Já era: maior segredo de Terra e Paixão não foi revelado pela Globo
21/01/2024 às 17h53
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Terra e Paixão chegou ao fim mostrando o final feliz dos principais casais e encerrando todos os seus conflitos. A novela escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, após um início morno, conseguiu engrenar na reta final e elevou a audiência do horário nobre da Globo.
Caio (Cauã Reymond) e Aline (Barbara Reis) em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)Porém, a trama terminou deixando pontas soltas. Alguns dos mistérios da obra acabaram ficando sem uma resolução convincente, o que decepcionou o público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os autores não explicaram, por exemplo, qual a relação entre o pai de Antônio La Selva (Tony Ramos) e Samuel (Ítalo Martins), o falecido marido de Aline (Barbara Reis).
Conflito inexplicável
Movimentada, Terra e Paixão entrou no ar já mostrando um massacre durante uma invasão de terras. Os jagunços de Antônio tomaram a casa de Aline à força, num conflito que culminou com a morte de Samuel. Mas Aline, salva por Caio, conseguiu escapar, o que deu início à rivalidade entre ela e Antônio.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Depois disso, Antônio apareceu várias vezes afirmando que as terras de Aline, na verdade, são suas. O vilão bradou, mais de uma vez, que foi seu pai quem doou o local para Samuel, afirmando que nunca entendeu a motivação do patriarca. Por isso, ele deixou bem claro que tomaria as terras de volta à força.
Ao afirmar que nunca entendeu o motivo que levou seu pai a doar aquelas terras para Samuel, Antônio deixou um mistério no ar. Provavelmente, haveria alguma relação entre o patriarca e Samuel que seria esclarecido mais adiante na história. Mas o assunto simplesmente morreu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[anuncio_2]
Qual a relação entre Aline e Antônio?
Logo que Terra e Paixão estreou, surgiu a teoria de que Samuel seria filho bastardo do senhor La Selva, ou seja, seria irmão de Antônio. Esse teria sido o motivo de o patriarca ter doado a terra, como uma forma de garantir a herança do filho não reconhecido.
Apesar de essa tese nunca ter sido confirmada, fazia total sentido. Afinal, o parentesco confirmaria o direito de Samuel – e, consequentemente, de Aline – à terra. Se fosse uma doação sem justificativa, o ato poderia ter sido simplesmente contestado judicialmente…
Há alguns meses, correu na imprensa que Lima Duarte faria uma participação no final da novela vivendo o pai de Antônio – o ator, inclusive, confirmou a participação em suas redes. Assim, acreditava-se que o velho La Selva apareceria justamente para revelar essa história. Porém, nem Lima Duarte apareceu, e nem essa história foi esclarecida.
Segredos de Cândida
Outra ponta solta diz respeito à importância de Cândida (Susana Vieira) dentro da trama. A dona do Naitendei foi apresentada como a “guardiã” dos segredos de Nova Primavera, mas, no decorrer da história, suas informações acabaram sendo desacreditadas.
O único segredo revelado por Cândida que fez algum sentido foi a relação do passado envolvendo Irene (Gloria Pires) e Ademir (Charles Fricks), que culminou com a morte de Daniel (Johnny Massaro). Porém, a idosa deu a entender que também tinha algo sobre a família de Antônio, informação que, pelo jeito, morreu com ela.
Além disso, Cândida cansou de afirmar que Agatha (Bianca Bin/Eliane Giardini) era sua amiga e praticamente um “anjo na terra”. Mas a volta da morta-viva mostrou que, de anjo, Agatha não tinha nada. Ou seja, ou Cândida não era boa em julgar as pessoas, ou ela mesma não era lá muito confiável…