Sob Pressão – Plantão Covid extrapola o entretenimento e presta uma função social
14/10/2020 às 14h00
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em dois episódios, a edição especial Sob Pressão Plantão Covid tratou vários aspectos da doença com a proposta de homenagear os profissionais de saúde. Ao final, o discurso do Dr. Evandro (Júlio Andrade) – que, após recuperar-se do covid convoca seus colegas a voltarem ao trabalho – mostra a garra e a abnegação dos que precisam se arriscar para salvar vidas.
Entre outras abordagens, o programa destacou o médico que adoece, a enfermeira que tem dificuldade em revelar a verdade para familiares de doentes, a crise dos equipamentos médicos (em tom crítico), a negligência da população, as fake news, a perplexidade frente uma doença que pouco se conhece, o esgotamento físico e emocional dos profissionais e a insegurança da população. Mostrou a morte e mostrou a recuperação. Defendeu a ciência e alertou sobre a gravidade da doença, lembrando que ela não é restrita a idosos e salientando a importância de se proteger e de proteger os outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marjorie Estiano e Júlio Andrade (reprodução)
É incrível que a Globo tenha conseguido em tão pouco tempo produzir os episódios (com a construção de um hospital de campanha cenográfico, inclusive), gravar com atores, diretores e técnicos e levar ao ar um programa com tamanha qualidade e conteúdo em um momento crítico, seguindo todos os protocolos rígidos de segurança, com atores constantemente testados.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Marjorie Estiano (reprodução)
Foi de partir o coração a cena que encerra o primeiro episódio, em que Carolina (Marjorie Estiano), abalada com a internação de Evandro (Júlio Andrade), é obrigada a sorrir para uma foto de crachá com o rosto marcado, olhar desolador e nitidamente esgotada física e psicologicamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sob Pressão está na galeria dos melhores programas da TV brasileira de todos os tempos. Essa edição especial cumpre muito mais do que o mero entretenimento: extrapola a homenagem e presta uma função social ao alertar sobre o Covid-19, ressaltando que, apesar dos relaxamentos concedidos pelos governantes e assumidos por boa parte da população, a doença ainda ameaça a todos e não há vacina disponível.
Ana Miranda e Roberta Rodrigues (reprodução)
A bela canção composta por Ruy Guerra e Gilberto Gil, gravada por Gil e Chico Buarque especialmente para a série, arremata: “fazemos todos parte desta história mesmo que os tontos blefem com a morte num jogo de verdades e mentiras, um jogo duplo de azar e sorte“.
SOBRE O AUTOR
Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira.
SOBRE A COLUNA
Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.