Salvação de Renascer pode vir de onde a Globo menos espera
23/05/2024 às 6h14
Em 1993, Buba (Maria Luisa Mendonça) foi uma das personagens de destaque da primeira versão de Renascer. Ela chamou a atenção do público por ser uma pessoa intersexo, na época chamada de hermafrodita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, apesar do sucesso inicial da personagem, Buba teve sua participação diminuída ao longo de Renascer. A amada de José Augusto (Marco Ricca) perdeu força e terminou a novela quase como uma figurante de luxo.
Desta vez, porém, as coisas podem ser diferentes. A Buba atual, vivida por Gabriela Medeiros, teve seu drama ampliado e foi protagonista de sequências emocionantes, que conquistaram o público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, a personagem pode ser a salvação do remake escrito por Bruno Luperi – algo que não era esperado, visto o que aconteceu com a personagem no original.
Apogeu e queda
Na primeira versão de Renascer, Buba despertou o interesse do público não apenas por ser uma pessoa intersexo – pessoa que nasce com características sexuais que não se encaixam nas noções típicas de sexo feminino ou sexo masculino. Ela também envolveu o espectador com seu romance com José Venâncio (Taumaturgo Ferreira).
LEIA TAMBÉM:
● Indefinição: novela que termina em breve ainda não teve substituta definida pelo Viva
● Resumo Meu Caminho é Te Amar: tudo sobre o capítulo de quinta, 28 de novembro
● Resumo Quando me Apaixono: tudo sobre o capítulo de quinta, 28 de novembro
Além disso, Buba ditou moda na época. Os vestidos soltos e com estampas floridas usados pela personagem fizeram um enorme sucesso. Tanto que eles passaram a ser chamados de “vestidos da Buba”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece com Buba em Renascer?
Segundo o jornal O Globo, de 26 de agosto de 1993, Buba praticamente desapareceu de Renascer após sua cirurgia. A reportagem destacava que Maria Luisa Mendonça chegava a gravar 20 cenas por dia no início da trama, número que caiu drasticamente depois.
“Personagem não pode ficar feliz no meio da novela”, comentou a atriz, observando que Buba teve um desfecho antecipado na trama.
Benedito Ruy Barbosa, autor que tem como característica esgotar tramas antes da hora, também admitiu que matou a curiosidade do público sobre o destino de Buba cedo demais, o que fez a personagem diminuir.
“Qualquer autor guardaria este trunfo para o final. Mas o telespectador agoniado quer saber mais para a frente, não dá para segurar a trama por muito tempo”, comentou o novelista ao O Globo.
Solução para o remake
Na nova versão de Renascer, escrita por Bruno Luperi, Buba foi transformada numa mulher trans. O autor aproveitou a mudança para explorar o trauma do passado da personagem, que foi expulsa de casa pelos pais que não aceitavam sua identidade de gênero.
Os mais recentes capítulos da novela das nove mostraram o reencontro de Buba com seus pais, Meire (Malu Galli) e Humberto (Guilherme Fontes). Foram sequências de enorme emoção, bastante elogiadas nas redes sociais. As cenas aumentaram consideravelmente a repercussão da novela, que costuma passar em brancas nuvens na web.
O autor Bruno Luperi, portanto, deve ir na contramão da obra original. Ao invés de reduzir a presença de Buba, como aconteceu originalmente, o autor deve explorar ainda mais a personagem, garantindo assim o interesse do público e elevando a repercussão de Renascer.