Fenômeno da Globo nos anos 90 teve final mais triste da história da TV
11/11/2024 às 14h07
A série Dinosaurs (1991-1994), conhecida no Brasil como Família Dinossauros, marcou época entre os anos 90 e 2000 em emissoras como Globo (1992-1997), onde se transformou num verdadeiro fenômeno, SBT (2002-2005) e Band (2007-2011).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ter sido concebida como uma comédia adulta, em terras tupiniquins o show acabou se tornando um dos maiores clássicos dos programas infantis.
Em seu final, porém, ficou claro que a atração não era exatamente um formato produzido para as crianças, tudo graças ao seu desfecho extremamente triste e melancólico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O final traumatizante de Família Dinossauros
Produzida pela americana ABC em 65 episódios, o de número 58, no entanto, fez muito marmanjo chorar com a proposta surpreendente dos roteiros originais.
É que o traumático último capítulo da obra marcaria pela despedida da família Sauro e de todos os dinossauros de forma definitiva também na ficção.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
O enredo do episódio caminhava para alertar os dinossauros, em clara alusão aos humanos, sobre os perigos das mudanças climáticas e a preservação dos recursos naturais do planeta, até então passando por uma válida mensagem ecológica.
Qual o último episódio de Família Dinossauros?
Família DinossaurosSó que a mensagem acabou se enveredando para o lado da extinção dos dinossauros, inclusive a da família formada por Dino, Fran, Bob, Charlene e Baby, deixando muito telespectador traumatizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No episódio chamado Salvando a Natureza, a empresa em que o patriarca da família trabalha acaba provocando a extinção dos besouros. Isso faz com que algumas plantas passem a crescer mais do que o normal e invadam toda a região da Pangeia, onde se passava a série.
Pensando em um modo de acabar com as plantas, Dino exagera na dose de veneno e isso impacta em toda a vegetação do planeta. Para resolver, ele causa diversas catástrofes a fim de fazer chover, mas a chuva cai em forma de neve e acaba gelando e, consequentemente, baixando a temperatura da Terra.
Triste despedida
O episódio final termina de forma muito dramática quando Baby, percebendo a situação, mas sem entender a gravidade do problema, lança a pergunta: “O que vai acontecer com a gente?”.
Sem respostas, os familiares apenas lhe dizem que independente do que acontecer, todos estarão sempre juntos.
É então que o pai argumenta que “Os dinossauros estão nesta terra há 150 milhões de anos e nós não vamos… desaparecer”, mostrando a falsa esperança do chefe familiar sobre a continuação da vida dos primeiros habitantes do planeta.
O capítulo se encerra com um repórter entrando ao vivo na televisão a anunciando o trágico fim do mundo dos dinossauros.
“Neve contínua, escuridão e frio extremo”, dizia a previsão.
O ápice da tristeza acontece nos últimos segundos antes do fim quando ocorre a despedida.
“Aqui é Howard Handupme. Boa noite. E adeus”, diz o personagem.
Qual o final de Família Dinossauros no Brasil?
Pele menos no Brasil tal choque acabou não acontecendo graças a sete episódios especiais, na verdade, “perdidos”, que não haviam sido exibidos nos EUA.
Os capítulos faltantes foram usados como uma espécie de continuação por lá e para as vendas internacionais acabaram empacotados após o final oficial – o fatídico episódio 58 – , indo do 59º ao 65º em outros países que transmitiram a obra.
Como o restante dos episódios não foram gravações especiais, mas sim capítulos pulados do meio do seriado, nos países que importaram o formato criou-se a falsa impressão de que a família Sauro e os demais de sua espécie haviam sobrevivido ao colapso ecológico e seguido com suas vidas. Ledo engano.