Globo obrigou autor a eliminar personagem de vez em Renascer
24/03/2024 às 16h48
Na segunda fase de Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) seguiu sua vida e se casou com Mariana (Theresa Fonseca). Antes disso, a primeira fase da novela foi aplaudida pelo público, que ficou encantado com o romance entre José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até hoje, muita gente não se conforma com a morte da personagem, que faleceu após dar à luz João Pedro (Juan Paiva). Em 1993, aconteceu a mesma coisa.
O público reclamou tanto da morte de Santinha que Benedito Ruy Barbosa foi obrigado a trazer a personagem de volta, como um espírito. Porém, a solução encontrada pelo autor acabou virando um problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque Patrícia França, que vivia a personagem, foi escalada para outra novela. Assim, Benedito Ruy Barbosa foi obrigado a dar um jeito de justificar o sumiço definitivo de Santinha.
Santinha volta em Renascer?
Maria Santa já reapareceu em algumas cenas da segunda fase de Renascer. Duda Santos voltou a interpretar a personagem, nas sequências em que Maria Santa aparece diante de José Inocêncio, agora vivido por Marcos Palmeira.
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de terça, 26 de novembro
● Resumo Força de Mulher: tudo sobre o capítulo de terça, 26 de novembro
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de terça, 26 de novembro
Mas, curiosamente, esta volta de Santinha não estava prevista na primeira versão da novela. Em entrevista ao Jornal do Brasil, de 3 de julho de 1993, a atriz Patrícia França revelou que foi pega de surpresa com seu retorno à novela.
“Ela só apareceria nos quatro primeiros capítulos. O Benedito Ruy Barbosa diz que a volta dela é mais um causo que ele está contando, mas o público também queria muito. Essa volta marca uma terceira etapa da Santinha. Fiz ela menina, depois mulher e agora ela plena, que ama o marido independente da morte”, explicou a artista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que Santinha some de vez em Renascer?
No entanto, apesar do sucesso, Maria Santa não ficou em Renascer até o final. Patrícia França foi escalada para estrelar Sonho Meu (1993), novela das seis escrita por Marcílio Moraes, e precisou deixar a trama das 20h.
A ideia da Globo era repetir o casal da primeira fase de Renascer na trama das seis. Com isso, Patrícia França foi escalada para viver Cláudia, enquanto Leonardo Vieira – que viveu Inocêncio na primeira fase de Renascer – interpretou Lucas, seu par romântico.
A decisão da Globo pegou o autor Benedito Ruy Barbosa de surpresa. O autor, inclusive, tentou impedir que Patrícia França deixasse a trama. O diretor Luiz Fernando Carvalho e ele chegaram a se reunir com a diretoria da emissora para tentar segurar a atriz, mas não houve acordo. Com isso, Santinha só voltou a aparecer no último capítulo de Renascer.
Como será a despedida de Santinha em Renascer?
Impedido de contar com Patrícia França até o final de Renascer, Benedito Ruy Barbosa precisou criar uma justificativa para o fim das aparições de Santinha na trama. Para simbolizar sua despedida, o autor criou uma sequência no qual a imagem da santa da personagem, que ficava na sala da casa de José Inocêncio, era transferida para uma capela.
A mudança no rumo da trama desagradou o autor, que quebrou a cabeça para alterar a história. Com isso, ele chegou a atrasar a entrega dos capítulos, fazendo surgir rumores de que problemas de saúde estariam afetando o autor.
“Eu estou ótimo. O problema é que me tiraram um elemento importante para a trama e tive que repensar a história toda. É difícil fazer novela desse jeito”, disparou o autor ao jornal O Globo, em 28 de julho de 1993.
“Isso estressa muito mais do que escrever a novela. Eu, que estava um pouco adiantado, agora faço meio capítulo por dia”, finalizou o veterano, irritado.