Globo será obrigada a mudar cena mais emocionante de Renascer

17/02/2024 às 7h13

Por: André Santana
Juan Paiva em Renascer
Juan Paiva em Renascer

Atual novela das nove da Globo, Renascer é uma nova versão de um grande sucesso de 1993. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama tem um desfecho memorável, considerado por muitos como o mais emocionante da teledramaturgia brasileira.

Juan Paiva em Renascer

Juan Paiva em Renascer

Porém, a sequência em questão não poderá ser reproduzida do mesmo jeito em 2024. A Globo se vê obrigada a mudar a cena que envolve José Inocêncio (Marcos Palmeira), João Pedro (Juan Paiva) e o jequitibá-rei onde o protagonista fincou seu facão.

[anuncio_1]

Promessa ao pé do jequitibá

Marcos Palmeira como João Pedro em Renascer

Marcos Palmeira como João Pedro em Renascer

Em Renascer, o protagonista José Inocêncio chega à zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia, e finca seu facão aos pés de um frondoso jequitibá. Ali, ele promete não morrer enquanto o objeto estiver fincado à árvore, num pacto que o acompanha ao longo de toda a novela.

No final, o pacto se torna peça-chave para o desfecho da jornada de José Inocêncio. Ao ver o pai debilitado e desejando reencontrar Maria Santa (Patrícia França/Duda Santos) em outro plano, João Pedro retira o facão do jequitibá. Em seguida, ele se despede do pai, que finalmente pede perdão ao herdeiro e morre.

LEIA TAMBÉM:

Antonio Fagundes (Inocêncio) e Marcos Palmeira (João Pedro) estrelaram a cena original, que foi carregada de emoção. A sequência deve ser refeita no final da atual versão, agora com Marcos Palmeira no papel do patriarca e Juan Paiva como o filho enjeitado.

Thumbnail Video Youtube

 

[anuncio_2]

Mudança

Humberto Carrão em Renascer

Humberto Carrão em Renascer (divulgação/Globo)

Porém, a Globo terá que fazer mudanças no final da atual versão de Renascer. Isso porque o jequitibá-rei que aparece nas cenas de 1993 não existe mais. A árvore da primeira versão ficava localizada no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), e era considerada a árvore mais antiga do Brasil, com mais de 3 mil anos.

No entanto, ela acabou morrendo ao ser atingida por um raio. Isso obrigou a Globo a procurar outro jequitibá para utilizar no remake de Renascer. A nova árvore é um jequitibá-rosa de quase 40 metros de altura, 6 de diâmetro e 19 de circunferência, que fica no Parque dos Três Picos em Cachoeiras do Macacu, no Rio de Janeiro.

É esse o jequitibá que apareceu na primeira cena de Renascer, quando o José Inocêncio de Humberto Carrão finca seu facão e faz seu famoso pacto. A árvore seguirá aparecendo ao longo da novela e terá papel fundamental no final da trama.

[anuncio_3]

Ator emocionado

Renascer - Antonio Fagundes

Antonio Fagundes em Renascer (Divulgação / Globo)

A cena final de José Inocêncio já estava na cabeça de Benedito Ruy Barbosa desde a concepção de Renascer. Tanto que o autor convenceu Antonio Fagundes a aceitar atuar na trama depois de revelar a ele como seria a sequência final.

“Choramos os dois! Eu sabia, naquele jantar, que Renascer seria uma novela maravilhosa. E o Benedito passou aquela emoção para mim. E eu não errei, foi uma novela extraordinária. Aliás, acho que o autor com quem mais trabalhei na TV Globo foi com o Benedito Ruy Barbosa. Fiz novela, minissérie, um monte de coisa”, lembrou Fagundes ao podcast Papo de Novela, do GShow.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.