Descanse em paz: 4 concorrentes do McDonald’s que faliram no Brasil
08/03/2024 às 10h35
O McDonald’s chegou ao Brasil em 1979, com uma loja em Copacabana, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, foi inaugurada a primeira loja na capital paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com essa concorrência pesada, algumas redes de lanchonetes não sobreviveram e acabaram fechando as portas no Brasil. Mesmo assim, deixaram saudade em muita gente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Relembre quatro exemplos na lista abaixo:
Jack in the Box
Rede de lanchonetes que existe até hoje em algumas regiões dos Estados Unidos, como a Califórnia, o Jack in the Box desembarcou no Brasil no início dos anos 1970, tendo sete unidades na capital paulista.
LEIA TAMBÉM:
● A produção dos programas de TV mais icônicos do Brasil
● Explorando a Variedade de Jogos da Jon Bet: Escolha o Jogo Ideal para Seu Estilo de Jogo
● Quem pode receber o PIS/Pasep 2024? Saiba como consultar online
Até hoje, muita gente se lembra com saudade de lojas localizadas em pontos como a Brigadeiro Luís Antônio e a Praça Panamericana.
De acordo com o blog São Paulo para Curiosos, de Marcelo Duarte, a rede teve donos como a Purina e a Drogaria São Paulo no Brasil, mas acabou vendendo as unidades para o Bobs em 1988.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Well’s
Um forte concorrente do Jack in the Box durante sua passagem pela capital paulista foi o Wells, que pertencia ao Grupo Pão de Açúcar.
A lanchonete teve unidades em diversas cidades do Brasil, mas acabou fechando as portas.
Arby’s
Com mais de 3 mil lojas nos Estados Unidos, a rede Arby’s se destaca por seus lanches feitos com rosbife.
No entanto, a passagem da lanchonete pelo Brasil, na década de 1990, não foi feliz. As lojas foram fechadas em 1999.
Wendy’s
Outra rede que é muito forte nos Estados Unidos, a Wendy’s desembarcou no Brasil em 2016, com investimento de R$ 10 milhões, chegando a ter cinco lojas na capital paulista.
Depois do alarde inicial, o negócio não decolou. A empreitada terminou em 2019, quando todas as lojas foram fechadas e até os móveis e utensílios das unidades foram vendidos. Nos EUA, a rede segue firme e forte.
“Tomamos a difícil decisão comercial de fechar os restaurantes Wendy’s no Brasil. O Brasil continua sendo um mercado potencial de crescimento para nós, e estamos comprometidos em aumentar a marca da maneira certa nessa região no futuro”, informou nota da holding Infinity Services, que comandava o empreendimento.