Após rejeição, núcleo de Renascer já está com os dias contados

11/02/2024 às 17h46

Por: Vitor Peccoli
Imagem PreCarregada
Gabriela Medeiros em Renascer

Com a história central ambientada em Ilhéus, na Bahia, Renascer também conta com um núcleo urbano. No entanto, essa parte da trama durará pouco tempo e a história ficará cada vez mais centrada na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gabriela Medeiros em Renascer

Gabriela Medeiros em Renascer

Personagens como José Venâncio (Rodrigo Simas), Buba (Gabriela Medeiros) e Eliana (Sophie Charlotte), por exemplo, deixarão a cidade de lado, rumo ao interior.

No caso de Venâncio, ele nem ficará por muito tempo no núcleo de Ilhéus, já que é assassinado e deixa a novela. Personagens como Buba, no entanto, passarão a ficar por lá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rejeição causou mudança

Thumbnail Video Youtube

 

LEIA TAMBÉM:

Isso acontecerá porque, na trama de 1993, a Globo percebeu que o público preferia as cenas que se passavam em Ilhéus. Benedito Ruy Barbosa, então, diminuiu as cenas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, colocando a maior parte das sequências para se desenrolar no interior da Bahia.

”Quando a novela entra na cidade o público se sente frustrado, como se voltasse à crua realidade dos roubos, assaltos e poluição. É um universo tão conhecido que afoga a gente. Na Bahia está a cor, o encantamento”, declarou o autor ao Jornal do Brasil do dia 03 de abril de 1993.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do maior custo de produção e de maior trabalho para o elenco, a mudança no folhetim deixou todos os envolvidos satisfeitos na época.

[anuncio_2]

Pesquisa da Globo mudou o rumo da novela

Elenco de Renascer (divulgação/Globo)

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo na época, Benedito contou que uma pesquisa realizada pela Globo e mostrou que os telespectadores gostavam mais da trama que se passava em Ilhéus.

“São levantamentos sigilosos que a Globo faz sempre que uma novela ultrapassa o 30º capítulo. Aquele matagal relaxa as pessoas. As imagens urbanas, ao contrário, angustiam, afogam o público de realidade. Chegou uma hora que transferi todos os personagens da cidade para o campo”, disse.

Mesmo problema de Pantanal

Pantanal

Karine Teles e Caco Ciocler no núcleo urbano de Pantanal (Divulgação/Globo)

Em sua primeira trama na Globo após retornar da Manchete, Benedito estava com o mesmo problema que havia enfrentado em Pantanal (1990), anos antes. No folhetim pantaneiro, o autor precisou eliminar o núcleo do Rio de Janeiro porque a audiência caía.

Personagens como Gustavo (José de Abreu) e Madeleine (Íttala Nandi) deixaram a novela na época. Já os que restaram, como Irma (Elaine Cristina) e Mariana (Nathalia Timberg), além de Zaqueu (João Alberto Pinheiro), se mudaram para a fazenda.

“O Jayme (Monjardim), lá na Manchete, tinha aquele medidor de Ibope. Sempre que a novela mostrava o núcleo do Rio, a audiência caía. Então, ele e o Benedito queriam manter a história no Pantanal, óbvio. E a parte do Rio foi diminuindo’, contou o ator José de Abreu ao jornal O Globo.

No remake de Pantanal (2022), o autor Bruno Luperi chegou a considerar ampliar a presença do núcleo do Rio de Janeiro. No entanto, mais uma vez, houve rejeição do público e a trama da cidade desapareceu. Mas, ao menos, ele deu um final digno ao personagem Gustavo, vivido por Caco Ciocler, que teve direito a despedida. Na primeira versão, o médico simplesmente sumia.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.