Não sai: mesmo após morrer, Maria Santa continuará em Renascer
02/02/2024 às 20h42
Uma das tragédias de Renascer é justamente a morte de Maria Santa (Duda Santos). No entanto, a protegida de Jacutinga (Juliana Paes) voltará a aparecer na segunda fase da história para mexer com a vida de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como aconteceu na trama de 1993, Maria Santa morre após o parto do quarto filho, João Pedro (Juan Paiva). A cena, que vai ao ar no capítulo desta sexta-feira (2), provoca uma virada na história.
É a perda trágica que conduz todo o restante da novela, já que Inocêncio passa a rejeitar o filho mais novo, culpando-o pela morte da esposa. Inconformado com a tragédia e com a perda da mulher que tanto ama, o fazendeiro acaba enlouquecido e passa a ter visões com a falecida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como Maria Santa aparece na segunda fase de Renascer?
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Garota do Momento: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Depois da morte, Maria Santa aparecerá como fantasma para o marido que viverá todos os dias o luto por sua perda. Em uma das cenas da primeira versão, José Inocêncio está sentado na poltrona enrolado em sua velha manta quando ela aparece sorrindo para ele, ao lado da imagem de Nossa Senhora que fica no altar da sala da casa.
“Zé Inocêncio, deixa a minha santinha onde está, não bula com ela não”, pedirá Santinha, após ele considerar construir uma capela para a santa a pedido do padre Santo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cena, inclusive, traz um contraste, já que o fazendeiro está envelhecido e a esposa continua com a imagem jovem.
[anuncio_2]
Sonho e frustração de José Inocêncio
Ao delirar e ver sua amada, Inocêncio diz já estar cansado da vida e que espera que Deus o leve depressa. Santinha afirmará que estará o esperando quando for a hora e ainda pedirá que ele perdoe João Pedro.
“Quando chegá tua hora, vô tá lhe esperando. Mas ocê ainda tem um fardo muito pesado pra carregar. Só não me tire essa santinha dessa sala, senão eu me vou daqui cum ela’”, falará ela, que vai pedir: “Perdoe João Pedro… Perdoe nosso filho’”.
Depois do momento bom ao conversar com a esposa falecida no sonho, José Inocêncio terá a maior frustração após acordar e dar de cara com Mariana (Adriana Esteves na primeira versão, e Theresa Fonseca atualmente), percebendo que tudo não passou de um delírio.
Motivo do retorno
No folhetim de 1993, o retorno de Maria Santa aconteceu por causa do sucesso de Patrícia França, que caiu nas graças do público ao viver a personagem. O autor Benedito Ruy Barbosa, então, usou os sonhos de José Inocêncio para trazê-la de volta na segunda fase de Renascer.
E a presença de Maria Santa na trama continuará até o fim. No último capítulo, em uma das cenas mais emocionantes da novela, José Inocêncio morre depois de fazer as pazes com João Pedro e é recebido por Santinha.