Não rolou: há 19 anos, remake disfarçado fazia Globo se dar mal
23/11/2023 às 14h44
Há 19 anos, em 22 de novembro de 2004, estreava na tela da Globo a novela Como Uma Onda. Encomendada pela emissora ao escritor Walther Negrão para a faixa das seis, a obra tinha a proposta de repetir o êxito de Tropicaliente, escrita pelo novelista em 1994.
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Visando o sucesso que a produção obteve no Brasil, e principalmente no exterior, já que a trama bateu recorde de vendas, a direção da Globo pediu a Walther que escrevesse mais uma novela praiana baseada na história levada ao ar dez anos antes.
Na nova produção, o litoral catarinense era o lugar de destaque para as locações e os protagonistas foram interpretados por Ricardo Pereira e Aline Moraes.
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Como Uma Onda narrava a história das irmãs Nina (Moraes) e Lenita (Mel Lisboa), que em uma viagem ao litoral se apaixonam pelo mesmo homem: Daniel (Ricardo Pereira). Porém, o rapaz está envolvido com a portuguesa Almerinda (Joana Solnado).
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Como Uma Onda é remake de qual novela?
Como Uma Onda não chegou a ser um remake assumido de Tropicaliente, mas bebeu bastante da fonte do folhetim dos anos 90 escrito por Walther Negrão.
A prova é que, além do cenário praiano – que foi excessivamente utilizado nos trabalhos do autor -, um dos personagens foi resgatado da novela de 1994.
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Manjubinha (Paco Sanches), um pescador que possuía um núcleo familiar formado pelas filhas Benvinda (Giovanna Antonelli) e Berenice (Daniela Escobar), retornou uma década depois como um dos parceiros de Pedroca (Tato Gabus), um namorador de marca maior.
https://www.youtube.com/watch?v=4KFsKSVIw3k
Novela afundou a Globo
Mas o público não comprou a tentativa de adaptação e Como Uma Onda acabou passando despercebida, mesmo contando com 179 capítulos. Até hoje, a trama não é muito recordada e sequer ganhou uma reprise.
Outrora retratando o nordeste com um clima de eterno verão em Tropicaliente, o autor não conseguiu o mesmo sucesso com o calor mais ameno do Sul, que acabou não dando à nova história a forte sensação praiana que a direção global pretendia.
Apesar da fraca audiência e repercussão quase nula por aqui, o título acabou fazendo sucesso no mercado internacional, sendo adquirido por 13 países no mesmo ano de sua produção, cumprindo em partes com o objetivo da rede carioca de conquistar o mercado exterior. Mas, com certeza, rendendo bem menos que o planejado pela alta cúpula da Globo.