Quem matou Taís em Paraíso Tropical? Globo desistiu de final alternativo
27/04/2024 às 10h14
Reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, Paraíso Tropical (2007) chegou a ter um final alternativo cogitado pela Globo. A emissora, no entanto, desistiu da ideia de criar um novo mistério para reexibição do folhetim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na trama escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, é revelado no último capítulo que Olavo (Wagner Moura) é o assassino de Taís (Alessandra Negrini), que aparece morta no apartamento de Daniel (Fábio Assunção).
Por conta de uma exibição da novela fora do país, a Globo pensou em fazer uma nova versão do desfecho do assassinato da vilã, mas desistiu da ideia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem matou Taís em Paraíso Tropical?
A exemplo de outras novelas, como A Próxima Vítima (1995), que teve vários finais gravados com assassinos diferentes, a Globo quis gravar um final alternativo mudando o assassino de Taís para a exibição da novela em Portugal, onde foi ao ar na rede SIC.
Assim, seria mantido o mistério em torno do “quem matou”. Na época a emissora chegou até a anunciar na imprensa portuguesa que a novela teria um novo desfecho. Só que na última hora a Globo desistiu de gravar um outro fim para o segredo.
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Alma Gêmea: tudo sobre o capítulo de quarta, 27 de novembro
● Quatro novelas que ficaram marcadas por brigas nos bastidores: “Queria bater nele”
● Definido: reprise de novela da Globo estreará em plena segunda de Carnaval
Com isso, os portugueses assistiram o mesmo final que os brasileiros, tendo Olavo se revelando como assassino de Taís.
Mudanças no último capítulo
O último capítulo de Paraíso Tropical, no entanto, sofreu uma alteração em sua exibição original na Globo, em 2007. Houve uma diferença entre o capítulo exibido na sexta e a reprise que foi ao ar no sábado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após um pedido do autor Gilberto Braga, a Globo acrescentou três cenas, que serviram para explicar melhor os finais de personagens como Bebel (Camila Pitanga), Rodrigo (Carlos Casagrande), Tiago (Sérgio Abreu) e Alice (Guilhermina Guinle).
As cenas foram escritas e estavam no roteiro original, tendo sido até gravadas. Porém, acabaram sendo eliminadas na exibição de sexta-feira para que não estourasse o tempo determinado na programação da Globo.
Para que fosse possível inserir as cenas na reprise do sábado, a equipe de edição entrou em ação e cortou cenas de perseguição policial, encaixando assim as sequências que haviam ficado de fora.
O que acontece no final de Paraíso Tropical?
Com isso, último capítulo da novela foi modificado na reprise. Uma das cenas incluídas mostrou uma conversa entre Marion (Vera Holtz) e Cláudio (Jonathan Haagensen), que serviu para dar mais clareza ao desfecho de Bebel após a prisão.
Com o acréscimo, ficou claro que a garota de programa perdeu o bebê que esperava e conseguiu ser bancada por um senador depois de sair da cadeia. Outro trecho adicionado mostrou Tiago avisando a Rodrigo que desistiu da proposta de trabalho na Austrália.
Resta saber qual versão do último capítulo de Paraíso Tropical a Globo exibirá na reprise no Vale a Pena Ver de Novo.