, a avaliação foi de que o público não recebeu bem algumas apostas da novela, como os raps entre as cenas que funcionavam como uma narração. Além disso, a trama foi considerada confusa por parte do público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para piorar, As Filhas da Mãe teve a concorrência de dramas da vida real, como o sequestro de Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, e o ataque terrorista ao World Trade Center nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001, o que levou o telespectador a consumir mais noticiários.

Com isso, as altas expectativas criadas antes da estreia por conta do grande elenco e do texto inspirado de Abreu se frustraram. O folhetim derrubou a audiência do horário das sete e afundou o ibope da Globo, se tornando um fiasco.

Leia também: Três reviravoltas que vão mexer com o maior trouxa de No Rancho Fundo

Trauma com mocinha em remake

Selva de Pedra - Fernanda Torres e Tony Ramos

Fernanda Torres e Tony Ramos em Selva de Pedra (Divulgação / Globo)

Antes disso, porém, Fernanda Torres já havia enfrentado problemas no remake de Selva de Pedra (1986), em que viveu Simone Marques, a personagem de dupla identidade vivida por Regina Duarte na primeira versão da trama.

Em participação no programa Ofício em Cena, da GloboNews, a atriz desabafou. Ela revelou que disse para Regina Duarte que não sabia “ser ela” e afirmou que não nasceu para viver mocinha de novela.

“Amava a novela, mas não nasci para fazer mocinha. A gente tem que ter cuidado com o que pede porque as coisas vêm”, disse Fernanda, que explicou que tinha decidido encarnar uma mocinha quando ganhou o papel.

Leia também: Trinta e um anos depois, Malu Mader corrige erro do final de Renascer

Afastamento das novelas

Após o fim do remake de Selva de Pedra, Fernanda Torres nunca mais fez uma novela completa. Desde então, ela passou a se dedicar às séries, tendo apenas a rápida participação em As Filhas da Mãe.

Com isso, sua escalação como Odete Roitman na nova versão de Vale Tudo, se confirmada, será seu retorno numa trama do início ao fim em 39 anos.

Leia também

https://tvhistoria.com.br/quatro-novelas-da-globo-que-ninguem-lembra-que-fernanda-torres-fez/

https://tvhistoria.com.br/apos-28-anos-carolina-dieckmann-e-murilo-benicio-podem-se-reencontrar-em-vale-tudo/

https://tvhistoria.com.br/globo-repete-erro-que-pode-aniquilar-mania-de-voce-antes-mesmo-da-estreia/

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.