Oficial: Globo traz de volta novela marcada por perder protagonista
06/02/2024 às 14h42
Sol de Verão, novela de Manoel Carlos estrelada por nomes como Irene Ravache e Tony Ramos, além de jovens talentos como Mário Gomes e Débora Bloch (foto abaixo), ficou marcada por uma tragédia e é considerada por muitos a trama que teve o final mais triste da história da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator Jardel Filho, que protagonizava o folhetim, faleceu durante as gravações, abreviando o desfecho da produção exibida na faixa das oito da emissora em 1982.
Muitos fãs de Maneco torciam pelo resgate da obra por meio do Viva ou do Globoplay. Porém, isso não será possível, já que a emissora não dispõe mais da trama na íntegra. Mas, com o lançamento do Projeto Fragmentos, essa oportunidade vai existir, ainda neste mês de fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Final trágico
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
● Resumo Força de Mulher: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
Sol de Verão contava a história de Rachel (Irene Ravache), que, após se separar de Virgílio (Cecil Thiré), vai viver com a mãe e a filha na mesma rua onde vive o mecânico Heitor (Jardel Filho). Eles logo se interessam um pelo outro, mas Horácio (Paulo Figueiredo) entra na disputa pelo coração de Rachel.
Heitor acolhe o surdo-mudo Abel (Tony Ramos), que acaba se envolvendo com Clara (Débora Bloch), filha de Rachel. O mecânico, apesar do jeito grosseiro, é querido pelos moradores da rua, que costumam frequentar o seu jardim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, uma tragédia interrompeu a simpática trama. Em 19 de fevereiro de 1983, Jardel Filho sofreu um ataque cardíaco e morreu. Isso abalou toda a produção, incluindo o autor Manoel Carlos. Deprimido, ele não conseguiu concluir a obra, que passou às mãos de Lauro César Muniz.
A novela foi encurtada e terminou com 137 capítulos – a previsão era 155. A trama foi substituída por uma reprise compacta de O Casarão, até que Louco Amor (1983) ficasse pronta para estrear.
[anuncio_2]
Resgate
Os fãs de Manoel Carlos torciam pela chance de poder ver ou rever Sol de Verão. No entanto, Erick Bretas, diretor de produtos digitais e canais pagos da Globo, revelou que isso não seria possível.
“Sol de Verão, infelizmente, se perdeu. Dos 137 capítulos originais, restaram apenas oito. Não temos a versão de licenciamento internacional. A novela foi exibida em 1982. É improvável que alguém tenha gravado em VHS. Caso tenha, pode entrar em contato aqui”, disse o profissional em sua rede social.
Projeto Fragmentos
Porém, a declaração de Bretas se deu antes de o Globoplay anunciar o Projeto Fragmentos. A nova ação do streaming consiste em lançar obras das quais a Globo já não dispõem da íntegra em seus arquivos – que se perderam por conta de incêndios, má conservação ou até reaproveitamento de fitas.
A ação foi lançada recentemente, com o lançamento de O Rebu (1975), Estúpido Cupido (1976), Chega Mais (1980) e Coração Alado (1980). As quatro novelas tiveram os capítulos existentes disponibilizados no Globoplay. Agora, o plano da Globo é resgatar uma novela incompleta todo mês, completando 28 obras que terão seus fragmentos disponibilizados no streaming.
Diferente do que informou Bretas, Sol de Verão tem apenas sete capítulos preservados e será resgatada pela Globo em fevereiro – a data oficial ainda não foi divulgada.