Remake de Elas por Elas não corrigiu maior defeito da primeira versão
18/02/2024 às 17h16
O remake de Elas por Elas não conseguiu repetir o êxito da primeira versão, produzida pela Globo em 1982. Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson fizeram várias modificações para atualizar a obra de Cassiano Gabus Mendes, que foi um sucesso na faixa das sete há mais de 40 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo mudando bastante a obra original, os responsáveis pelo remake não conseguiram corrigir um erro da primeira versão. Na época, a trama foi criticada pela ausência de cenas externas, algo que foi mantido na releitura.
Sucesso histórico
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1982, Elas por Elas fez bastante sucesso junto ao público e à crítica especializada. Além de registrar bons índices de audiência, a trama também arrancou elogios de jornalistas especializados, que apontaram as inúmeras qualidades do texto de Cassiano Gabus Mendes.
LEIA TAMBÉM:
● Globo dá um “jeito” de ter Lidia Brondi em Vale Tudo; entenda como
● Resumo Alma Gêmea: tudo sobre o capítulo de quinta, 28 de novembro
● Sem chance: três novelas que tentaram ser Alma Gêmea, mas nem chegaram perto
No dia 28 de novembro de 1982, o jornalista Artur da Távola, do jornal O Globo, assinou um texto no qual fazia um balanço da obra. O profissional enfileirou os acertos da novela, tecendo elogios ao texto e às atuações. No entanto, ele apontou um defeito:
“A lamentar, talvez, apenas a ausência de mais cenas externas: elas dão muito trabalho, mas costumam enriquecer qualquer produção com um colorido indispensável”, afirmou o jornalista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[anuncio_2]
Erro que se repete
Curiosamente, o defeito apontado pelo jornal O Globo na obra original foi mantido no remake. A nova versão de Elas por Elas também peca pela falta de externas, já que a esmagadora maioria de suas sequências se passa nos mesmos cenários de sempre.
Desde a estreia da novela, foram pouquíssimas as cenas passadas numa praia, por exemplo, mesmo com a trama situada no Rio de Janeiro e tendo um elenco jovem numeroso. As poucas externas acontecem na cidade cenográfica, que representa a rua onde fica a clínica veterinária de Adriana (Thalita Carauta).
Fora isso, todas as cenas de Elas por Elas se passam nos cenários montados nos Estúdios Globo. Toda a ação da trama está concentrada na casa dos personagens e em ambientes como a sede da Helàne, a faculdade de Carol (Karine Teles) ou o escritório de Lara (Deborah Secco) e Roberto (Cassio Gabus Mendes).
Novela claustrofóbica
A falta de cenas externas em Elas por Elas não passou despercebida pelo público. No fórum Eplay, muitos usuários afirmaram que a trama das seis da Globo parece novela mexicana e é “claustrofóbica”.
“Nunca vi uma novela tão claustrofóbica na Globo, parece novela do SBT. Não tem uma única cena na rua, só tem cena em estúdio e, ainda por cima, os mesmos estúdios de sempre há mais de 50 capítulos” observou o usuário Edi 85.
“As poucas externas que têm sequer dá pra identificar o local. É como se elas morassem num Rio de Janeiro que parece mais São Paulo. No fim, nem o pessoal de SP nem o do RJ se identifica com a novela”, completou o usuário Habla.