Sem rumo, SBT decide fazer aposta mais arriscada de sua história
21/02/2024 às 14h17
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em março, quando o SBT colocar no ar sua prometida nova programação, o público reencontrará rostos conhecidos da emissora. Regina Volpato, à frente do matinal Chega Mais, e César Filho, novo âncora do SBT Brasil, são dois “bons filhos” que retornam à casa onde fizeram sucesso.
Silvio SantosMas, ao mesmo tempo, algumas figuras totalmente desconhecidas do público da emissora também terão um grande espaço na nova grade do canal de Silvio Santos. Influencers como Luccas Neto, Lucas Guimarães e Virgínia Fonseca chegam ao canal com status de estrelas. É uma manobra arriscada da emissora, com boas chances de derrapar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TV tradicional
Ao longo de sua existência, o SBT criou uma relação de afeto com seu público. Por se tratar do canal de Silvio Santos, o mais popular comunicador da televisão brasileira, o carinho dos fãs do animador se estendeu à sua emissora e aos seus artistas.
Com isso, o SBT se desenvolveu em alicerces muito tradicionais. Sua base de fãs foi formada por espectadores do Programa Silvio Santos. Além disso, a grande aposta no público infantil nos anos 1980, 1990 e 2000 criou várias gerações de espectadores que cresceram assistindo ao canal.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Pois é justamente esse alicerce tão sólido que acabou se tornando um empecilho para o SBT numa época em que a televisão se transforma. Claramente, o SBT encontra dificuldades em renovar seu público e, não por acaso, os números encolheram bastante nos últimos anos.
[anuncio_2]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Renovação
https://www.youtube.com/watch?v=M3LdfxlAt1c
Neste contexto, a ideia de lançar influenciadores como apresentadores se justifica. Trata-se de uma clara tentativa de renovar o público do SBT. A expectativa é arrastar uma parte dos seguidores destes ídolos para a televisão. Além, claro, de surfar no apelo comercial destes artistas, que já chegam com marcas parceiras.
Porém, é preciso reconhecer que se trata de uma estratégia de alto risco. Afinal, a transferência de público não é automática. Não é porque Virgínia Fonseca tem milhões de seguidores que essas pessoas vão ligar a TV para assisti-la.
Luccas Neto também é um fenômeno na internet junto ao público infantil. Um público, vale lembrar, que está cada vez mais distante da TV. Sendo assim, será um desafio ao artista criar uma base de espectadores.
Novo x velho
Além disso, é preciso entender qual será o conteúdo que estes artistas levarão para a televisão. Em suas redes, o conteúdo criado por eles é muito específico, nichado. Na TV, haverá uma plateia bem mais ampla.
Lucas Guimarães, por exemplo, promete uma espécie de game show no Eita Lucas, programa que deve estrear apenas no segundo semestre. Já Virgínia Fonseca promete um programa de variedades, com convidados, musicais, brincadeiras e “dancinhas”. A primeira impressão é de algo aos moldes do clássico Viva a Noite.
Ou seja, o SBT pretende colocar influencers no comando de formatos bastante tradicionais da TV brasileira. Atrações que costumam dialogar com um público mais velho e acostumado à televisão. Mas será que tais formatos terão apelo ao público jovem, que é justamente o público que os conhece?
Enfim, são várias as questões que envolvem a nova programação do SBT. As respostas começarão a aparecer em março, quando os novos programas entrarem no ar.