Bem diferente: a versão secreta de Mundo da Lua que nunca foi exibida
27/09/2021 às 3h20
Um dos maiores sucessos da premiada programação infantil da TV Cultura, a série Mundo da Lua poderia ter tido uma trajetória totalmente diferente. Isso porque foram gravados quatro episódios com uma proposta diferente daquela que foi levada ao ar e obteve muita repercussão – inclusive na Globo. Esses quatro episódios, que continuam inéditos até hoje, traziam o personagem de Antonio Fagundes sem bigode.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criada por Flávio de Souza (que também vivia o personagem Dudu), Mundo da Lua estreou no dia 6 de outubro de 1991 e foi exibida até 27 de setembro de 1992, com 52 episódios transmitidos aos domingos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A produção, que chegou a ser o programa mais visto da Cultura, contava com nomes de peso, como Antonio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri, cedidos pela Globo, e o garoto Luciano Amaral, eternizado no papel de Lucas Silva e Silva.
Mas, antes de encontrar o formato definitivo, a Cultura produziu uma primeira versão, que se passava em um apartamento – e não em uma casa.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Boa parte do elenco era a mesma, mas Etty Fraser fazia Ivone, avó de Lucas (depois vivia por Liana Duval). Posteriormente, Fraser apareceu na série como Iolanda, tia-avó do garoto. Outro ator também seria o avô Orlando, papel eternizado por Guarnieri. Mais um detalhe: Rogério (Antonio Fagundes) não usava bigode. Até o modelo do gravador usado por Lucas seria diferente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como não ficou satisfeita com os resultados, a emissora promoveu várias mudanças na série, chegando ao formato considerado ideal.
Exibição na Globo
A série custou US$ 800 mil na época. A Cultura investiu US$ 300 mil e o restante foi bancado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Lucas estudava no Sesi, onde seu pai, Rogério, dava aulas.
A Globo não participou da produção, apenas cedeu alguns artistas de seu elenco. Além de Fagundes e Guarnieri, participaram da série Lucinha Lins, Laura Cardoso e Edson Celulari, entre outros contratados da emissora. Em troca, fez um acordo com a Cultura. Após a exibição original da série, também poderia mostrá-la em sua programação.
E assim foi feito a partir do começo de 1993, quando Mundo da Lua entrou no lugar do programa de Sérgio Mallandro, a partir das 8h, dividindo a grade com reprises do Xou da Xuxa – vale lembrar que a apresentadora encerrou seu programa matinal diário em 31 de dezembro de 1992. Pouco tempo depois, em abril de 1993, estreou nesse horário a TV Colosso, que ficou no ar até 1997.
Mundo da Lua, por sua vez, já teve inúmeras exibições na Cultura e pode ser vista até hoje, diariamente, no canal Rá Tim Bum, também da Fundação Padre Anchieta.