Nada feito: Globo negou último pedido de autor com dias contados
07/04/2024 às 14h23
No ar em Vale a Pena Ver de Novo, Paraíso Tropical (2007) foi um dentre os vários sucessos escritos por Gilberto Braga, considerado um dos principais autores da televisão brasileira. O autor é responsável por êxitos como Dancin’ Days (1978) e Vale Tudo (1988).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O autor faleceu em 26 de outubro de 2021, aos 75 anos. A morte se deu por complicações decorrentes do Mal de Alzheimer e uma infecção sistêmica decorrente de uma perfuração no esôfago.
Antes de sua morte, já debilitado, o autor tentava emplacar um novo trabalho. Mas seu último pedido foi negado pela Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em busca de um sucesso
Gilberto Braga nunca superou o fiasco de Babilônia (2015), sua última novela, escrita com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. A trama foi um fracasso histórico da faixa das nove da Globo.
Mesmo debilitado por conta das complicações decorrentes de um AVC, Braga tentou voltar ao trabalho. O autor chegou a entregar três novos projetos para a Globo, mas nenhum deles foi adiante.
LEIA TAMBÉM:
● Bateu o pé: artista impõe condição para fazer continuação de Êta Mundo Bom!
● Ator de Mania de Você surpreendeu ao deixar novela da Globo: “Não se sentiu apto”
● De volta: Globo define quais serão suas próximas novelas das seis
Inicialmente, Giba tentou emplacar uma minissérie sobre Elis Regina, mas o projeto foi engavetado por conta do longa de Hugo Prata. Em seguida, o autor escreveu uma nova versão de Brilhante (1981), chamada Intolerância, para a faixa das 23h, mas a produção também foi cancelada. Por fim, o profissional escreveu capítulos de Feira das Vaidades, novela para às 18h, mas a pandemia da Covid-19 deu fim ao projeto.
Último desejo
Parceiro de Gilberto Braga em diversos trabalhos, João Ximenes Braga contou que retomar o sucesso de sua carreira era questão de honra para o autor. À Cristina Padiglione, da Folha de S. Paulo, o novelista revelou a última vontade de Giba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Em 2015, quando voltei da viagem de férias após Babilônia, ele me convocou à casa dele. Fui recebido no quarto, numa cama reclinável, tipo de hospital. Ele não estava bem de saúde, mas lúcido e muito deprimido com o fracasso de Babilônia”, contou.
“Não ouso dizer que antecipasse sua morte, mas naquele dia me disse textualmente que não queria encerrar sua carreira com um fracasso e queria voltar a trabalhar logo para recuperar seu prestígio. […] Mas superar esse fracasso era importante para ele”, explicou.
Processo contra a Globo
Gilberto Braga foi casado com o decorador Edgar Moura Brasil por quase 50 anos. Recentemente, o viúvo do autor deu início a um processo contra a Globo para buscar informações sobre os direitos de Giba referentes às suas obras.
Ainda segundo a publicação, o objetivo de Moura Brasil é preservar “direitos patrimoniais e morais” de Gilberto Braga. A Globo não se manifestou.