Sumiu: quem viveu o Pastor Lívio na primeira versão de Renascer?
15/02/2024 às 18h47
Acusada pelos noveleiros da web de ter passado a privilegiar o público evangélico, a Globo transformou um personagem que era padre em pastor no remake de Renascer. Trata-se do pastor Lívio, vivido por Breno da Matta na nova versão da novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os noveleiros acreditam que a mudança representa mais um aceno da Globo aos evangélicos, fatia de público que o canal vem tentando conquistar. No entanto, a direção da emissora negou que solicitou qualquer alteração no perfil do personagem a Bruno Luperi, responsável por atualizar o texto de Benedito Ruy Barbosa.
Quem foi o Pastor Lívio na primeira versão de Renascer?
Agora sob a denominação de pastor, Lívio é interpretado por Breno da Matta, mas na primeira versão de Renascer, quando o personagem era um padre, o papel era feito por Jackson Costa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O líder, porém, era um religioso com ideias bastante progressistas e fazia parte da segunda fase do folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa.
Suas ações acabam irritando os poderosos fazendeiros da região de Ilhéus (BA). Mas, no decorrer da trama, o padre se vê dividido entre o celibato e o amor por Joaninha (Tereza Seiblitz).
LEIA TAMBÉM:
● Demorou: 35 anos depois, Globo finalmente corrigiu maior erro de Tieta
● Só faltam duas: quais são as próximas novelas que o Viva vai exibir
● Pacotão: 15 novelas das oito que ainda serão trazidas de volta pela Globo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[anuncio_2]
Por que Padre Lívio virou pastor em Renascer?
Acusada de ter interferido em Renascer, a Globo afirmou que a mudança na abordagem do personagem não passou pelo crivo do alto escalão da empresa, mas, sim, foi um desejo de Bruno Luperi, autor da adaptação.
“Há processos naturais de uma releitura, que para deixar a obra mais contemporânea, podem –ou não– trazer mudanças em suas tramas e personagens”, disse a “toda-poderosa” em resposta ao portal F5, da Folha de S. Paulo.
De acordo com o próprio Luperi, a ideia de ter um pastor em Renascer serve para ampliar a diversidade religiosa dentro da trama, que já conta com o padre Santo (Chico Diaz) e a ialorixá Inácia (Edvana Carvalho).
O que muda na história de Lívio em Renascer?
Agora que virou pastor, Lívio não terá o celibato como um de seus conflitos. No entanto, Bruno Luperi vai manter o triângulo amoroso formado pelo religioso, Joaninha (Alice Carvalho) e Tião Galinha (Irandhir Santos).
Sendo assim, o pastor vai se apaixonar pela jovem e sofrerá, já que ela é casada. Porém, no decorrer da trama, uma tragédia vai modificar este cenário.
O que aconteceu com Jackson Costa, o padre Lívio de Renascer?
Jackson Costa estreou em novelas em Pedra Sobre Pedra (1992) e, um ano depois, já faria muito sucesso em Renascer, formando um casal com Joaninha após a morte do marido dela.
Contudo, o ator enfrentou dificuldades para se manter na mídia ao ver os convites se findarem quando precisou voltar a viver na Bahia, chegando a pensar em deixar a profissão.
Foram muitos anos fora da TV até receber o convite de Luiz Fernando Carvalho para retornar na minissérie A Pedra do Renino (2007). Depois disso, ele esteve em Duas Caras (2007), Paraíso (2009), Gabriela (2012), Amor à Vida (2013), Verdades Secretas (2015) e Segundo Sol (2018).