Confira abaixo o resumo de todos os capítulos dos de Quando me Apaixono, novela mexicana que está sendo exibida pelo SBT.

Capítulo 1
A história começa quando os protagonistas se encontram em diferentes ocasiões e deixa transparecer que existe duas irmãs muito parecidas e uma delas tenta conquistar o namorado da outra. Tempos depois, esse jovem se suicida. O tempo volta vinte e quatro anos e mostra quando duas mulheres dão a luz a duas meninas no mesmo hospital e no mesmo dia. As duas meninas são filhas do mesmo pai, mas não da mesma mãe. Roberto tem um casamento feliz com Regina, mas pouco antes de conhecê-la teve um relacionamento com Josefina que acabou engravidando. O grande erro de Roberto foi não ter contado a verdade para Regina. Josefina pressiona Roberto para que se divorcie de Regina e assuma a paternidade de sua filha, Roberta. Ele se nega e faz uma proposta financeira para que se afaste de sua família e se mude para outro país. Indignada, no aniversário de um ano das meninas, Josefina invade a festa que acontece na casa de Roberto e Regina. Durante uma discussão entre Roberto e Josefina, Regina descobre toda a verdade e vai embora de casa levando a pequena Regina. Logo depois Roberto sofre um infarto e Josefina se aproveita de um descuido de Regina para roubar sua filha.

Capítulo 2
Regina está no parque com a filha quando em um descuido, Josefina rouba a menina. Josefina tem uma filha exatamente da mesma idade e as duas meninas são muito parecidas e até parecem gêmeas. Josefina roubou a menina para se vingar de Roberto por não ter cumprido a promessa de colocar sua filha como herdeira. Enquanto isso, Roberto está no hospital entre a vida e a morte pois sofreu um grave acidente provavelmente provocado por Josefina. Regina vai até o hospital e percebe que Roberto quer lhe dizer algo muito importante, mas ele morre antes de lhe contar toda a verdade. Regina tem certeza de que foi Josefina quem roubou sua filha. Josefina procura Gustavo, conta uma história triste sobre suas duas filhas, o homem que a enganou e lhe pede trabalho. Durante muitos anos ela trabalha como Assistente Pessoal de Gustavo na cidade onde ele ocupa um cargo público e se torna sua amante. Quando ele se aposenta, Josefina volta para a capital onde começa a trabalhar com Constanza, uma amiga da escola. Ela registra as duas meninas como sendo suas filhas e de pai desconhecido e troca o nome da filha de Roberto e Regina, que passa a se chamar Renata. Algum tempo depois ela se casa com Gonçalo, irmão de Constanza. Quando as meninas completam vinte e cinco anos, Josefina ainda continua odiando a filha de Regina. E, em contrapartida promete a Roberta que jamais vai permitir que Renata interfira em sua vida. Regina abre um centro social para ajudar mães solteiras e continua sua busca incansável pela filha que lhe roubaram há vinte e quatro anos.

Capítulo 3
Roberta está convencida que sua irmã Renata sempre lhe rouba seus admiradores e reclama com a mãe. Ela promete que nunca permitirá que, quando apareça seu príncipe encantado, Renata interfira no relacionamento. Roberta visita Rafael no hotel onde está hospedado e ele lhe propõe casamento. Rafael lhe dá um anel de compromisso. Ela aceita, mas logo depois se arrepende. Regina também recebe uma proposta de casamento mas diz a Antônio que não tem tempo para o amor já que sua vida está dedicada a encontrar sua filha. Roberta esquece o pingente com a letra “R” na cama de Rafael. Ele o encontra e guarda. Josefina reage muito mal ao saber que a filha pretende se casar com Rafael, a quem considera muito pouca coisa para ela. Rafael telefona para seu irmão, Jerônimo, e pede que volte ao país para pedir a mão de Roberta a seus pais.

Capítulo 4
Matias decide voltar ao país depois da morte de sua mãe apesar de no passado ter sido muito mal tratado por Josefina. Ela foi muito cruel quando ainda era um menino. Mas Josefina continua sendo uma mulher muito cruel e está disposta a deixar claro que ela é a dona da casa e lá nada lhe pertence. Ela suborna o advogado de Gonçalo para informa-la de qualquer modificação que ele faça no testamento. Renata e Roberta já completaram vinte e cinco anos. Renata trabalha com Gonçalo. Roberta, por sua vez, foi muito mimada por Josefina e se transformou numa mentirosa compulsiva. Ela quer se casar com Rafael mas, ao mesmo tempo, não está certa de seus sentimentos. Mesmo assim decide fugir com ele, pois se chegar a oficializar a união, sua mãe cumprirá a ameaça de deserdá-la. Enquanto isso, Rafael no povoado onde vive já combinou com o padre que vai fazer o casamento. Josefina descobre os planos da filha e está decidida a impedir. Jerônimo volta da Espanha para entregar pessoalmente o donativo que sempre dá a Regina para o abrigo das mães solteiras e para conversar com o irmão sobre o casamento. Honório, cunhado de Gonçalo também pensa em contribuir com o abrigo das mãe solteiras. Renata vai ao aeroporto receber Matias e conhece Jerônimo. Eles se esbarram sem querer, Renata perde sua pulseira e Jerônimo a encontra. Renata está apaixonada por Matias, mas ele gosta de Roberta. Regina contrata um detetive para tentar encontrar a filha.

Capítulo 5
Quando Matias chega em casa, Josefina finge estar feliz com sua volta ao país. Mas, quando o chama de filho, Matias pede que não volte a fazê-lo. Renata, Honório e Constanza o recebem com muito carinho. Jerônimo está com a pulseira que Renata perdeu no aeroporto e pensa em reencontra-la para devolver a joia. Rafael marca um encontro com Jerônimo e pede a Renata que o acompanhe, pois tem algo muito importante a dizer. Josefina procura Rafael na fazenda onde vive e afirma que sua filha, Roberta, não quer nada com ele. Os dois discutem e Josefina dispara contra ele. Muito ferido, Rafael não resiste ao ferimento. Jerônimo visita Regina no Abrigo das mães solteiras e lá conhece Constanza. Ela foi até o abrigo para conversar com Regina e se oferece como voluntária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Capítulo 6
No seu primeiro dia de trabalho, Matias fica impressionado com a modernidade, eficiência e organização das empresas da família. Gonçalo está muito feliz com a volta do filho e organiza um almoço com a família para comemorar. Gonçalo telefona para Josefina e ela mente dizendo que está almoçando com algumas amigas. Na verdade, ela ainda está no povoado onde acaba de ferir Rafael mortalmente. Roberta também não pode comparecer ao almoço por que está esperando Rafael e nem imagina o que acaba de acontecer. Renata, por sua vez, está indo encontrar-se com Rafael e é seguida por alguns homens. Assustada, ela corre na direção de Jerônimo e lhe dá um beijo para que os assaltantes a deixem em paz. Essa atitude gera uma grande confusão, pois Jerônimo pensa que ela roubou sua carteira e quando percebe o erro que cometeu não consegue que Renata o perdoe. Renata, para se livrar de Jerônimo, diz eu se chama Adriana. Rafael está na fazenda, perdendo muito sangue e não consegue pedir socorro. Finalmente chegam os empregados e, imediatamente, chamam o Dr. Álvaro. Enquanto espera pelo médico, Matilde tenta acalmar Rafael que repete a frase “a bonita”.

Capítulo 7
Rafael agoniza no chão de seu quarto enquanto espera pelo médico. Quando Dr. Álvaro chega se depara com uma situação gravíssima e, diante da impossibilidade de levá-lo para o povoado, decide operá-lo no local para retirar a bala que tem alojada no estômago. Roberta está espiando Renata, pois sabe que ela tem um encontro marcado com Rafael. Jerônimo tenta, em vão, falar com seu irmão e nem imagina o que está acontecendo na fazenda. Josefina, inquieta, liga para Renata e pergunta o que aconteceu com Rafael. Renata diz que ele não apareceu para jantar como havia combinado e nem ligou para se justificar. Dr. Álvaro consegue retirar a bala, mas Rafael perdeu muito sangue e não resiste. Augusto pede ao médico que consiga a dispensa da autopsia, pois percebeu que estava bêbado quando o operou. Matilde encontra uma carta e sai gritando que “a bonita” matou seu patrão. Augusto exige que ela entregue a carta para Jerônimo. Josefina não consegue esconder a satisfação ao saber que Rafael está morto. Jerônimo chega à fazenda e recebe a trágica notícia de que seu irmão está morto.

Capítulo 8
Jerônimo está em choque com a notícia da morte do irmão. Mas não é só isso, segundo os empregados da fazenda ele se suicidou por causa de uma mulher a quem chamava de “a bonita” e que terminou o relacionamento com ele apenas a uma semana do casamento. O médico, sem pedir uma autopsia, decide enterrar o corpo de Rafael o mais rápido possível. Álvaro e Augusto eram sócios de Rafael e estão muito interessados na colheita e nas terras deixadas por Rafael e Jerônimo não sabe de nada. Matias e Renata estão apaixonados. Eles passam o dia juntos e se beijam, mas Renata se desconcerta ao perceber que não sentiu nada com o beijo que sonhou por toda a vida. Gonçalo está feliz com o relacionamento dos dois. Josefina, ao contrário, critica Renata por estar arriscando a estabilidade da família. Roberta está a ponto de viajar até a fazenda para saber o que aconteceu para Rafael não ter vindo para a capital, mas Josefina a convence a esperar mais alguns dias. Nesse momento, chegam cartas de Rafael para Roberta terminando o relacionamento. Essas cartas foram escritas por Josefina antes de ir para a fazenda, imitando a letra dos dois e preparando o terreno para o que pensava fazer. Jerônimo, ainda muito abalado, jura diante do túmulo do irmão que vai vingar sua morte e fará a mulher que o levou ao suicídio pagar na própria carne.

Capítulo 9
Jerônimo pede a Matilde e Lázaro que o ajudem a procurar pistas para encontrar a mulher que levou seu irmão ao suicídio. Matilde encontra uma foto de Renata e Roberta com uma dedicatória assinada somente com a letra “R”. Jerônimo se surpreende ao ver que a moça da foto é a mesma que encontrou no aeroporto. Gonçalo nomeia o filho, Matias, como vice-presidente da empresa. Mas, ao descobrir que se não tivesse voltado ao país o pai teria dado o cargo para Renata, e decide compartilhar a vice-presidência com ela. Regina decide ir até a fazenda para confortar Jerônimo, que está muito abalado com a morte do irmão. Ele confidencia à amiga que quer encontrar a tal “Bonita” para vingar a morte de Rafael e mostra a foto que tem como única pista. Regina fica atônita ao ver a foto e Jerônimo pergunta se conhece as jovens da foto.

Capítulo 10
Quando Regina viaja para a fazenda para dar seu apoio a Jerônimo, este lhe mostra uma foto de Renata e Roberta. Regina tem a sensação de conhecê-las, mas sabe de onde. Jerônimo decide voltar para a capital para procurar “Adriana”, uma das jovens da foto. Ele espera que ela o leve até a outra. A famosa “Bonita” de Rafael. Por causa da viagem, Regina não chega à tempo para a reunião com Constanza e Gonçalo, onde receberia uma doação para sua casa de amparo às mulheres mães solteiras. Gonçalo se irrita e desiste da doação. Regina decide procurar o empresário para se desculpar. Renata vai até o bar procurar por Rafael. Ela encontra uma foto dele no escritório e pergunta ao funcionário o que sabe sobre ele. Josefina critica Gonçalo por ter nomeado Matias como vice-presidente da empresa tirando de Renata a possibilidade de assumir o cargo. Irritado, Gonçalo quer saber como ficou sabendo da nomeação. Matias e Josefina não se suportam, mas ela quer aparentar outra coisa e junto com Roberta preparam uma festa de boas vindas. Augusto vai até o cartório para saber se o contrato que assinou com Rafael continua valendo. Jerônimo se recusa a falar com Augusto, diz que está de viagem marcada para a capital e fica de conversar com ele quando voltar. Na capital, Roberta atende a campainha e se depara com Jerônimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Capítulo 11
Depois de quase forçar sua entrada na sala de Gonçalo, Regina consegue explicar o motivo pelo qual não compareceu à reunião. Gonçalo fica impressionado com a beleza de Regina e diz que ela pode contar com sua doação. Jerônimo pergunta a Matilde se alguma vez Rafael se referiu a Roberta como sendo sua namorada. Ela afirma que o patrão sempre a chamava de “bonita”. Augusto entra em contato com Renata por que quer que uma de suas empresas se encarregue de exportar sua produção de vinhos. Ela concorda em recebê-lo. Jerônimo visita a mansão de Gonçalo com a intenção de visitar Matias mas é atendido por Roberta a quem relaciona com a foto que viu no quarto de seu irmão. Imediatamente ele a chama de “Bonita” e a convida para ir ao bar “La Mentirosa”. Ela aceita. O garçom do bar comenta com Jerônimo que Roberta esteve perguntando por Rafael e tem interesse em localiza-lo. Durante o jantar Matias anuncia que decidiu ficar morando com a família e diz que ele e Renata estão namorando. Josefina fica surpresa com a notícia.

Capítulo 12
Matias comunica para a família que ele e Renata estão namorando. Todos ficam felizes com a notícia, exceto Josefina a quem a notícia cai como uma bomba e começa a humilhar Renata dizendo a Matias que ela não é digna de seu amor, insinuando que é uma mulher fácil. Josefina diz a Roberta que precisa fazer de tudo para que Matias odeie Renata e termine o relacionamento. O ódio que Josefina sente por Renata está se tornando incontrolável. Renata, cansada de tantas humilhações diz à “mãe” que não está disposta a continuar aguentando tanta agressividade. Jerônimo continua firme em seu objetivo de vingar a morte da irmã. Está saindo com Roberto, a quem odeia mais a cada dia. Augusto vai até a capital para tentar convencer Jerônimo a lhe vender os vinhedos e a fazenda. Adriana confessa para a mãe que está apaixonada por Matias. A mãe a aconselha a esquecê-lo por que o amor não correspondido traz tristes consequências. Roberta e Josefina debocham de Roberta por nutrir um amor platônico por Matias desde que era criança e agora não consegue tirar Jerônimo de seu pensamento. Dr. Álvaro não consegue viver em paz desde a morte de Rafael e começa a descuidar de seus pacientes.

Capítulo 13
Jerônimo e Roberta passeiam pela cidade visitando pontos turísticos. No restaurante onde param para almoçar, Renata se encontra com Augusto para falar de negócios e Roberta faz de tudo para que Jerônimo não a veja antes da festa de Matias. Gonçalo e Constanza marcam uma visita ao Centro onde Regina trabalha. Adriana confirma a Honório e Matias que sua mãe não contou a seu pai que estava grávida. Gonzalo fica muito impressionado com Regina e deseja que Renata e Matias se familiarizem com essa obra social. Josefina está falando com Gonçalo sobre os preparativos da festa quando é surpreendida com uma entrevista de Regina na televisão.

Capítulo 14
Gonçalo está muito impressionado com Regina pelo seu trabalho social e com seu drama pessoal por ter sua filha roubada. Filha que hoje teria a idade de “suas gêmeas”. Gonçalo faz questão que Regina e sua sócias sejam convidadas de honra na festa de Matias. Ele pede a Josefina que se encarregue de convidá-las, mas ela não está disposta a permitir que Regina entre em sua casa e está disposta a matá-la se for preciso. Josefina bloqueia a entrada da casa com seu carro. Inês de aproxima para pedir que o retire e ao ver Josefina tem a sensação de conhecê-la de algum lugar. Renata não consegue esquecer Jerônimo e o mesmo acontece com ele em relação a Renata. Roberta está disposta a conquistar Jerônimo custe o que custar, mas o que ela quer mesmo é se vingar. Augusto continua obcecado pela ideia de ficar com a fazenda. Renata percebe que não está realmente apaixonada por Matias. Roberta e Diego planejam dar um susto em Renata.

Capítulo 15
Depois de conversar seriamente com Matias, Renata o convence a dar um tempo de três meses no relacionamento para depois decidir se ficam juntos ou não. Regina decide acompanhar Jerônimo à festa de Matias para que ele possa desmascarar Roberta e depois voltar para a Espanha. Roberta e Diego fazem planos para se vingarem de Renata durante a festa. Augusto e Carlos se conhecem no aeroporto e, ao chegarem na fazenda, Carlos pergunta porque Augusto está tão interessado em comprar a propriedade. Agatha, antes de ser submetida a uma cirurgia de risco, escreve uma carta para Honório para que a abra depois de sua morte onde conta que Adriana é sua filha e pede que cuide dela. Karina, chorando, conta ao padre Severino que seu marido está bebendo muito e teme que se transforme em um alcoólatra. Roberta está curiosa para saber qual é a surpresa que Jerônimo vai lhe fazer durante a festa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Capítulo 16
Josefina tenta descobrir como Gonçalo e Regina se conheceram. Constanza não se controla e chama a cunhada de alpinista social. Regina não pode acompanhar Jerônimo na festa por que está no hospital acompanhando Inês e Isidro. Lá ela encontra Adriana que está aguardando sua mãe sair da cirurgia. Renata está em contato telefônico com Adriana. Roberto lembra que esqueceu seu pingente na casa de Rafael e coloca o pingente da irmã. Na festa, Jerônimo descobre que “Adriana” na realidade é Renata, que ela e Matias são namoradas e que Renata e Roberta são irmãs. Enquanto Jerônimo está com Roberta apenas para comprovar que ela era a namorada de seu irmão, Roberta só pensa em se divertir. Augusto fica impressionado com a beleza de Renata, está decidido a conquistá-la e presenteá-la com a fazenda como presente de casamento. Matilde comenta com Carlos que conhece Roberta e que ela é tão bonita quanto perversa.

Capítulo 17
O filho de Inês sofre uma hemorragia nasal e é levado para o hospital. Tudo indica que o menino sofre de leucemia e passará por exames. Regina cancela sua viagem à Espanha para ficar ao lado da mãe de Adriana que está em estado grave. Jerônimo, embora tenha planejado, decide não desmascarar Roberta por que Gonçalo e Matias não merecem tamanho desgosto. Carlos explica a Matilde que o sucesso de Rafael foi plantar uma uva especial e por isso Augusto insiste em ficar com as terras. Roberta promete à mãe que ficará muito orgulhosa ao ver a surpresa que preparou para Renata e, diante da insistência de Josefina, afirma que Matias a aborrece e não tentará tirá-lo de sua irmã. Durante a festa, um helicóptero jogo fotos asquerosas, que não passam de montagem para denegrir a honra de Renata. Chocado, Gonçalo pede uma explicação e Renata jura que vai descobrir o autor. Honório e Constanza prometem que também vão investigar. Enquanto isso, Josefina e Roberta comemoram o êxito da calúnia

Capítulo 18
Renata não suporta mais a falta de carinho e o desprezo com que sua mãe a trata e se sente muito só. Gonçalo está muito frio e distante de Josefina e decide dormir no quarto de hóspedes, o que irrita sua esposa que quer que Renata e Matias se casem para garantir sua posição financeira. Matias rompe seu compromisso com Renata depois do que aconteceu na festa. Por sua vez, Roberta se encarrega de fazer Matias desconfiar cada vez mais da conduta moral da irmã. Honório está investigando quem alugou o helicóptero. Josefina contrata um advogado para investigar Regina e Jerônimo. Nenhum dos dois estão em seu plano de vida. Gonçalo está visivelmente interessado em Regina. Honório lembra que há muitos anos conheceu uma mulher com o mesmo nome e sobrenome da mãe de Adriana. Renata está no hospital com Matias para acompanhar Adriana quando chega Regina e as suas se encontram. Ao se abraçarem as duas sentem algo muito especial. Renata percebe que Regina é muito maternal. Na fazenda, Carlos aconselha Jerônimo a pensar muito bem antes de vender a fazenda de Rafael para Augusto. Também o faz duvidar se Roberta era a namorada de seu irmão ou talvez Renata. Mas Jerônimo não quer acreditar que Renata seja a mulher que traiu seu irmão e provocou sua morte.

Capítulo 19
Falando sobre o que fizeram com Renata, Diego demonstra que está feliz com o que aconteceu, Adriana desconfia que ele esteja envolvido e previne Renata. Diego, por sua vez cobra Roberta pois ela havia garantido que não haveria investigação e há várias pessoas determinadas a descobrir que está por trás da “brincadeira” de mau gosto. Jerônimo está na fazenda para resolver se vende ou não a fazenda e os vinhedos. Apesar dos conselhos de Carlos e Matilde, ele pede a Augusto que prepare o contrato. Logo depois ele volta para a capital onde tem um encontro com Renata no restaurante “A Mentirosa”. Honório confirma que Agatha é a mulher que foi sua namorada há muitos anos e, para ajudar sua filha, decide arcar com os gastos do hospital. Renata se pergunta por que sentiu algo tão especial ao conhecer Regina. Josefina reclama com Gonçalo por seu estranho interesse por Regina e exige que não volte a procurá-la. Ele aproveita a discussão e diz a Josefina que quer o divórcio por que já não a ama.

Capítulo 20
Quando Jerônimo diz aos empregados que vai cortar todos os laços com a fazenda, as terras e os vinhedos de Rafael, Carlos pergunta se ele também vai se afastar de Roberta e Renata: quer saber se está pensando em esquecer de vingar a morte de seu irmão. Josefina está muito irritada com a decisão do marido de dormirem em quartos separados. Gonçalo comenta com Honório que pretende se divorciar de Josefina e refazer sua vida. Ele confessa que desde que conheceu Regina sente que precisa de algo que dê sentido à sua vida, algo que o apaixone. Renata finalmente diz a Matias que gosta dele como um irmão. Depois ela se encontra com Jerônimo e ele descobre que Renata tinha um encontro marcado com Rafael. Depois da conversa, Jerônimo se convence que Renata é a mulher que deve odiar pois foi ela que provocou a morte de seu irmão. Roberta descobre que está grávida. O bebê é de Rafael e ela quer se desfazer da criança. Antônio se chateia por Regina ter cancelado sua viagem à Espanha e decide voltar. Josefina usa o telefone de Eulália e liga para Regina. Ela se faz passar por uma mãe solteira que precisa de ajuda e marca um encontro com ela perto do Centro de Reabilitação. Enquanto não chega o momento de presentear sua futura esposa com a fazenda, Augusto decide alugá-la a Lázaro, que planeja trocar todos os empregados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Capítulo 21
Renata está à caminho de seu encontro com Jerônimo quando fura um pneu de seu carro. Ela liga para Jerônimo para pedir ajuda. Roberta passa com seu carro e vê a irmã. Ao descer do carro, Renata percebe que ela está bêbada. Ela leva a irmã para casa e já não vai ao encontro com Jerônimo. No dia seguinte, Roberta checa o celular de Renata, vê as mensagens que trocou do Jerônimo, fica furiosa e jura que vai se vingar da irmã. Honório procura Diego e ameaça contar a seu pai sobre o episódio do helicóptero se não lhe contar quem planejou tudo. Para não ser descoberto ele conta a verdade. Honório fica chocado ao saber que Roberta foi capaz de tamanha maldade. Daniel vai até o escritório de Renata e a presenteia com brincos de esmeraldas e brilhantes que desenhou especialmente para ela, mas ela não aceita. Roberta entra em contato com Matias no interior e ele decide voltar imediatamente para a capital. Quando Renata está entrando no edifício, onde vive Jerônimo, é observada por Roberta e Matias. Ao se encontrarem Jerônimo e Renata se beijam. Nesse momento a porta do elevador se abre e saem Roberta e Matias. Acompanhado por Constanza, Honório vai ao jantar que Adriana oferece para quem acredita ser um grande amigo de sua mãe. Depois que Matias e Roberta vão embora, Jerônimo e Renata falam do que sentem um pelo outro. Depois ele arruma o quarto de hóspedes e Renata passa a noite lá. Jerônimo pede perdão ao irmão por ter se apaixonado pela mulher que o enganou e desprezou. Ao ser informado que Augusto está podando os vinhedos de A Bonita, Carlos o procura e diz que está invadindo propriedade alheia. Diante do descaso de Augusto, Carlos saca um revólver e aponta para ele.

Capítulo 22
Augusto se sente proprietário da fazenda “A Bonita” e ordena a Ezequiel que comece a colheita das uvas. Carlos, procurador de Jerônimo, o proíbe de entrar na fazenda até que o contrato de compra e venda esteja assinado. Depois de Roberta ter feito de tudo para que Matias visse Jerônimo com Renata, Gonçalo fica muito decepcionado com a filha a quem tanto ama e triste ao ver que seu filho foi traído. Josefina aproveita a oportunidade para expulsar Renata. Renata também se demite da vice-presidência da empresa. Depois dos últimos acontecimentos, Josefina já não quer que Roberta faça o aborto e insiste para que faça Matias acreditar que é o pai do filho que espera. Se Roberta conseguir conquistar Matias, eles darão um neto a Gonçalo e o futuro delas estará garantido e Regina já não poderá interferir em suas vidas. Josefina convence Roberta a se aproveitar de uma bebedeira de Matias para levá-lo para cama e ela se encarregará que Gonçalo os veja numa situação comprometedora. Jerônimo continua vivendo uma situação conflituosa: Ele está convencido que ama Renata, mas quando pensa em Rafael a odeia. Honório e Constanza tentam convencer Renata a voltar atrás em sua decisão de deixar a empresa, mas ela se nega. Adriana convida Renata a viver com ela e a mãe. Honório convoca uma reunião urgente em sua casa para elucidar o assunto das fotos jogadas pelo helicóptero.

Capítulo 23
Roberta e Josefina ficam intrigadas com a convocação pois não imaginam qual será o assunto. Antônio conta para Regina que perdeu a esposa e a filha em um acidente aéreo. Roberta nega todas as acusações de Diego. Jerônimo pede a seu corretor na bolsa que lhe envie uma carta dizendo que devido a investimentos equivocados perdeu todo seu dinheiro. Josefina insiste com Roberta para que obrigue Diego a desdizer tudo que afirmou. Josefina não só pensa que Roberta é uma idiota por ter acreditado em Diego como obriga a filha a levar a cabo seu plano para seduzir Matias e garantir o futuro delas. Matias chega em casa completamente bêbado e Josefina obriga Roberta a seduzi-lo. No dia seguinte, Gonçalo entra no quarto da filha e fica furioso ao vê-la na cama com Matias. Josefina finge indignação e Matias, muito constrangido, diz que está disposto a assumir as consequências. Jerônimo pergunta a Renata o que ela procura em um homem e se seria capaz de viver em uma fazenda. Renata responde que se fosse com ele iria imediatamente. Regina decide assumir um compromisso com Antônio e ele decide contratar um detetive para investigar a vida e o paradeiro de Josefina. Constanza leva Renata para viver com ela e Honório e assim poder protegê-la de Josefina e Roberta.

Capítulo 24
Depois da encenação preparada por Josefina, ela tem certeza que Gonçalo nunca a abandonará quando souber que vai ter um neto e também não duvida que ele obrigará Matias a se casar com Roberta. Roberta critica Diego por ter contado toda a verdade a seu pai, pede a ele que se retrate e promete lhe dar o cargo de Renata na empresa já que em breve será a dona. Matias suplica a Renata que volte com ele. Gonçalo entrega a Regina a doação para sua instituição. Josefina, por sua vez, está decidida a fazer algo para que Regina desapareça de sua vida para sempre. Renata deixa a casa de Adriana para viver com seus tios. Agatha pede a ela que nunca desampare sua filha. Josefina descobre que Jerônimo é meio-irmão de Rafael e se pergunta por que ele não contou a ninguém que seu irmão morreu. Honório pede a Adriana que se aproxime de Matias e converse com ele, pois está muito deprimido. Adriana aceita se aproximar de Matias e o convence a ir com ela ao cinema. Agatha sabe que tem pouco tempo de vida, pede a Honório que não a abandone e confessa que é sua filha.

Capítulo 25
Gonçalo percebe que a admiração que sente por Regina se transformou em amor. Selene e Roberta já sabem que Jerônimo e Rafael são irmãos. Renata decide trabalha com Constanza no Centro de Regina enquanto não encontra um novo trabalho e se impressiona com o carinho que sente ao abraçar Regina. Carlos é agredido violentamente. Augusto vê a cena com satisfação. Depois de ser agredido pelos capangas de Augusto, Carlos informa a Jerônimo que foi avisar sobre quem manda na região. Jerônimo procura Augusto para pedir explicações e ele nega ser o mandante. Jerônimo deixa claro que não pretende vender a fazenda nem a plantação. Constanza percebe que Honório está muito preocupado com a possível morte de Agatha e pergunta por quê. Josefina mostra algumas fotos a Gonçalo, diz que ele lhe pediu o divórcio por causa de Regina e promete que não se oporá por que quer sua felicidade. Honório conta para Matias que Adriana é sua filha. Para obrigar Jerônimo a cumprir o contrato do irmão, Augusto aumenta a multa ilegalmente. O pai de Diego promete limpar publicamente o nome de Renata. Josefina não se dá por vencida e para evitar o divórcio, procura um médico e lhe oferece uma grande quantia em dinheiro em troca de seus serviços profissionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Capítulo 26
Josefina oferece ao médico uma grande quantia em dinheiro se aceitar mentir para sua família e dizer a eles que ela tem um tumor cerebral. Ao chegar em casa, ela simula um desmaio e deixa cair uma receita do médico para que a família entre em contato com ele. Ela também culpa Renata por ter contribuído muito para sua separação e afirma que Regina e Gonçalo são amantes e por isso não deve trabalhar no Centro que ela preside. Depois que Diego se retrata e assume a culpa pelo incidente, Gonçalo se desculpa com Roberta por ter duvidado dela. Um taxista entrega a Regina uma caixa onde ela encontra a roupa que sua filha vestia no dia em que foi raptada. O delegado acredita que a pessoa que enviou a roupa com certeza está com a filha de Regina e reapareceu para reivindicar a herança do pai. Augusto inclui uma cláusula no contrato de compra e venda e quando estão a ponto de assinar, Jerônimo percebe e prefere pagar a multa e não concretizar a venda. Constanza percebe que Honório está levando muito a sério seu papel de protetor de Agatha e Adriana. Renata se encontra com Regina, mostra as fotos que Josefina lhe deu e pergunta desde quando ela é amante de seu pai. Jerônimo rasga o contrato de compra e venda diante de Augusto. Convencida de que sua mãe tem razão, Renata reclama com Regina por se amante de um homem casado. Regina nega o relacionamento. Porém, ela percebe que Gonçalo não lhe é indiferente e isso a preocupa. Augusto fica furioso quando Jerônimo rasga o contrato.

Capítulo 27
Jerônimo decide esquecer sua vingança e ser feliz com Renata. Ele planeja uma surpresa e envia o vestido que sua noiva a deverá usar naquela noite. Renata tem uma séria discussão com Roberta por causa do pingente. Roberta diz que odeia a irmã e Renata lhe dá uma bofetada. Josefina pergunta se ela resolveu tudo com a “vagabunda”. Honório decide contratar Branca para o cargo de Renata. Roberta oferece dinheiro e um cargo na empresa a Diego por não contar à família que ela está envolvida no escândalo da festa. Diego fica com o cheque e aguarda pelo cargo, mas deixa claro que se ela não cumprir a promessa contará a verdade. Ele tem uma conversa gravada com Roberta e ameaça entregá-la a Gonçalo. Regina passou anos sem conseguir amar ninguém, mas agora está dividida entre Gonçalo e Antônio. Mas, diante da situação prefere aceitar o pedido de casamento de Antônio. Josefina procura Jerônimo e afirma que Renata era namorada de Rafael e culpa a filha por sua morte. Josefina diz a Jerônimo que não pode continuar ao lado da mulher que foi a responsável pela morte de seu irmão. Agatha está em seus últimos momentos e Karina está muito angustiada por que Álvaro se transformou em um alcoólatra colocando em risco sua profissão. Renata consegue um novo emprego, mas não consegue contar para Jerônimo pois ele não atende o telefone e nem abre a porta de sua casa. Josefina consegue que Gonçalo adie o divórcio fingindo que está muito doente. Selene diz que vai ser voluntária no centro para vigiar Regina.

Capítulo 28
O advogado informa Josefina que Gonçalo suspendeu a ação de divórcio devido a seu problema de saúde. Arieli pergunta a Augusto de quem é o corpo estampado nos rótulos e ele afirma ser dela. Arieli sobe na árvore onde está o coração com os nomes de Roberta e Rafael. Augusto lê em voz alta mas não associa Roberta com a moça que Rafael chamava de “A Bonita”. Jerônimo pede Renata em casamento. Ela aceita e eles decidem viver na fazenda. Para se certificar de que não é uma mulher interesseira, Jerônimo diz a ela que está falido. Renata não se abala ao saber de sua situação econômica, diz que o ama e iria com ele até o fim do mundo. Augusto se irrita com a volta de Jerônimo porque percebe que está cada vez mais distante a possibilidade de ser o novo dono da fazenda. Renata comunica à família que vai se casar e Gonçalo é o único que a apóia. Roberta se surpreende ao saber que Rafael era irmão de Jerônimo e que está morto. Roberta fica muito surpresa com a notícia e está disposta a ir até a fazenda para dizer a Jerônimo que está esperando um filho de Rafael. Josefina mente descaradamente e faz a filha mudar de ideia. Roberta se incomoda ao saber que a irmã irá viver na fazenda que Rafael comprou para ela. Gonçalo quer que a filha tenha um casamento dos sonhos, mas Jerônimo não concorda por que está convencido que Renata não merece. Regina decide se casar com Antônimo para fugir de seus sentimentos em relação a Gonçalo.

Capítulo 29
Augusto quer que Álvaro lhe venda parte de sua terras que fazem divisa com “A Bonita”. Renata fica intrigada quando Regina comenta que gostaria muito que ela e Jerônimo tivessem se perdoado. O médico diz a Gonçalo que Josefina tem um tumor maligno inoperável. Quando Renata comenta com Jerônimo que Regina a inquieta e tem a sensação de que sempre fez parte de sua vida, ele diz que com ela acontece o mesmo. Augusto ameaça contar a Jerônimo que Álvaro operou seu irmão completamente bêbado caso ele se negue a vender suas terras. Roberta encontra Regina em um restaurante, lhe dá uma bofetada e a acusa de ter separado seus pais. Antônimo comenta com Gonçalo que em breve se casará com Regina. Honório revela a Constanza que tem uma filha e diz quem é ela. Gonçalo fica furioso ao saber que Roberta agrediu Regina e pede a ela que postergue a data de seu casamento. Josefina finge um desmaio e diz a Gonçalo que o médico já lhe contou que tem um tumor na cabeça.

Capítulo 30
Jerônimo está louco por Renata mas ao mesmo tempo a odeia por que está convencido que é a culpada pela morte de seu irmão. Gonçalo convence Josefina a ir ao casamento. Renata se surpreende ao ver Regina na igreja. Josefina, hipócrita, pede a Gonçalo que não comente com as filhas sobre seu problema de saúde. Constanza não está conseguindo aceitar que Honório tenha tido uma filha com outra mulher. Adriana percebe que desde que Honório é amigo de sua mãe, Constanza não é a mesma com ela. Regina recebe um envelope com uma foto de sua filha com mais ou menos oito anos e a frase: olá mamãe. Lorena fica sabendo que Jerônimo irá se casar e não voltará a viver na Espanha. Desesperada, ela vai para o aeroporto e aparece na igreja no dia do casamento. Ela beija Jerônimo, diz que o ama e que ele não pode se casar com outra. Josefina ordena a Roberta que impeça o casamento a qualquer custo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Capítulo 31
Josefina planeja atacar Regina. Ela coloca em um envelope uma foto de Renata quando criança e o recado de que nunca voltará a ver sua filha. Apesar do esforço de Roberta e Josefina, o casamento acontece. Renata convence Matias e Jerônimo a se abraçarem e esquecerem os desentendimentos do passado. Josefina está decidida a impedir o casamento, mas quando vê Regina na igreja decide sair com medo de ser reconhecida e pede a Roberta que não permita que a união aconteça. Roberta não consegue cumprir a promessa que fez à mãe. Depois da festa, Renata vai se despedir de sua mãe e pede que a abençoe. Mas Josefina se nega e ela e Roberta a tratam muito mal como de costume. Renata tem certeza que será muito feliz com Jerônimo por que ele é um bom homem. A noite de núpcias foi maravilhosa até que Renata menciona Rafael. Nesse momento, a atitude de Jerônimo muda radicalmente. Logo depois da festa, Agatha passa mal, pede para ver Honório e conta para a filha que ele é seu pai. Depois de pedir a Honório que cuide de Adriana, Agatha falece. Jerônimo deixa Renata na funerária para que console a amiga e vai para a fazenda. A atitude dele deixa Renata desconcertada. O detetive diz a Regina que talvez a busca por sua filha não tenha um resultado feliz.

Capítulo 32
O médico examina Roberta que passa mal depois de uma subida de pressão e pede que se cuide, pois pode estar sofrendo de pré-eclampsia. Matias pergunta a Roberta se é o pai do filho que está esperando. Ela afirma que Jerônimo é o pai e pede segredo. Renata quer ir com Jerônimo para a fazenda, mas ele insiste que fique para acompanhar Adriana. Quando Renata avisa que chegou ao povoado, Jerônimo manda Lázaro ir buscá-la no aeroporto. Josefina conta a Gonçalo que Roberta está grávida e insinua que o filho pode ser de Matias. Jerônimo pede a Carlos que averigue quanto o médico quer por suas terras, pois deseja comprá-las. Gonçalo conversa com Matias e diz que precisa assumir a responsabilidade caso o filho que Roberta está esperando seja seu. Já na fazenda, Renata e Carlos ficam perplexos quando Jerônimo ordena a Lázaro que leve a bagagem de sua esposa para o quarto de hóspedes. Atônita, ela pergunta se não vão dormir juntos. Jerônimo odeia Renata na mesma proporção que a ama e jura a seu irmão que não permitirá que ela seja feliz. Carlos recrimina a atitude do amigo e se diz consternado ao ver a tristeza de Renata. Augusto força Álvaro a lhe vender suas terras e agora tem livre acesso à “La Bonita”. Ao chegar lá se encontra com Renata.

Capítulo 33
Matias começa a se envolver emocionalmente com Adriana embora ainda não tenha conseguido esquecer Renata e Honório pede ao sobrinho que não a faça sofrer. Gonçalo quer descobrir quem é o pai do filho que Roberta está esperando para obrigá-lo a assumir a responsabilidade. Josefina entrega mais um cheque ao médico e diz que está na hora de dizer a Gonçalo que os remédios não estão surtindo efeito e que seu estado de saúde se agravou. Renata pergunta a Matilde por que a fazenda se chama “ A Bonita” e ela explica que é em homenagem à noiva do dono. Renata não reage de maneira suspeita e Carlos comenta o fato com Jerônimo. Matias pede a Roberta que esclareça para a família que ele não é o pai do seu filho. Ela diz que sua mãe jamais pode saber que Jerônimo é o pai. Constanza aceita que Adriana viva com ela e Honório. Renata entra no quarto de Jerônimo e o beija apaixonadamente, mas ele a despreza. Renata, chorando muito, pergunta a Jerônimo por que mudou tanto com ela. Dr. Álvaro chega em casa completamente bêbado e quer forçar Karina a ter relações com ele. Renata sai para cavalgar pelos vinhedos e encontra Augusto. Ele a leva até a adega e explica como se produz o vinho. Jerônimo fica furioso ao saber que Renata saiu sem avisá-lo.

Capítulo 34
O médico, cumprindo o trato que fez com Josefina, diz a Gonçalo que sua esposa está morrendo. Karina está arrasada com o comportamento do marido e pede a Matilde que a deixe passar a noite em sua casa. Quando o padre pede explicações a Álvaro sobre seu comportamento, ele muda a versão dos fatos, afirma que sua mulher está louca e diz que ela agora está espalhando na cidade que ele é um alcoólatra. Carlos exige que Jerônimo lhe conte o que está acontecendo entre ele e Renata. A amizade com Augusto está trazendo mais problemas para Renata. Roberta está “supostamente” desaparecida, mas isso faz parte do plano de Josefina para ter Gonçalo e Matias em suas mãos. Ao saber que sua irmã está grávida, Renata pergunta a Jerônimo se ele é o pai. Jerônimo nega e jura que não teve intimidade com Roberta. Roberta continua sendo extorquida por Diego, que exige o cargo que ela lhe prometeu na empresa. Ele dá um mês a Roberta para que cumpra sua promessa pois caso contrário todos saberão o tipo de mulher que é. Gonçalo teme que o pai do bebê seja um homem casado. E, preocupado com a saúde de Josefina quer que ela tenha a filha e o neto a seu lado antes de morrer. Adriana pede um tempo a Constanza e Honório antes de ir viver com eles. Antônio planeja comprar uma casa para viver com Regina depois do casamento. Lázaro troca socos com o Dr. Álvaro por ter agredido Karina. Augusto fica furioso quando Álvaro admite que violentou a esposa. Renata acredita compreender o comportamento do marido ao saber do suicídio de seu irmão. Quando comenta com ele, Jerônimo reage com violência e exige que ela fale de “A Bonita”.

Capítulo 35
Renata continua perplexa por que não consegue entender nada e pede a Carlos que lhe mostre a foto de Rafael, mas ele não encontra nenhuma. Álvaro pede ao padre que obrigue Karina a voltar para casa. Ele promete falar, mas diz que não pode obrigá-la a nada. Matias admite para Adriana que não conseguiu esquecer Renata e ela pede que nunca deixe de ser seu amigo. Renata comenta com Carlos que sente que Jerônimo a está culpando de algo mas não imagina o que pode ser. Diz que se soubesse o nome de “A Bonita” talvez pudesse descobrir algo sobre ela e pede, por favor que a ajude. Carlos sente que Renata não está mentindo, mas Jerônimo acredita que ela é uma mentirosa compulsiva. Jerônimo e Renata aceitam convite para jantar na fazenda de Augusto. Karina tem medo de voltar a viver com Álvaro e prefere ser internada em um manicômio. Roberta decide ir até a fazenda para dizer a Jerônimo que ele é o pai do filho que espera. Matias está tentando dissuadi-la quando ela tropeça e cai. No hospital, depois de examiná-la, o médico diz que tudo não passou de um susto e revela à família que ela espera um menino. Matias assume a paternidade da criança.

Capítulo 36

Matias assume a paternidade da criança diante do pai e Roberta não o desmente. Augusto descobre que Karina está escondida na casa de Isaura e ordena que a expulse imediatamente. Matilde e Lázaro se oferecem para leva-la para a fazenda “A Bonita”. Chegando lá Karina é recebida com carinho por Renata e Jerônimo que a convidam a ficar com eles até que consiga resolver seu problema. Carlos pergunta a Jerônimo que houve intimidade entre ele e Renata. Ele afirma que sim, mas diz que nunca mais voltará a tocá-la pois assim prometeu a si mesmo depois de sentir que traiu seu irmão. Constanza fica enciumada ao saber que seu marido vai viajar com Branca. Ao saber do suposto filho de Matias, Adriana pergunta a ele que papel representa em sua vida. Depois de declarar seu amor por Regina, Gonçalo diz a ela que não poderá se divorciar de Josefina por que ela tem uma doença terminal. Renata e Jerônimo viajam para a praia. Augusto está eufórico por que em breve Jerônimo terá que lhe entregar a colheita dos vinhedos e prepara uma grande festa. Álvaro vai até a fazenda e arma um escândalo para obrigar Karina a ir embora com ele. Regina decide por um ponto final em seu relacionamento com Antônio. O passeio na praia termina com mais uma briga quando Jerônimo diz a Renata que nunca mais voltará a tocá-la.

Capítulo 37

Adriana termina seu romance com Matias por que sabe que ele nunca poderá amá-la. Josefina exige que Gonçalo obrigue seu filho a se casar com Roberta. Gonçalo se sente pressionado e pede ao filho que se case com Roberta. Conversando com Karina, Carlos descobre o que aconteceu no dia da morte de Rafael e que Álvaro estava bêbado quando o operou. Renata vai embora da praia muito nervosa e sofre um acidente na estrada. O carro capota e Regina está ferida. Jerônimo pede a todos os funcionários da fazenda que o ajudem a procurar Renata. Enquanto isso, Renata está ferida e desmaiada dentro da caminhonete. Augusto também decide procurar Renata. Na viagem que está fazendo com Branca, Honório acha que já está na hora de voltar, mas ela tem outros planos para ele. Matias aceita se casar com Roberta e pede ao advogado que redija um contrato pré-nupcial. Sem que Matias perceba, Josefina consegue inserir algumas cláusulas ao documento. Augusto encontra Renata e a leva para sua fazenda onde será atendida por Álvaro. Depois de cair no plano diabólico de Branca, Honório acorda na cama com ela que afirma que na noite anterior decidiram ser amantes.

Capítulo 38

Jerônimo entra em desespero por não encontrar Renata. Enquanto isso, na fazenda de Augusto, Álvaro a estabiliza, mas diz que ela precisa dos cuidados de um cardiologista pois ao que parece tem um problema no coração. Quando Renata desperta, pede a Augusto que não permita a entrada de Jerônimo. Gonçalo tenta falar com Renata, mas não consegue localizá-la. Roberta e Selena fotografam Constanza e César juntos. Adriana decide ir morar com o pai e sua esposa. Josefina tem pressa e marca o casamento para acontecer em um mês. Karina vai até a fazenda de Augusto para tentar ajudar Renata e o flagra beijando Renata enquanto ela está sedada. Karina finge que acaba de chegar e diz a Augusto que veio para cuidar de Renata. Mais tarde, conversando com Renata, Karina afirma que Jerônimo a ama e ela então pergunta por que a despreza dessa maneira.

Capítulo 39

A namorada de Augusto sugere que Renata volte para a casa dela pois logo começarão os comentários no povoado. Augusto reage e afirma que Renata continuará na fazenda o tempo que quiser. César confessa a Constanza que está apaixonado por ela. Constanza se sente lisonjeada, mas diz que isso não está correto. Matilde e Carlos vão dançar e os dois se divertem muito. A namorada de Augusto e Jerônimo se unem quando percebem o interesse de Augusto por Renata e, com a ajuda de Carlos, colocam em prática um plano audacioso. Durante uma tourada, Antônio é ferido pelo animal e seu estado é grave. Desesperada, Regina pede ajuda a Isidro para poder transferir o noivo para a capital. Isidro telefona para Gonçalo, mas quem atende é Josefina e tanto ele como ela reconhecem as vozes. Gonçalo envia um avião para que Antônio possa ser transferido e Regina sente que já não pode terminar seu compromisso com ele. Furiosa com a atitude de Gonçalo, Josefina com a ajuda de Roberta, decide se vingar fazendo o marido acreditar que ela está desaparecida. Enquanto isso ela se diverte atormentando Regina e escreve uma mensagem no para brisa de seu carro. Roberta pede a Matias e toda a família que a ajudem a procurar pela mãe. Augusto fica feliz ao ver que Regina se recusa a falar com Jerônimo. Numa conversa com Augusto, Renata descobre que seu marido não está com problemas financeiros pois é um homem extremamente rico. Renata se decepciona ao descobrir mais uma mentira de seu marido. Karina confirma o que Augusto lhe disse. Arrependido de não ter feito o que Renata lhe pediu na praia, Jerônimo grava um coração na árvore com os dizeres: “Jerônimo ama Renata”. Coincidentemente na mesma árvore onde seu irmão escreveu “ Rafael ama Roberta”. Jerônimo, ajudado por Arieli, Carlos planeja tirar Renata da fazenda de Augusto, mas é impedido por Ezequiel que o ameaça com uma arma.

Capítulo 40

Diante da ameaça de Ezequiel e por Renata se recusar a ir embora com ele, Jerônimo se vê obrigado a deixá-la na fazenda com Augusto. Depois da cirurgia de emergência, Antônio continua sob cuidados intensivos e seu estado é grave. Manuela aconselha Jerônimo a mudar sua maneira de tratar Renata por que nenhuma mulher gosta de ser tratada como objeto. Sem dizer nada a Renata, Augusto convida Gonçalo e sua família para a festa da colheita. Renata discute com Jerônimo e diz que por amor a ele abriu mão de sua vida e de sua carreira profissional. Ele pergunta por que Rafael não teve a mesma sorte e Renata quer saber por que a vida deles tem que girar em torno de seu irmão morto. A cada dia que passa, aumenta o ódio de Jerônimo por Renata pois não consegue fazer com que ela confesse o que aconteceu com Rafael. Renata decide ir embora da fazenda “A Bonita” e jura que vai descobrir que é essa mulher misteriosa. Carlos comenta com Jerônimo que descobriu que Álvaro começou a beber depois da morte de Rafael. Gonçalo convence Matias a acompanhá-lo até a fazenda de Augusto.

Capítulo 41

Branca insiste em ter um relacionamento com Honório mas ele não aceita. Isidro comenta com o detetive que investiga o caso do sequestro da filha de Regina que o nome e a voz da segunda esposa de Gonçalo coincidem com a voz e o nome da amante de Roberto. Renata envia uma mensagem para Adriana contando tudo que está acontecendo com ela e que gostaria que estivesse a seu lado. Adriana decide ir ver a amiga. Augusto se aproveita dos problemas entre Renata e Jerônimo para afastá-los cada vez mais. Jerônimo encontra Renata nos braços de Augusto e lhe dá uma bofetada. Renata decide ir embora da fazenda mas Augusto a convence a ficar até o final da festa da uva e sugere que convide sua amiga Adriana. Gonçalo decide aceitar o convite para a festa e convence Matias a acompanhá-lo para se certificarem que Renata está feliz. Roberta consegue que Matias assine o contrato pré- nupcial sem lê-lo. Ezequiel ouve quando Augusto diz ao Dr. Álvaro que ele estava bêbado quando operou Rafael. O delegado dá ordens para que investiguem o sobrenome de solteira de Josefina e toda sua vida passada. Aurora exige que Renata vá embora depois da festa por que Augusto está perdidamente apaixonado por ela. Para convencer Karina a voltar a viver com ele. Álvaro concorda em adotar um bebê.

Capítulo 42

Aurora está incomodada com a presença de Renata na fazenda de seu namorado e sente que ela está lhe roubando o amor de Augusto. Branca está transformando em um inferno a vida de Honório. Jerônimo está convencido que Rafael e Álvaro não eram amigos e acha muito estranho que tenha sido feita uma autopsia no corpo de seu irmão pois é um procedimento obrigatório. Por isso, decide pedir a exumação do corpo. Ele avisa Álvaro e diz que se ficar provado que foi negligente vai mandá-lo para a cadeia. Jerônimo terá que entregar pessoalmente a Augusto a colheita pois é uma cláusula do contrato. Regina não consegue terminar seu compromisso com Antônio por que ele está muito ferido e Gonçalo não pode se divorciar por que Josefina está desenganada. Inês duvida da doença de Josefina. Josefina planeja como se livrar de Regina mas sabe que desta vez não pode haver nenhum erro. Roberta e Selena continuam brigando por causa das fotos de César e Constanza. Selena não entregá-las, mas Roberta está decidida a se vingar de sua tia. Adriana conta a Renata que Matias vai se casar com sua irmã por que ela espera um filho dele. Os funcionários da fazenda convencem Jerônimo a levar os cestos de uva para o povoado e participar da tradicional feira que celebra a colheita das videiras. Josefina paga para que assaltem Diego e roubem seu celular para que ela possa pegar a gravação que compromete Roberta.

Capítulo 43

Gonçalo e Matias chegam ao povoado no auge da festa e encontram Jerônimo e Renata. Os dois decidem fingir que está tudo bem entre eles para que Gonçalo não perceba a verdadeira situação. Antônio descobre que Gonçalo está pagando seguranças para proteger Regina e fica furioso. Jerônimo e Renata entregam simbólica e pessoalmente a colheita para Augusto. Gonçalo, Matias e Adriana ficam hospedados na fazenda “A Bonita”. Adriana prepara tudo para que Jerônimo e Renata durmam no mesmo quarto e eles fazem amor. Antônimo não quer que ninguém, além dele, traga notícias de sua filha para Regina pois quer que ela lhe seja agradecida e assim ficará com ele para sempre.

Josefina entra no quarto de Antônio disfarçada de enfermeira. Quando Regina sai do quarto, ela coloca veneno em sua xícara de café. Regina toma o café envenenado e está à beira da morte. Roberta joga o telefone de Diego na piscina para acabar com as provas que tem contra ela. O advogado da empresa faz investigações sobre Branca e Honório já não tem nenhuma dúvida de que ela mandou adulterar sua bebida. Honório diz a Branca que a quer fora da empresa e de sua vida e não lhe importa o que faça ou diga.

Capítulo 44

Carlota diz ao médico que Regina, antes de perder os sentidos, teve tempo de lhe dizer que foi Pepa quem a envenenou. Para ir contra Lázaro, Matilde mente dizendo que Renata é “A Bonita”. Augusto diz a Álvaro que em breve Renata será sua esposa e dona de toda sua fortuna. Josefina compra o jornal e se surpreende por não encontrar o nome de Regina no obituário. Padre Severino se surpreende quando Karina confessa ter sido infiel a Ezequiel com o Dr. Álvaro e que ele ameaçou fazer mal a seu filho se não continuasse se encontrando com ele. Matilde conta para Matias que Renata não dorme com Jerônimo nem mora na fazenda e estão fingindo para que ele e o pai não percebam o que está acontecendo entre eles. Horório marca um encontro com Branca numa cafeteria para tirá-la definitivamente de sua vida e ela encontra uma maneira de beijá-lo na boca. Constanza vê a cena e vai embora chorando. Constanza vai embora arrasada e convencida que seu marido tem uma amante. Honório por sua vez, marcou encontro com Branca para desmascará-la e dizer que está fora de sua vida e da empresa. Branca não se conforma com a situação e aproveita o final de semana para ir até a empresa e tirar todas as informações do computador em USB.

Capítulo 45

Regina e Antônio estão se recuperando. Lázaro pensa em trabalhar em outra cidade para tentar esquecer Karina. Durante a festa na fazenda de Augusto, Matias confirma o que Matilde lhe disse sobre a crise no casamento de Renata e Jerônimo. Furioso, ele propõe a Renata que fujam juntos, mas Jerônimo é o amor de sua vida e ela se recusa a sair de seu lado. Renata decide voltar para “A Bonita”. Augusto lembra da inscrição na árvore com os nomes Rafael e Roberta e pede a Álvaro que descubra como se chamava a noiva de Rafael. Josefina não pode permitir que Gonçalo e Matias se aproximem de Renata ou Regina. Quando Jerônimo e Renata estão se despedindo de Augusto, ela fica sabendo que o meio-irmão de Jerônimo se chamava Rafael. Gutiérrez. Surpresa com a revelação, Renata quer saber se Rafael é o amigo de quem nunca mais teve notícias. Ela, Adriana e Jerônimo voltam para a fazenda e lá Renata obriga Jerônimo a lhe mostrar uma foto de seu irmão. Regina confirma que se trata da mesma pessoa. Isidro descobre que a esposa de Gonçalo era chamada de Pepa antes de se casar com ele. Antônio faz um pacto com Gonçalo agora que Pepa tentou mais uma vez acabar com a vida de Regina. Os dois vão cuidar de sua segurança. Ao descobrir que seu amigo se suicidou por causa de uma mulher, Regina tem uma crise de choro, mas mesmo assim Jerônimo acredita que ela está fingindo.

Capítulo 46

Jerônimo não gosta da maneira como Matilde trata Renata e Carlos está apaixonado por ela. Roberta quer que o dia do casamento chegue rápido por que tem medo que Matias se arrependa. Jerônimo não é convidado e Renata diz à irmã que também não comparecerá. Josefina e Roberta ficam felizes. Antônio propõe a Gonçalo que se unam para cuidar da segurança de Regina. Josefina se sente realizada por ter transformado a infância de Renata em um inferno e por que agora Roberta terá mais do que seu pai biológico deixou para a filha Regina(Renata). Regina diz a Jerônimo que a mesma mulher que destruiu sua vida no passado ainda não desistiu de acabar com ela. Jerônimo convida a amiga para passar uns dias na fazenda para poder descansar e se recuperar, mesmo sabendo que Renata não simpatiza com ela. Depois de ser submetido ao transplante de medula, Andrézinho tem uma piora clínica e o médico diz aos pais que ele precisa de uma transfusão de sangue. Ramiro informa Josefina que Antônimo e Gonçalo se uniram para proteger Regina. O advogado também se declara apaixonado por Josefina. Enquanto conversam, os dois são fotografados pelo delegado Cantú. Carlos não consegue acreditar que Renata seja a mulher que Josefina disse a Jerônimo. Augusto compara um documento assinado por Rafael com a inscrição na árvore, constata que a letra é igual e conclui que a noiva de Rafael era Roberta e não Renata.

Capítulo 47

Renata quer ver sua foto e a carta que segundo Matilde, ela escreveu para Rafael. Matilde promete ajudá-la a provar sua inocência se prometer que irá embora da fazenda.

Quando Selena fala mal de Constanza para César, ele fica furioso e diz que não está interessado nela. Selena jura vingança. Augusto diz a Aurora que já ficaram um bom tempo juntos e chegou a hora de se separarem. Branca procura Gonçalo, Adriana e Constanza para contar sua versão dos fatos. Constanza a expulsa. Gonçalo concorda em lhe dar uma carta de recomendação e Adriana não consegue acreditar que seu pai seja mesmo como Branca o descreveu. Tudo indica que o transplante de medúla não foi bem sucedido e o estado de Andrézinho é muito grave. Selena usa o computador de Roberta para enviar a Honório as fotos de Constanza e César. Agora tanto Constanza quanto Honório estão convencidos que foram traídos. O corpo de Rafael é exumado. Renato vê a todo dela com Roberta em cima da cama de Jerônimo e diz ao marido que vai provar a ele que não é “A Bonita”. Mas Jerônimo não consegue acreditar pois sua própria mã afirmou que ela era a noiva de seu irmão. Augusto leva Renata até a árvore onde estão gravados os nomes de Rafael e Roberta e pergunta se sua irmã seria “A Bonita”. Renata começa a relembrar suas conversas com Rafael e a unir os fatos. Josefina continua inconformada por Gonçalo continuar com Regina e por não poder ter acabado com ela.Roberta aconselha a mãe a encontrar seu ponto fraco e lhe dar o tiro de misericórdia.

Capítulo 48

Constanza expulsa Honório de casa e Adriana vai embora com o pai. O delegado decide ir até onde vivia Josefina antes de se casar para seguir com suas investigações. O estado de saúde de Andrézinho se agrava e o médico não dá nenhuma esperança aos pais. Honório entra no quarto de Roberta e exige que ela apague todas as fotos de Constanza e César. Branca manipula Daniel para ajudá-la num golpe financeiro. Um furacão se aproxima. Jerônimo e Augusto se unem para proteger os vinhedos. Césarr se surpreende quando Honório exige explicações sobre seu relacionamento com Constanza. Regina decide ir passar um tempo na fazenda para fugir de Josefina. Com medo de que o filho que espera não seja de Ezequiel, Isaura não quer ter o bebê. Com a foto na mão, Renata pergunta a Jerônimo se é por isso que pensou que ela era ”A Bonita”. Inconformada por ter sido desprezada por Augusto, Aurora está a ponto de se jogar de um precipício. Lázaro a vê, a convence a desistir e a leva para a Paróquia. Josefina se diverte debochando de Constanza. Jerônimo e Renata discutem violentamente. Renata tenta provar que ela não era a noiva de Rafael e sim sua irmã, Roberta. Mas Jerônimo prefere acreditar no que Josefina lhe disse. Renata se revolta com o comportamento do marido e decide ir embora da fazenda.

Capítulo 49

Augusto fica feliz ao saber e acredita que agora que Aurora foi embora, Renata o aceitará. Augusto vai buscá-la e Jerônimo fica enciumado ao ver Renata ir embora com ele.

Adriana vai até o bar “A Mentirosa” conversar com o garçon. Quando ele vê a foto das duas irmãs confirma que Roberta esteve várias vezes no bar com Rafael. Branca insiste em se reconciliar com Honório e, diante de sua recusa, juro que vai destruí-lo. Gonçalo diz a Josefina e Roberta que precisa falar urgentemente com Jerônimo para saber por que omitiu que Rafael Gutierrez era seu irmão e nunca contou que ele se suicidou. Roberta desmaia. Quando Roberta desmaia ao ouvir que Rafael se suicidou por causa do amor de uma mulher, Josefina trata de convencê-la que foi por Renata. Adriana informa Renata que o garçon viu Roberta e Rafael várias vezes juntos e pareciam namorados. Ao saber disso, Renata decide ir imediatamente para a capital e impedir o casamento de Roberta e Matias, mas por causa do mal tempo os voos estão cancelados. Regina chega em “A Bonita” e tenta convencer Jerônimo que Josefina mentiu sobre Renata. Renata confessa a Augusto que gostaria que sua mãe fosse como Regina. Os sinos da igreja convocam a todos para ajudar as pessoas desalojadas pela terrível tempestade. Em “A Bonita” todos se preparam para receber os feridos. Regina se oferece para ajudar. Roberta pede, aos gritos, que a mãe chame um médico, mas Josefina se nega e ela perde o bebê. Mesmo assim ela se recusa a socorrer a filha pois ninguém pode saber que perdeu a criança pois isso atrapalharia seus planos de Roberta herdar a fortuna ao se casar com Matias.

Capítulo 50

A frieza de Josefina em não socorrer a filha causou uma infecção, mas ela insiste em esconder o fato para não atrapalhar o casamento que acontecerá no dia seguinte. Roberta vai ao hospital e a médica não garante que ela está bem para o casamento e diz a Josefina que por sua negligência sua filha poderá ficar estéril. A tempestade devasta a cidade e afeta muitos moradores. Renata está na casa de Augusto e ele se recusa a deixá-la ir e Jerônimo está morrendo de ciúmes. Regina, Carlos e Lázaro estão à caminho do povoado quando uma árvore cai e interdita a estrada. Carlos é atingido na cabeça e perde os sentidos. Enquanto os voluntários ajudam as pessoas feridas, Álvaro está no bar bebendo.

Adriana já sabe que Roberta saia com Rafael, o irmão de Jerônimo e aconselha Matias a investigar para descobrir quem é Roberta, a mulher com quem está a ponto de se casar.

Capítulo 51

Obedecendo uma ordem de Gonçalo, Branca deixa a empresa antes do prazo previsto, mas antes de sair promete a Daniel que o tornará um homem rico se ajudá-la a por seu plano em prática. Renata fica sabendo de tudo que Regina e Jerônimo fizeram para ajudar as pessoas atingidas pela tempestade e percebe que Augusto não quis fazer nada por elas. A médica diz a Josefina que Roberta perdeu o bebê. Mais tarde uma enfermeira também comenta com Inês. Jerônimo encontra Renata com Augusto, mas ao tentar se aproximar é levado pela enxurrada que se formou depois do rompimento de um a barragem. Renata, desesperada, pede por ajuda. Augusto não socorre Jerônimo, mas Ezequiel e Lázaro conseguem salvá-lo. A enfermeira diz a Álvaro que provavelmente ninguém vai querer se consultar com ele, pois quando mais precisaram de sua ajuda estava bêbado.

Matilde confessa a Manuela que ama Carlos. Ele ouve a conversa sem ser visto. Jerônimo é levado para a fazenda “A Bonita”. Renata tira a roupa molhada porque ele está com hipotermia. Depois o ajuda a se deitar e o cobre. Para que a temperatura suba rapidamente, Renata se deita com ele para aquecê-lo. Jerônimo murmura que a ama, ela o abraça e os dois e beijam. Jerônimo começa a se recuperar. Renata pergunta o que queria lhe dizer quando foi arrastado pela correnteza e oque significa o “te amo” que murmurou no seu ouvido. Enquanto isso, Augusto está na sala esperando por ela, pois Renata quer ir a capital para tentar impedir o casamento de Matias e Roberta. Augusto fica irritado quando Renata diz a ele que só irá para a capital quando Jerônimo estiver completamente recuperado. Augusto manda o Dr. Álvaro para “A Bonita” como espião e diz que adoraria que acontecesse com Jerônimo o mesmo que aconteceu com Rafael. Renata comenta que gostaria de ter uma mãe amorosa como Regina. Branca convence Daniel a ser seu aliado para destruir Honório e sua família. Deslumbrado com a possibilidade de ser rico ele aceita.

Capítulo 52

Renata discute com Regina por não ter lhe dito nada sobre Rafael e que Jerônimo planejou se casar com ela apenas para vingar a morte do irmão. Durante a discussão Regina acusa Josefina de ter colocado Jerônimo contra ela. Josefina tira Roberta do hospital mesmo sem a aprovação do médico, para que nada possa atrapalhar seus planos. O Comandante Cantú está no povoado onde Jose foi amante do prefeito procurando informações sobre ela. Para azar de Josefina, o policial consegue contato com a mulher que foi secretário do prefeito e, como a odeia, se encarregará de lhe dar todas as informações que precisa. Apesar de ainda não estar completamente recuperado, Jerônimo pede a Carlos que o leve até o aeroporto para impedir que Renata viaje. Renata não atende ao pedido de Jerônimo e vai para a capital pois está determinada a impedir o casamento de Roberta e Matias. O comandante Cantú conseguiu cópia das certidões de nascimento de Roberta e Renata e agora quer falar com o amante de Josefina. Karina vai até sua casa buscar algumas roupas e é amordaçada por Álvaro. Quando Isaura vai buscá-la, Álvaro diz que não a viu. Branca suborna a cabeleireira para que lhe faça algumas perguntas quando Constanza estiver por perto, para que acredite que ela está grávida. César tenta convencer Honório que sua esposa não o enganou como o fizeram acreditar, mas Honório se nega a ouvi-lo. Ezequiel ouve Isaura dizer ao padre que nunca saberá quem é o pai de seu filho e pede explicações. Renata está decidida a se divorciar e também quer anular o casamento religioso.

Capítulo 53

Jerônimo percebe que o amor que sente por Renata é infinitamente maior do que seu desejo de vingança e não quer perdê-la. Mas, ele não consegue convencê-la a ficar e Renta vai para a capital na companhia de Augusto. Jerônimo acredita que Josefina vai esclarecer o que lhe disse sobre Rafael e Renata vai entender. Matilde finalmente admite a Carlos que o ama. Ezequiel fica sabendo que talvez não seja o pai do filho que sua esposa está esperando e a expulsa de casa. Álvaro continua maltratando Karina e a mantém amordaçada. Regina está desesperada por Renata ter discutido com ela. Na capital, tudo está pronto para o casamento de Roberta e Matias. Os convidados começam a chegar e Gonçalo ainda tenta convencer o filho a desistir do casamento. Renata fica retida em um congestionamento e não consegue chegar à tempo de impedir o casamento. Quando ela chega, Adriana tenta convencê-la a desmascarar Roberta diante de todos para que Matias perceba que ela não é uma Santa. Josefina tenta expulsar Renata, mas Gonçalo chega à tempo de impedi-la e diz que quer ouvir o que Renata tem para dizer. Ela mostra a todos o pingente que Roberta deixou na fazenda e a foto assinada com a letra “R”. Também conta que por causa de suas mentiras ela tem vivido um verdadeiro inferno ao lado de Jerônimo. Ao ouvir tud oque Renata está dizendo, Roberta começa a passar mal e não consegue respirar. Por outro lado, graças aos comentários de Josefina, Constanza está convencida que Branca está esperando um filho de Honório. Quando Renata acusa a irmã, diante de toda a família, de ser “A Bonita”, ter levado Rafael ao suicídio e menciona o coração gravado no troca da árvore com seu nome, Roberta nega tudo e começa a passar mal. Augusto e Selena conversam e ela se insinua sem nenhum recato. Renata continua revelando detalhes que comprometem Roberta e Josefina defende a filha.

Capítulo 54

Durante a conversa Gonçalo descobre que Josefina proibiu Renata de voltar para a casa de sua família e exige que lhe peça perdão por isso. Nessa mesma noite, Renata ouve uma conversa e descobre que Jerônimo é o pai do filho que Roberta está esperando. Jerônimo procura Renata para dizer que foi Josefina quem lhe disse que ela foi amante de seu irmão, mas ela está revoltada com o que acaba de ouvir, se recusa a falar com ele e pede que não volte a procurá-la nunca mais. Jerônimo não se dá por vencido e no dia seguinte volta para falar com Gonçalo, mas toda a família o recebe muito mal. Jerônimo afirma que foi Josefina quem o colocou contra Renata dizendo que ela foi amante de seu irmão, mas Josefina obviamente nega tudo e jura pela vida de Renata que não disse nada. Matias agride Jerônimo e o expulsa da mansão. Karina continua sequestrada em sua própria casa, amarrada e amordaçada. Ela começa a desconfiar de Álvaro e Isaura. Por outro lado. Isaura está preocupada com Karina e teme que Álvaro tenha feito algo contra ela. Antes de ir embora da fazenda. Aurora diz a Lázaro que viu Álvaro e Isaura juntos. Constanza diz a Honório que quer o divórcio. Jerônimo decide procurar Adriana e ela diz que todos na família já sabem que ele é o pai do filho que Roberta está esperando.

Capítulo 55

Adriana ajuda Jerônimo a reunir Renata, Roberta e Matias. Depois de muita discussão convencem Roberta a fazer o teste de DNA para provar que Jerônimo é o pai da criança.

Inconformado com a situação, Honório quer que Branca faça um ultrassom para constatar a gravidez, mas ela astutamente provoca uma confusão e eles acabam na delegacia.

Matilde diz a Carlos que o ama, mas escondeu seus sentimentos com medo que lhe acontecesse alguma coisa. Lázaro vai até a casa de Karina, a encontra amarrada e amordaçada e a resgata. Álvaro tenta violentar Isaura mas Ezequiel chega à tempo e agride o médico. Isaura pede perdão a Karina e Ezequiel. Como solução para que Jerônimo se afaste, Augusto pede a Renata que se case com ele. Ela se nega, mas Augusto pede a ela que pense em sua proposta. Regina deixa muito claro a Antônio que não o ama. Matias suspeita que o bebê de Roberta seja seu e a faz prometer que fará o teste de DNA.

Capítulo 56

Jerônimo jura para Matias que nunca teve intimidade do Roberta. Os dois decidem exigir que Roberta faça o teste de DNA e marcam horário no laboratório. Roberta se sente encurralada e quando Renata diz que a levará à força para fazer o exame, ela se joga escada a baixo e acusa a irmã de tê-la empurrado. Roberta é levada para o hospital e Josefina pede ao médico que não comente com Gonçalo e Matias que Roberta já havia sofrido um aborto. Além disso culpa Renata pela irmã ter ficado estéril em consequência da queda. Karina finalmente consegue se livrar de Álvaro e o médico é hostilizado por todo o povoado e é acusado de ter provocado a morte de Rafael. Daniel engana Adriana e entrega a Branca os relatórios financeiros. Matilde finalmente admite que está apaixonada por Carlos. Aurora decide voltar para a capital e acusa Augusto de ser possessivo e manipulador.

Capítulo 57

No hospital, Josefina acusa Renata de ter empurrado Roberta e causado a perda de seu bebê. Jerônimo insiste para que seja feito o teste de DNA no feto, mas a médica diz que já não é possível. Jerônimo suspeita que Roberta provocou a queda de propósito, mas Renata se recusa a acreditar. Honório percebe que há algo errado nos relatórios financeiros e Adriana pede a Daniel que faça uma revisão. Carlos pede Matilde em casamento e ela aceita. Ao ler o resultado da autopsia, Carlos pede que Jerônimo volte para a fazenda. Augusto marca horário com um advogado para que Renata dê início ao pedido de divórcio. Inês comenta com Regina que Roberta perdeu o bebê já faz alguns dias. Renata diz a Jerônimo que não quer mais nada com ele, mas no fundo está sofrendo muito com essa situação. Jerônimo também está sofrendo.

Capítulo 58

Ao analisar o balanço financeiro da empresa, Matias e Adriana se dão conta do tamanho do problema que Branca causou. Regina devolve o anel de compromisso a Antônio e pede a Gonçalo que vá a sua casa. Os dois estão muito apaixonados apesar de dona Carla ser contra o relacionamento. O delegado está a um passo de concluir que Jose e Josefina são a mesma pessoa. Renata e Jerônimo continuam perdidamente apaixonados, mas esse amor continua sendo impossível. Augusto se aproveita da situação e empurra Renata para um divórcio rápido e também para a anulação de seu casamento religioso. Selena seduz Augusto. Enquanto isso, na fazenda, o resultado da autopsia concluiu que Rafael não se suicidou e sim recebeu um tiro a queima roupa. Jerônimo quer mandar o Dr. Álvaro para a cadeia por cumplicidade.

Capítulo 59

Jerônimo denuncia a participação de Roberta, Álvaro e Augusto no assassinato de Rafael. Ao descobrir que uma grande soma em dinheiro foi transferida por Branca para contas fantasmas, Gonçalo pede ajuda a Renata para descobrir quem é o cúmplice de Branca na empresa. Renata chega à conclusão que Daniel é o traidor. Devido aos documentos que Honório assinou por confiar em Branca é possível que seja acusado de fraude e vá para a cadeia. A polícia prende Álvaro por ser cúmplice do assassinato de Rafael. Augusto é detido no aeroporto como suspeito no caso. Roberta é presa em casa e assustada, nega participação no crime. Daniel se assusta ao ver o emprenho de todos para investigar as manobras de Branca na empresa. Renata visita Roberta na prisão e ela finalmente confessa que foi namorada de Rafael e que sim, ela é “a Bonita”. Mas afirma que nunca esteve na fazenda. Augusto quer se vingar de Jerônimo e pede a Ezequiel que faça algo para que fique na miséria. O capataz se nega. O delegado informa a Antônio que Josefina e Jose são a mesma pessoa e que uma de suas filhas não é biológica.

Capítulo 60

Depois de admitir que é “A Bonita”, Roberta conta que Rafael lhe enviou uma carta terminando o relacionamento. Renata conta que Rafael recebeu uma carta onde ela terminava o compromisso. Roberta nega ter escrito a carta e Rafael também não pode ter escrito a carta que ela recebeu por que foi escrita no dia de sua morte. Renata procura Jerônimo e diz ter a prova de que Roberta não é a assassina de Rafael. Por um momento, Josefina sente remorso ao ver a filha presa por um crime que ela cometeu.
Gustavo continua pedindo uma grande soma de dinheiro a Josefina para lhe entregar o documento que prova que Renata é filha de Regina e Roberto e também a certidão verdadeira de Renata

Capítulo 61

O médico garante a Gonçalo que Josefina não tem um tumor cerebral nem está desenganada. Gonçalo pede explicações a Josefina pela mentira e ela jura que fez tudo por amor. Indignado, Gonçalo vai embora de casa. Josefina e Roberta estão muito preocupadas com a situação financeira pois as empresas de Gonçalo estão com sérios problemas. Regina e Gonçalo iniciam um relacionamento. Honório segue Daniel, vê quando se encontra com Branca e confirma que ele é o informante. Ao observá-los, ele percebe que Daniel não quer continuar associado a Branca quando ela o empurra e ele cai sem sentidos. Honório pede a Adriana e Matias que sigam Branca, mas Adriana acaba sendo atropelada e vai para o hospital em estado grave. Na fazenda, Carlos e Matilde planejam se casar. Augusto continua preso. Ezequiel comenta com Lázaro que não quer continuar seguindo as ordens de Augusto quando ele age contra a lei. Regina está confusa quanto a seus sentimentos. Seu coração diz que deve ficar com Jerônimo, mas seu cérebro diz que não deve voltar para ele. Matilde prepara um jantar romântico para o casal, mas quando Jerônimo vai a seu encontro se depara com um bilhete onde ela afirma que apesar de ama-lo não pode ficar com ele por que tem muitas dúvidas. Gonçalo diz a Regina que já deu início ao processo de divórcio. No hospital, Adriana está entre a vida e a morte devido ao atropelamento. Matias avisa Renata sobre o acidente de Adriana e ela, desesperada, vai para o hospital. A sobrinha do Padre Severino, por coincidência é a médica que atendeu Roberta e se encontra com Jerônimo.

Capítulo 62

O advogado diz a Augusto que deixará a cadeia por falta de provas. Roberta sente que exagera ao dizer a Renata que Selena ou Josefina possam ter tirado a vida de Rafael.
Em troca de não ser incriminado, Daniel promete contar a Gonçalo tudo que Branca fez contra a empresa e seus planos futuros. Gustavo e o Comandante Cantú se encontram para trocar as provas por dinheiro. Josefina os observa. Gustavo entrega as provas contra Josefina ao Comandante Cantú. Cantú entrega o dinheiro prometido. Gustavo saca o revólver e mata o policial. Josefina que está observando tudo sem ser vista, se aproxima de Gustavo e dispara contra ele. Ela pega as provas que estão com Cantú e o dinheiro que está com Gustavo. Ao chegar em casa ela destrói as provas que poderiam desmascará-la. Roberta, Regina, Gonçalo e dona Carla se encontram no hospital. Roberta e Carla não conseguem esconder que reprovam o relacionamento de Regina e Gonçalo. Ezequiel não permite que Isaura viva em sua casa por estar esperando um filho de Álvaro. Matias diz a Roberta que o acordo matrimonial já não precisa ser cumprido por que ela não está mais grávida. Constanza continua chateada por Honório ainda acreditar que houve algo entre ela e César. Adriana finalmente desperta do coma. Selena continua assediando Augusto e, quando estão no quarto do hotel, ela afirma que Roberta jamais pensaria em matar Rafael por que estava esperando um filho dele. Ela revela também que Roberta só disse que Jerônimo era o pai de seu filho para machucar sua irmã.

Capítulo 63

O advogado teme que Honório e Renata possam ir presos por terem assinado documentos à pedido de Branca. Jerônimo pensa numa maneira de ajudar a empresa dos Monterrúbio a ter novamente liquidez. Josefina vai até a empresa, dá uma bofetada em Gonçalo e diz que jamais lhe dará o divórcio. Ela também afirma que fará de tudo para deixa-lo na miséria já que a mansão e outros bens estão em seu nome. Gonçalo e Renata chegam à conclusão que Josefina tem algum problema psiquiátrico por ter dito a Jerônimo que ela era “A Bonita”. Antônio diz a Isidro que o Comandante Cantú lhe garantiu que Jôse e Josefina são a mesma pessoa. Mais tarde ele visita Josefina, afirma que ela raptou um bebê e que ela e Jôse são a mesma pessoa.

Capítulo 64

Através de Luciana, Jerônimo consegue fazer um empréstimo às empresas Monterrúbio, simulando que o banco reconsiderou a solicitação. Selena se irrita ao ver Augusto flertando com Roberta. Josefina desafia Soto a confessar a Gonçalo tudo que tem feito por ela traindo sua confiança. Mais tarde, o advogado informa Matias que não poderá se divorciar de Roberta devido à cláusula de que precisam ficar juntos por dez anos. Marina diz a Alzira que poderá fazer um teste para comprovar quem é o pai de seu filho. Jerônimo está decidido a fazer qualquer coisa para reconquistar o amor de Renata. Antônio está muito magoado com Regina e decide fazê-la sofrer por tê-lo trocado por outro.

Capítulo 65

Adriana recebe alta e vai para a casa de Constanza. As empresas Monterrúbio coloca um anúncio no jornal dizendo que o banco Humanitário lhes concedeu um empréstimo e agora poderão honrar todas as dívidas. Matias fica sabendo que no contrato matrimonial não consta a cláusula que diz que o casamento só é válido se houver um bebê e outra que o mantém preso a Roberta por dez anos. Por não concordar com o relacionamento de Regina com Gonçalo, dona Carla vai viver numa casa de repouso.
Josefina e Antônio se aliam contra Regina e Gonçalo para que eles nunca possam ser felizes. Jerônimo continua determinado a reconquistar Renata. Augusto, louco de ciúmes, tenta convencê-la do contrário. Adriana e Constanza aconselham Renata a dar uma nova oportunidade a Jerônimo Honório é preso. Marina aconselha Alzira a convencer Álvaro a fazer o teste de DNA, mas ele se nega. Ao saber da prisão de Honório, Gonçalo vai até a delegacia acompanhado do Dr. Soto. O advogado fala da possibilidade que Renata também seja detida. Jerônimo prepara um jantar romântico e espera ansiosamente por Renata. Gonçalo pede ajuda a Augusto para levar Renata para longe da capital. Carlos é avisa que os vinhedos podem ser infestados por uma praga.

Capítulo 66

Renata se assusta quando seu pai a leva á força até um hangar onde Augusto a espera para que embarquem em um pequeno avião. Renata pede ao pai que
a deixe fazer uma ligação que vai definir seu futuro, mas ele não permite. Augusto leva Renata para sua fazenda. Gonçalo diz a Jerônimo que sua filha viajou para longe e pede a ele que não a procure. Augusto chega a Cruz do amor com Renata. Ela se sente aprisionada, não tem liberdade para sair ou falar com alguém fora da fazenda.
Ninguém pode saber que Renata está na fazenda, mas o filho de Alzira a vê e conta para a mãe. Gonçalo e Augusto tiraram Renata da cidade no momento certo por que “Monique” dá ordens a seu advogado que vá atrás da segunda as listas, pois Honório, que é o primeiro, já está preso. A polícia chega na empresa à procura de Renata e, ao não encontra-la diz a Gonçalo que se a estiver ocultado poderá ser processado por obstrução de justiça. Matias conversa com Roberta e pede que concorde com a anulação do casamento, mas ela se nega. Renata não vai ao encontro que tinha com Jerônimo. Preocupado, ele pede a Gonçalo que lhe diga onde ela está. Gonçalo se nega a dizer e afirma que faz isso pela segurança de sua filha. Jerônimo fica surpreso ao recebe o processo de divórcio, pois não foi nem comunicado. Decepcionado, seu único objetivo agora é descobrir quem é o assassino de seu irmão. Na fazenda, Carlos está muito preocupado com a praga que está infestando os vinhedos. Antônio diz a Josefina que não permitirá que faça Regina sofrer. E que a única coisa que quer é afasta-la de Gonçalo. Josefina quer que Antônio descubra quanto dinheiro Roberto deixou para sua filha.
Josefina vê Regina saindo da casa de Renata.

Capítulo 67

Gonçalo está aliviado por Renata estar em um lugar seguro. Matias, indiginado, diz ao pai que tentou resolver o problema do contrato matrimonial com Roberta de forma civilizada, mas ela continua fazendo chantagem. Na fazenda, todos estão preocupados com a praga que invadiu as plantações e coloca em risco a produção das uvas. Renata continua escondida na fazenda de Augusto, mas começa a se incomodar com a maneira como ele a trata e se sente angustiada. Regina comenta com Inês de Dona Carla, que viu Jôse saindo da casa de Constanza. Gonçalo visita Honório na prisão. A Dra. Marina encontra nos arquivos do consultório do Dr. Álvaro o resultado do exame que prova que ele é estéril.

Capítulo 68

Branca visita Honório na prisão e ameaça fazer mal a toda sua família. Daniel continua ajudando a polícia a encontrar Branca. Honório pede a Matias que entregue uma carta para Constanza e outra para Adriana. Marina mostra ao padre Severino o exame que comprova a esterilidade de Álvaro. Regina comenta com Constanza que viu sair de sua casa a mulher que foi amante de seu marido, Roberto. Ela descreve a mulher, Constanza fica estarrecida ao perceber que se trata de Josefina, mas não comenta nada com Regina. O advogado entrega a Josefina a petição de divórcio. Furiosa, ela se recusa a assinar e expulsa o advogado de sua casa. Marina mostra a Alzira o resultado do exame de Álvaro onde fica provado que ele não poder ser o pai do filho que está esperando. Álvaro pede a Augusto que o ajude a sair da cadeia. Diante da negativa do fazendeiro, ele ameaça contar tudo que sabe sobre ele. Jerônimo vai até a fazenda Cruz do Amor e descobre que Regina está escondida lá. Os dois discutem e ele acusa Renata de ser amante de Augusto.

Capítulo 69

Karina fica arrasada ao saber a verdade e tudo que sofreu ao lado do marido que a fez acreditar que ela não poderia ter filhos. Constanza visita Honório na prisão e fala de suas suspeitas de que Josefina seja a mulher que destruiu a vida de Regina e roubou sua filha. Renata e Jerônimo já estão divorciados e ele convencido de que foi traído por ela. Branca desconfia que Daniel está ajudando a polícia nas investigações. Augusto se declara para Renata, lhe entrega um anel de compromisso e a beija.

Capítulo 70

Karina vai até a prisão e comunicar ao marido que vai dar início ao processo de divórcio. Augusto diz a Renata que gostaria de se casar imediatamente, mas ela diz que ainda não está preparada para um novo relacionamento e prefere esperar que seu casamento religioso seja anulado. Daniel avisa Gonçalo que ele é o próximo alvo de Branca. Branca procura Constanza e a ameaça. Jerônimo, anonimamente, decide ajudar os Monterrubio a conseguir o empréstimo que precisam para evitar a falência da empresa. Regina organiza o jantar de gala da Associação. Josefina e Antônio, que agora são aliados, decidem ir mascarados. Renata comenta com Karina que está se dando uma outra oportunidade com Augusto. Marina começa a se aproximar de Jerônimo. Roberta chega à fazenda Cruz do Amor e Renata se surpreende ao ver a irmã.

Capítulo 71

Roberta diz que foi o pai que a mandou para a fazenda. Augusto confirma que atendeu o pedido de Gonçalo. Jerônimo conta a Marina o motivo pelo qual se divorciou de Renata e jura que nunca teve nada com sua cunhada. Renata conta a Roberta que Augusto a pediu em casamento. Durante o jantar de gala, Josefina pega o revólver decidida a acabar com a vida de Gonçalo e Regina. Antônio tenta impedi-la. Os dois discutem e ela diz que foi amante do marido de Regina e roubou sua filha. Dona Carla ouve a conversa e o impacto da revelação é tão forte que ela passa mal e cai da escada. O médico informa Regina que sua mãe sofreu um infarto e seu estado é grave. Jerônimo diz a Carlos que recebeu a notícia que o Dr. Álvaro foi esfaqueado na prisão e pediu para falar com ele. Mesmo em estado grave, dona Carla tenta dizer à filha que Jôse e Josefina são a mesma pessoa.

Capítulo 72

Antes de morrer, Dona Carla tenta dizer à filha que Jôse e Josefina são a mesma pessoa, mas é tarde. Augusto diz a Roberta que precisa ser mais prudente pois Renata esteva a ponto de vê-la saindo do quarto dele.
Padre Severino pede a Jerônimo que reúna todos os empregados da fazenda e informa que Álvaro está morto. Roberta conta a Renata que Matias lhe pediu o divórcio e afirma que não pretende se divorciar.
Roberta chantageia Augusto e ameaça contar a Renata que eles são amantes. Ezequiel conta a Alzira que Álvaro foi assassinado na prisão e que seu velório será em “A Bonita”. Josefina telefona para Antônio e exige que ele descubra se dona Carla conseguiu contar para Regina o que descobriu. Matias diz ao pai que o banco ampliou o crédito da empresa e agora poderão resolver todos os problemas causados por Branca.
Daniel ajuda a polícia a preparar uma armadilha para Branca. Renata aparece no velório de Álvaro. Surpreso com sua presença, Jerônimo diz que ela não é bem-vinda na fazenda.

Capítulo 73

O clima fica pesado entre Renta e Jerônimo. Renata oferece seu apoio a Karina e deixa a fazenda. Augusto fica furioso ao saber que Renata foi até “A Bonita” e ela se irrita ao perceber o controle que quer exercer sobre ela. Regina comenta com Inês que as últimas palavras de sua mãe forma Jôse e Fina. Marina está cada vez mais próxima de Jerônimo. Augusto força Renata a aceitar seu pedido de casamento, mas ela diz que ainda não está preparada para um novo relacionamento. Constanza pergunta a Regina se tem uma foto de sua filha quando era bebê. Daniel se encontra com Branca, mas ela desconfia dele. Constanza fica perplexa ao ver a foto. Jerônimo descobre que Roberta também está na fazenda Cruz do Amor.

Capítulo 74

Roberta está discutindo com Jerônimo e se surpreende ao ver a Dra. Marina. Branca é presa. César conta a Adriana que Branca foi presa e seu pai logo estará em liberdade. Constanza pensa na melhor maneira de descobrir se Jôse e Fina são a mesma pessoa sem que a cunhada desconfie. Marina está disposta a iniciar um romance com Jerônimo mesmo sabendo que ele ainda não deixou de amar a ex-esposa. Roberta procura a médica e exige que não comente nada sobre o aborto com Jerônimo. Renata sai à noite para cavalgar e encontra Jerônimo na estrada. Jerônimo acusa Renata de ter apressado o divórcio para se envolver com Augusto. Ela, por sua vez, o acusa de estar se relacionando com a médica. Jerônimo tenta convencer Renata de que Augusto não é uma boa pessoa, mas ela não acredita. Antônio comunica a Josefina que está indo embora do país e diz estar arrependido de ter se aliado a ela. Gonçalo pede a Regina que marquem a data do casamento e ela concorda.

Capítulo 75

Josefina pede a Roberta que volte imediatamente pois precisa ajudá-la a elaborar um plano. Branca é interrogada e a polícia descobre que ela tem várias identidades e já deu vários golpes. Depois de ser humilhada pelos pais de Carlos, Matilde foge da fazenda. O advogado de Branca alega que a cliente sofre de transtorno de personalidade e pede uma avaliação psiquiátrica. Honório pede perdão a Constanza e uma nova oportunidade. Padre Severino reúne os moradores do povoado para procurar Matilde. Renata decide ajudar Jerônimo se surpreende ao ver Renata no grupo. Antônio se despede de Regina. Selena descobre que Roberta está na fazenda de Augusto e fica furiosa. Constanza comenta com Honório sobre a semelhança da filha de Regina com sua sobrinha e sobre sua desconfiança que Jôse e Fina sejam a mesma pessoa.
Para se vingar de Roberta, Selena telefona para Jerônimo, diz que tem uma revelação importante para fazer e marca um encontro com ele. Jerônimo viaja para a capital para se encontrar com Selena e ela conta que seu irmão, Rafael, era o pai do filho que Roberta esperava.

Capítulo 76

Selena conta para Jerônimo que o filho que Roberta perdeu era filho de Rafael e que ela terminou o relacionamento com ele por ordem de Josefina. Jerônimo pede a Marina que reconsidere sua decisão e diga quantos meses de gravidez tinha Roberta quando perdeu o bebê. O juiz determina que Branca seja enviada para o hospital psiquiátrico do sistema penitenciário. Honório é colocado em liberdade. Gonçalo avisa Renata que já pode voltar para a capital e, conversando com o pai, ela descobre que Augusto está mentindo pois seu pai nunca enviou Roberta para a fazenda. Selena também diz a Jerônimo que é muito provável que Roberta e Augusto sejam amantes. Depois de pensar em tud oque aconteceu, Jerônimo se convence que Josefina é a assassina de Rafael.

Capítulo 77

Honório se encontra com César e ele afirma que nunca houve nada entre ele e Constanza. A Dra. Marina pede que lhe enviem o prontuário de Roberta Monterrúbio. Ela comenta com Jerônimo que Roberta já havia abortado quanto caiu da escada e foi levada para o hospital e que ela ficou estéril por ter demorado a procurar um médico quando perdeu o bebê. Jerônimo quer contar o que descobriu a Renata, mas a médica o aconselha a ter as provas em mãos antes de falar com ela. Durante a festa de aniversário do padre Severino, Jerônimo acusa Augusto de ser amante de Roberta. Carlos e Lázaro finalmente encontram Matilde na casa de uma curandeira da região. Carlos promete a Matilde que vai se casar com ela, mesmo contrariando sua família. Josefina envia uma carta anônima a Regina pedindo metade da herança que Roberto deixou para sua filha e em troca diz que lhe devolverá sua filha, mas na realidade ela está decidida a matar Gonçalo e Regina no dia do casamento.

Capítulo 78

Depois que Roberta seduz Ezequiel, ele quase é flagrado por Augusto quando pula a janela do quarto. Finalmente Branca é condenada e Gonçalo liga para Renata para dizer que já pode voltar para a capital. Augusto exige que Roberta vá embora da fazenda depois de perguntar a quem ela contou que são amantes. Ao saber que pretende voltar para a capital, Augusto decide acompanhar Renata, mas ela pede que não o faça por que ainda não ter certeza se quer se casar com ele. Marina entrega o prontuário médico de Roberta a Jerônimo e ele comprova que o bebê que Roberta perdeu era filho de seu irmão. Jerônimo vai até a fazenda procurar Renata, mas Augusto o recebe com uma arma e o expulsa. Mais tarde ele encontra Renata nos vinhedos e entrega a história clínica de Roberta.

Capítulo 79

Marina entrega a Jerônimo o prontuário médico de Roberta e ele, imediatamente ele entrega o documento a Renata para que comprove que ele não estava mentindo.

Renata fica estarrecida diante de todas as mentiras que Roberta e Josefina inventaram. Renata pede a Jerônimo que a acompanhe até a capital para esclarecer tudo com a família e pede a Augusto que a deixe ir sozinha. Augusto, mesmo contrariado, aceita por que não quer se desentender com ela até que estejam casados. Padre Severino se preocupa ao perceber que a sobrinha se apaixonou por Jerônimo. Josefina revela para Roberta que ela é sua única filha e, conta à sua maneira, dá a versão dos fatos. Chocada com o que acaba de ouvir, Roberta não pode acreditar que sua mãe foi capaz de tamanha monstruosidade. Regina está disposta a pagar o que for a Jôse para que lhe entregue sua filha.

Roberta seduz Ezequiel, ele se sente culpado pela fraqueza e comenta com Lázaro. Quando Honório visita Luciano para agradecer pelo empenho que teve para que a empresa conseguisse o empréstimo, ele descobre que Jerônimo também tem conta naquele banco.

Capítulo 80

Gonçalo telefona para Roberta e exige que vá vê-lo imediatamente no escritório. Ela pensa que o pai vai lhe dar a ajuda financeira que precisa, mas ao chegar lá se depara com Renata, Jerônimo, Matias e Gonçalo. Todos cobram dela explicações sobre tudo que fez. A princípio ela nega, mas diante das provas, conta tudo que ela e a mãe fizeram para prejudicar Renata. Depois de tudo esclarecido, Renata e Jerônimo chegam à conclusão que já e tarde para que possam ser felizes. Renta deseja que Jerônimo seja feliz com Marina. Ele aproveita para, mais uma vez, alertá-la que Augusto não é o homem que ela imagina. Matias e Gonçalo desmascaram o advogado e contam que Roberta disse que ele mudou as cláusulas do contrato nupcial. Diante dos fatos ele pressionam ao advogado a contar tudo que fez à mando de Josefina. Gonçalo fica em choque ao descobrir tudo que Josefina foi capaz de fazer. Renata e Jerônimo dizem adeus para sempre. Josefina tenta convencer Roberta a se fazer passar pela filha de Regina e diz que é a única maneira de garantir seu futuro e vingar-se de todos. Regina, por sua vez, está disposta a tudo para recuperar sua filha. Gonçalo a aconselha a tomar cuidado por que nada garante que a mulher cumprirá sua palavra. O diretor do presídio é informado que o Dr. Álvaro saiu do coma e está chamando desesperadamente por Jerônimo. Gonçalo chega á conclusão que Jerônimo foi o fiador do empréstimo que conseguiu no banco. Constanza diz a Jerônimo que Josefina seria capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer, inclusive matar. Jerônimo pede a ajuda de Constanza para investigar à fundo até encontrar o assassino de seu irmão. Josefina fala, pela primeira vez, com Regina e diz que é a mulher que roubou sua filha.

Capítulo 81

Josefina diz a Regina que está com sua filha e só dirá quem é ela quando receber a quantia em dinheiro que está pedindo. Regina está disposta a vender tudo que tem para conseguir o dinheiro e ter sua filha de volta. A mulher se identifica como Fina, mas ela nem imagina que Fina e Josefina são a mesma pessoa. Constanza promete a Jerônimo que conseguirá um documento com a assinatura de Josefina para que ele possa comparar com a carta encontrada em poder de seu irmão no dia de sua morte. Jerônimo está decidido a descobrir quem é o assassino de seu irmão. Marina diz a ele que isso poderá separá-lo para sempre de Renata. Marina pergunta se existe a possibilidade de terem um futuro juntos e ele diz que sim. Branca, que está presa, consegue telefonar para Honório. Regina decide visitar Luciana para descobrir se Jerônimo teve algo a ver com o empréstimo que a empresa recebeu do banco. Josefina planeja fazer algo para que Regina nunca possa ser feliz.

Capítulo 82

Fina e Regina se encontram em um parque. Regina confirma que ela é Jôse e Fina mostra a ela o pingente que Roberto deu a ela e a Renata. Regina exige um teste de DNA para lhe entregar o dinheiro e Josefina concorda. Constanza vai até a casa de Josefina para conseguir um documento assinado pela cunhada, mas é flagrada por Roberta. Depois Roberta conta à mãe o que aconteceu e Josefina vai até a casa de Constanza. As duas discutem e Constanza diz que não descansará até mandá-la para a cadeia. Josefina agride a ex-cunhada que fica inconsciente e ensanguentada. Ao ir ao banco para verificar a origem do empréstimo, Renta encontra Jerônimo. O empregado que roubou a muda- mãe da uva plantada em “A Bonita”, fica apavorado ao constatar que a praga atingiu a planta. Matias fica furioso ao descobrir que o empréstimo foi feito por Jerônimo. Matias se sente aliviado ao saber que poderá romper seu contrato pré-nupcial por que o advogado alterou uma das cláusulas.

Capítulo 83

Constanza comete um erro ao ameaçar Josefina afirmando que Renata é a filha de Regina que ela sequestrou. Josefina se assusta e atinge a ex-cunhada com um golpe na cabeça deixando-a inconsciente. Josefina foge sem saber se a matou. Ezequiel comenta com Lázaro que suspeita que o tipo de uva que Augusto plantou em sua fazenda é o mesmo de “A Bonita”. Lázaro decide ir ver a planta.
Josefina decide ir para um hotel por medo de ser presa. Josefina exige que Regina lhe entregue o dinheiro em quarenta e oito horas. Regina é obrigada a pedir ajuda a Jerônimo e diz por que precisa dessa quantia tão alta. Marina prepara um jantar especial para receber Jerônimo, mas ele muda seus planos e decide ficar na capital para visitar Constanza. Ele vai com Regina até o hospital e lá encontra Augusto, que tenta obriga-lo a deixar o local. Jerônimo comenta com Regina que Renata e Augusto vão se casar. Regina, Gonçalo e Matias ficam surpresos com a notícia.

Capítulo 84

A notícia do casamento de Renata e Augusto deixa a família perplexa. Gonçalo não aceita por que sabe que sua filha não está apaixonada por Augusto. Augusto observa, de longe, a conversa entre Renata e Jerônimo e, imediatamente pensa em algo para que Renata acredite que Jerônimo está apaixonado por Marina. Jerônimo empresta a Regina o dinheiro que Fina pediu para lhe devolver a filha.
Jerônimo envia para uma análise grafológica, a carta e os documentos assinados por Josefina. Na fazenda estão planejando um casamento duplo: Matilde e Carlos, Karina e Lázaro quando recebem a notícia de que Álvaro está vivo. Constanza recobra os sentidos e, com muita dificuldade, tenta contar para a família que foi Josefina que tentou matá-la. Lázaro conclui que a uva da fazenda “ A Bonita” está sendo cultivada nas terras de Augusto.

Capítulo 85

Tendo em vista o que aconteceu, Jerônimo se vê na obrigação de dizer ao padre Severino que Álvaro está vivo e ele se transformou em cúmplice dessa mentira. Constanza tenta dizer a Honório que ele e Adriana precisam tomar cuidado com Josefina, mas não consegue. Ao perceber que Jerônimo não leva a sério o relacionamento, Marina pergunta o que deve esperar dele. Constanza recebe alta, mas o médico avisa que sua reabilitação pode demorar muito tempo. Regina se oferece para fazer fisioterapia motriz e de linguagem. Diante da insistência de Inês, Regina se vê obrigada a contar que está sendo chantageada por Jôse, que exige uma grande quantia em dinheiro para dizer onde está sua filha. Marina diz a Jerônimo que vai pedir afastamento do hospital na capital para exercer a medicina no povoado.

Capítulo 86

Roberta recorda quando Rafael a pediu em casamento e disse que a faria a mulher mais feliz do mundo. Depois se embriaga e faz a mãe jurar que não matou Rafael. Jerônimo visita o Dr. Álvaro na cadeia e o médico confessa que Augusto ordenou que o agredissem para impedir que lhe contasse que seus planos são de ficar com a fazenda “A Bonita” e tudo que lhe pertence…os vinhedos, sua esposa. Ele conta também roubou o broto da videira e planeja queimar sua plantação quando sua fazenda começar a produzir a uva especial. Alzira começa a sentir as contrações e é socorrida pelos trabalhadores da fazenda que a levam para o consultório da Dra. Marina.
Karina está muito emocionada por que agora sim vai se casar com o homem que ama. Jerônimo convida Marina para viver na fazenda, mas deixa claro que isso não significa que pretende se casar. Regina já tem o dinheiro para entregar a Josefina. Renata fica sabendo que não precisam pagar nem um centavo de juro pelo empréstimo que Jerônimo fez para as Empresas Monterrúbio. Josefina obriga Roberta a ir até a casa de Constanza e pegar uma escova de cabelo de Renata. Sabendo que Álvaro está vivo, padre Severino diz a Karina que é melhor que esperem um ano para se casar. Jerônimo diz a Lázaro que Karina não é viúva, pois Álvaro está vivo.

Capítulo 87

Diante das circunstâncias, Jerônimo se vê obrigado a dizer a Lázaro que Álvaro está vivo e, portanto, não poderá se casar com Karina. A notícia deixa o capataz arrasado. Augusto fica furioso ao descobrir que o broto da videira está com a praga. Ezequiel, sem imaginar a procedência, propõe que ele vá comprar outra muda. Renata não sabe o que pensar quando a gerente do banco diz que foi Jerônimo quem emprestou o dinheiro que precisavam e que não pretende cobrar juros. Ela conta ao pai e Gonçalo também fica surpreso com a atitude de Jerônimo. Roberta é procurada pelo advogado que comunica que a partir dessa data ela e Matias já estão divorciados e que ela não tem direito a pensão nem aos bens do ex-marido. Furiosa, ela rasga o documento diante do advogado. Regina finalmente se dá conta que Jôse e Fina são a mesma pessoa quando ela mostra uma foto de família e diz que uma das meninas é sua filha, mas não especifica qual delas. Para saber qual, Regina precisa dar a Josefina o dinheiro que pediu e ela ordena que espere sua próxima ligação. Enfurecida, Roberta vai até a empresa cobrar de Gonçalo e Matias uma explicação por não ter direito a nada depois do divórcio. Gonçalo é duro dom Roberta e afirma que está colhendo o que plantou com suas atitudes. Logo depois Josefina acalma Roberta, mostrando a ela o documento da fortuna deixada por Roberto e diz que em breve receberá essa quantia somente para ela.

Capítulo 88

Karina fica desconcertada com o pedido do padre para que adie o casamento por um ano e também estranha o comportamento de Lázaro, que procura não passar muito tempo com ela. Jerônimo discute com Álvaro e diz que ele precisa cumprir a única condição imposta por Lázaro para que ninguém saiba que está vivo: não pode ter nenhum contato com Karina e mudar de identidade. Álvaro não gosta da proposta, mas acaba aceitando porque sabe que Augusto mandaria matá-lo se soubesse que está vivo. Honório diz a Adriana que embora prefira Matias, aceitará sua decisão e receberá César de braços abertos. Agora que está divorciado, Julieta tenta conquistar Matias, mas seu coração pertence a Adriana. Augusto envia a Renata um colar de esmeraldas. Ao descobrir que Roberta tem problema no coração igual seu pai, Regina se convence de que ela é sua filha e não Renata. Quando Renata diz que Roberta nasceu com um problema no coração, Regina já não tem dúvida que ela é sua filha. Josefina leva o dinheiro ao banco para que Luciana abra uma conta e se surpreende ao reconhecer a pasta onde Renata levou o dinheiro que Jerônimo lhe emprestou. Ezequiel informa Jerônimo que Augusto ordenou que roubasse um broto da videira da fazenda “A Bonita”. Jerônimo entrega a Ezequiel uma muda normal e não da uva especial que ele quer. Regina pega uma escova de Roberta para mandar fazer um teste de DNA. Roberta percebe e avisa a mãe, que fica contente com a notícia. A investigação do chefe de polícia conclui que a pessoa que atacou Constanza não é um ladrão comum e costuma frequentar sua casa. Ao perceber que o vinho não deu certo, Augusto culpa Jerônimo. O grafologista informa a Jerônimo que Josefina escreveu a carta e agora sim pode afirmar que foi ela quem matou Rafael. Carlos aconselha o amigo a reunir provas antes de denunciar Josefina às autoridades e não se esqueça que ela é a mãe de Renata.

Capítulo 89

Augusto culpa Jerônimo por ter perdido sua produção de vinho e provoca o rival dizendo que Renata agora é sua mulher e nunca voltará para ele. Ao ver a irritação de Jerônimo, Marina percebe que ele nunca esquecerá Renata. Gonçalo se sente mal ao ver que Regina não permite que ele a ajude a procurar sua filha e também está muito preocupado por que sente que ela corre perigo. Josefina troca as escovas de cabelo de Renata e Roberta e entrega a Regina. Regina vai ao laboratório para fazer o teste de DNA. Adriana está com ciúmes de Julieta e decidida a dizer a César que não pode ficar com ele por que ama Matias, mas César tem uma forte dor de cabeça e cancela o encontro. Honório pede a Constanza que, por sinais, lhe conte o que estava tentando dizer a Gonçalo. Finalmente fica provado que Josefina a atacou e que também foi ela quem roubou a filha de Regina quando a menina tinha um ano. A polícia procura Josefina. Roberta fica sabendo e avisa a mãe. Jerônimo liga para Renata e pede para que se encontrem no restaurante. Renata se emociona ao pensar que Jerônimo quer vê-la para uma reconciliação, mas ele está vindo à capital para dizer que já tem o certificado do grafologista que confirma que foi Josefina quem escreveu a carta e que tudo indica que ela é a assassina de seu irmão.. Jerônimo se vê com a incumbência de contar a Renata que foi Josefina quem escreveu a carta onde Roberta colocava um ponto final no relacionamento e que também foi ela quem matou Rafael. Renata lamenta o mal que sua mãe causou a tantas pessoas e decide reunir a família para informá-los sobre o que acaba de saber. Gonçalo conta que Josefina e Jôse são a mesma pessoa e que foi ela que roubou a filha de Regina. Ela suplica a Gonçalo que não denuncie a ex-mulher por que ela poderia fazer mal a sua filha.

Capítulo 90

Ezequiel entrega a Augusto a muda da videira que Carlos lhe deu e ele, acreditando que tem em mãos algo valiosa jura que agora vai destruir Jerônimo. Gonçalo também conta para a família que Josefina tentou matar Constanza. Renata e Jerônimo revelam que Josefina era contra o namoro de Roberta e Rafael e, por isso o matou. Ao saber o que sua mãe foi capaz de fazer Roberta sofre um infarto. Jerônimo se sente mal ao lembrar que desconfiou de Renata por ela se preocupar com seu irmão. Josefina liga para o celular de Roberta. Adriana atende e diz que ela foi levada para o hospital depois de sofrer um infarto. Josefina tenta falar com o médico, mas ele não a atende. Mais tarde, ela vai até o hospital, suborna as enfermeiras e consegue entrar no quarto. Ao vê-la, Roberta tem uma crise nervosa, diz que já sabe que ela matou Rafael, grita que a odeia e diz que não quer voltar a vê-la. Jerônimo e Renata veem Josefina saindo do hospital e entrando em um táxi, mas não conseguem alcançá-la. Matias se reconcilia com Jerônimo ao perceber o quanto ele ama Renata. Augusto descobre que Jerônimo está com Renata e fica furioso. Aurora confessa a Augusto que foi ela que destruiu sua produção de uva e que fez isso para se vingar. Renata ouve uma conversa entre Regina e Jerônimo onde ela diz que gostaria que Renata fosse sua filha e não Roberta. Jerônimo diz que também gostaria fosse assim, pois se sente incomodado por saber que a mulher que ama é filha da assassina de seu irmão.
Ao ouvir isso, Renata percebe que sempre haverá obstáculos entre eles.

Capítulo 91

Augusto culpa Jerônimo por ter perdido sua produção de vinho e provoca o rival dizendo que Renata agora é sua mulher e nunca voltará para ele. Ao ver a irritação de Jerônimo, Marina percebe que ele nunca esquecerá Renata. Gonçalo se sente mal ao ver que Regina não permite que ele a ajude a procurar sua filha e também está muito preocupado por que sente que ela corre perigo. Josefina troca as escovas de cabelo de Renata e Roberta e entrega a Regina. Regina vai ao laboratório para fazer o teste de DNA. Adriana está com ciúmes de Julieta e decidida a dizer a César que não pode ficar com ele por que ama Matias, mas César tem uma forte dor de cabeça e cancela o encontro. Honório pede a Constanza que, por sinais, lhe conte o que estava tentando dizer a Gonçalo. Finalmente fica provado que Josefina a atacou e que também foi ela quem roubou a filha de Regina quando a menina tinha um ano. A polícia procura Josefina. Roberta fica sabendo e avisa a mãe. Jerônimo liga para Renata e pede para que se encontrem no restaurante. Renata se emociona ao pensar que Jerônimo quer vê-la para uma reconciliação, mas ele está vindo à capital para dizer que já tem o certificado do grafologista que confirma que foi Josefina quem escreveu a carta e que tudo indica que ela é a assassina de seu irmão.

Capítulo 92

Jerônimo se vê com a incumbência de contar a Renata que foi Josefina quem escreveu a carta onde Roberta colocava um ponto final no relacionamento e que também foi ela quem matou Rafael. Renata lamenta o mal que sua mãe causou a tantas pessoas e decide reunir a família para informá-los sobre o que acaba de saber. Gonçalo conta que Josefina e Jôse são a mesma pessoa e que foi ela que roubou a filha de Regina. Ela suplica a Gonçalo que não denuncie a ex-mulher por que ela poderia fazer mal a sua filha. Ezequiel entrega a Augusto a muda da videira que Carlos lhe deu e ele, acreditando que tem em mãos algo valioso jura que agora vai destruir Jerônimo.  Gonçalo também conta para a família que Josefina tentou matar Constanza. Renata e Jerônimo revelam que Josefina era contra o namoro de Roberta e Rafael e, por isso o matou. Ao saber o que sua mãe foi capaz de fazer Roberta sofre um infarto.

Capítulo 93

Jerônimo se sente mal ao lembrar que desconfiou de Renata por ela se preocupar com seu irmão. Josefina liga para o celular de Roberta. Adriana atende e diz que ela foi levada para o hospital depois de sofrer um infarto. Josefina tenta falar com o médico, mas ele não a atende. Mais tarde, ela vai até o hospital, suborna as enfermeiras e consegue entrar no quarto. Ao vê-la, Roberta tem uma crise nervosa, diz que já sabe que ela matou Rafael, grita que a odeia e diz que não quer voltar a vê-la. Jerônimo e Renata veem Josefina saindo do hospital e entrando em um táxi, mas não conseguem alcançá-la. Matias se reconcilia com Jerônimo ao perceber o quanto ele ama Renata. Augusto descobre que Jerônimo está com Renata e fica furioso. Aurora confessa a Augusto que foi ela que destruiu sua produção de uva e que fez isso para se vingar. Renata ouve uma conversa entre Regina e Jerônimo onde ela diz que gostaria que Renata fosse sua filha e não Roberta. Jerônimo diz que também gostaria fosse assim, pois se sente incomodado por saber que a mulher que ama é filha da assassina de seu irmão. Ao ouvir isso, Renata percebe que sempre haverá obstáculos entre eles.

Capítulo 94

Renata se preocupa com a possibilidade de seus filhos herdarem a índole assassina de sua mãe. Branca liga para a casa de Honório e quando a polícia investiga a ligação descobre que foi feita de dentro do hospital psiquiátrico. Depois de ser agredida violentamente por Augusto, Aurora é levada por Carlos e Lázaro para “A Bonita”. Não satisfeito com a agressão, Augusto ordena a Ezequiel que mate Aurora. Adriana diz a Matias que ele é o amor da sua vida. Gonçalo decide que os dois representem a empresa na Convenção de Exportadores que acontecerá no litoral. Marina telefona para Jerônimo e pergunta o que ele decidiu em relação a Renata. Regina convence Roberta a ir para sua casa para poder cuidá-la. Roberta gosta de Regina como se fosse sua mãe e quer tirar o sobrenome de Josefina de seus documentos. Marina volta ao povoado e Jerônimo é muito sincero com ela e diz que seu corpo, alma e coração pertencem a Renata.

Capítulo 95

Roberta tem medo de voltar para a mansão e encontrar Josefina. Regina insiste para que fique em sua casa. Renata também é benvinda para que possa cuidar da irmã. Ezequiel pede ajuda a Lázaro para não cumprir a ordem de Augusto de matar Aurora. Lázaro leva Aurora para longe do povoado e Ezequiel diz a Augusto que cumpriu suas ordens. El conta que jogou o corpo no mar e como prova entrega a ele o relógio que ela usava. Karina descobre que Lázaro foi embora com Aurora e desconfia que existe algo entre eles e, por isso, ele adiou o casamento. O padre diz a ela que não existe ninguém mais fiel que Lázaro. Josefina dá dinheiro a Raquel para que   entregue uma carta a Roberta. Roberta chantageia Renta para que se afaste de Jerônimo, fazendo-a acreditar que seus filhos poderiam herdar a maldade da avó. Ela também entra em contato com Augusto e pede que venha para a capital para ajudá-la a separar Jerônimo e Renata. Regina recebe o resultado do exame de DNA onde fica provado que Roberta é sua filha.

Capítulo 96

Augusto está de viagem marcada para a capital, mas não pode embarcar por causa de uma forte gripe. Karina está desolada pois acredita que há algo entre Lázaro e Aurora. Adriana diz a César que decidiu ficar com Matias. A notícia faz o rapaz sentir um mal-estar e ele desmaia. Renata e Jerônimo estão muito apaixonados e ele jura que já terminou seu relacionamento com Marina. Marina confidencia a Elza que está grávida.

Capítulo 97

Augusto ouve quando Marina diz que espera um filho de Jerônimo. Roberta não aprova que Renata se reconcilie com Jerônimo pois é noiva de Augusto. Gonçalo conta a Matias, Honório e Constanza que Roberta e Renata estão vivendo com Regina. Inês diz a Regina que Renata parece mais sua filha que Roberta. Marina diz ao padre que não se arrepende de ter se apaixonado por Jerônimo. Adriana conta a Renata que está saindo com Matias. Josefina, que é fugitiva, entra em contato com Roberta pela internet e ouve quando Regina presenteia a filha com uma medalha. Josefina diz a Roberta que matou Rafael por que ela planejava fugir com ele. Josefina também atacou Constanza, que assim como Matias, tem certeza que Roberta não é filha de Regina. Carlos informa Jerônimo que o Dr. Álvaro se transferido de presídio para garantir sua integridade. Renata se encontra com Augusto e ele, mais uma vez, diz que a ama. Renata desconversa quando Augusto diz que a ama. Depois ele procura Roberta e decide contar a Renata que Marina espera um filho de Jerônimo. Renata acredita que Jerônimo ainda não saiba da gravidez de Marina, mas Augusto trata de convencê-la de que é mais uma das mentiras de Jerônimo. Josefina liga para Roberta e diz à filha que nem pense em traí-la. Roberta senta nojo de si mesma por ser tão parecida com a mãe, mas mesmo assim conta em detalhes tudo que está acontecendo na casa de Regina e promete que não permitirá que Renata lhe roube o amor de Regina.

Capítulo 98

Honório está preocupado por que desconfia de Roberta e tem medo que volte a fazer mal a alguém da família. César tem lapsos de memória e sofre um desmaio quando está conversando com Adriana. Matias e Adriana vão à convenção de exportadores representando as Empresas Monterrúbio. Manuela pede ao padre que conte a Karina que seu casamento com Lázaro foi adiado por que o Dr. Álvaro está vivo. Josefina compra um revólver e jura para si mesma que desta vez não vai falhar. Renata visita Marina para se certificar se Jerônimo é o pai do filho que espera. Marina confirma mas pede a ela eu guarde segredo. Renata trava uma batalha consigo mesma, mas decide que por motivo nenhum quer voltar a se separar de seu marido. Gonçalo diz a Honório que não sabe onde viverá com Regina depois do casamento. Honório o aconselha a não ceder a mansão para Josefina pois é uma assassina e vá viver lá com Regina. Alzira entra em trabalho de parto. Lázaro e Karina a levam para o consultório médico. Renata chega na fazenda e conta a Jerônimo que Marina espera um filho dele.

Capítulo 99

Enquanto Karina, Lázaro e a enfermeira ajudam Alzira, Marina está com Augusto se negando a ser sua aliada para separar Renata e Jerônimo. Depois da notícia da gravidez de Marina, Renata e Jerônimo decidem que enfrentarão juntos mais esse obstáculo. Gonçalo coloca a mansão em nome de Renata. Roberta está a cada dia mais enciumada e reclama com Augusto que seu plano para separar Renata e Jerônimo não está funcionando. Matias e Adriana precisam passar a noite no litoral por causa de uma avaria na lancha que os levaria para o hotel. Honório recebe a certidão ode nascimento onde consta que ela é sua filha e leva seu sobrenome. Constanza diz a ele que gosta de Adriana como se fosse sua filha. Jerônimo pergunta a Renata como ficou sabendo da gravidez de Marina. E, ao saber que foi Augusto quem contou, tem a certeza que o fez para separá-los.

Capítulo 100

Durante a convenção, Matias pede Adriana em casamento e ela aceita. Roberta conta para a mãe que a mansão que pensava herdar no processo de divórcio, Gonçalo passou para o nome de Renata. Marina decide contar ao tio que espera um filho de Jerônimo. Jerônimo procura Marina, diz que quer dar seu nome ao filho e garante que nunca faltará nada a ela e à criança. Augusto encontra Renata e diz que nunca pensou que ela voltasse para Jerônimo depois de descobrir que Marina espera um filho dele.
Renata deixa claro que nada poderá separá-los e diz a Augusto que já não podem ser amigos. César continua tendo um comportamento estranho e Adriana desconfia que algo está acontecendo com ele. Luciana informa Gonçalo e Honório que Josefina abriu uma conta no banco com a mesma quantia que ela entregou a Regina. Lázaro conta a Karina que Álvaro está vivo.

Capítulo 101

Karina entra em choque ao saber que Álvaro está vivo e recrimina Lázaro por ter escondido dela a verdade. Roberta decide ficar com o colar que Augusto deu a Renata. Jerônimo está decidido a proteger Marina e seu filho. Renata rompe definitivamente sua amizade com Augusto e ele enfurece. Se tranca em seu escritório e não quer ver e nem falar com ninguém. Álvaro não quer voltar para a cadeia e espera que Jerônimo o ajude, mas ele se nega por ter a certeza que o médico é um delinquente. Renata fica chocada ao saber que foi Augusto quem mandou matar Álvaro. A gerente do banco acredita que Regina poderá bloquear a conta de Josefina provando que o dinheiro que sacou do Banco Humanitário é exatamente a mesma que Josefina depositou em sua conta. Regina está disposta a denunciar Josefina por mais esse crime. Roberta conta para mãe o que pode acontecer, mas ela pede eu não se preocupe pois no dia do casamento de Gonçalo e Regina tudo vai mudar. César tem lapsos de memória cada vez mais frequentes. No final da convenção dos exportadores, Matias dá a Adriana um anel de compromisso. Regina continua se recusando a acreditar que Augusto tenha mandado matar o Dr. Álvaro. Elvira, a mãe de Carlos, volta ao povoado decidida a transformar Matilde numa dama para que seja digna de seu filho. Depois de agredir o médico, Álvaro foge da cadeia e deixa o povoado em um bote.

Capítulo 102

Para agilizar o processo e poder ficar com a herança que é de Renata, Roberta decide começar a usar o sobrenome Gama e Soberón. Adriana se surpreende quando percebe que César não se lembra que ela lhe disse que seu coração pertence a Matias e continua acreditando que são namorados. Augusto está disposto a tudo para separar Renata de Jerônimo para que ela refaça a vida a seu lado. Para protegê-la de Álvaro, Jerônimo convence Karina a voltar a viver na fazenda. Karina decide viver a vida e como legalmente é viúva, pergunta a Lázaro se ainda quer se casar com ela. Matias comunica à família que ele e Adriana estão comprometidos. Jerônimo e Renata chegam à casa de Regina para ajudá-la a se vestir de noiva. Roberta não consegue esconder seu ciúmes, pois é visível que Regina gosta mais de Renata do que dela quem acredita ser sua filha. Renata encontra o colar de esmeraldas que ganhou de Augusto no quarto de Roberta e pede explicações. Josefina, vestida de freira, chega à igreja onde Regina e Gonçalo vão se casar e se mistura às pessoas do coral. No final da cerimônia ela atira em Gonçalo e Regina. Gonçalo consegue empurrar Regina para protegê-la e ele é atingido na cabeça. Josefina tenta fugir em um táxi, mas Jerônimo e Honório vão atrás dela, chamam a polícia e ela é presa. Gonçalo e Regina estão gravemente feridos e são levados para o hospital. Os dois são operados de emergência. O estado de Regina não é tão grave, mas Gonçalo talvez não sobreviva. César está com Selena quando sente uma insuportável dor de cabeça e desmaia.

Capítulo 103

Gonçalo e Regina são levados para o hospital. Regina tem a bala extraída e está fora de perigo, mas Gonçalo não pode ser operado e seu estado é considerado muito grave. Enquanto isso, Josefina é levada presa e amaldiçoa Jerônimo por ter ajudado a polícia. Constanza e Honório se perguntam como Josefina descobriu o local e Constanta horário do casamento. Honório suspeita que Roberta seja a informante contando para Josefina tudo que acontece na casa. Selena leva César para o hospital onde é submetido a vários exames. Como Josefina tem uma vasta lista de crimes graves cometidos, é levada para a penitenciária onde aguardará julgamento. Roberta está decidida a ocultar de Renata e Regina que são mãe e filha, por que ela não quer ser apontada como filha de uma assassina.

Capítulo 104

Antônio pede licença no seminário para pedir perdão a Regina e contar sobre os outros crimes que Josefina cometeu. Branca, que está na unidade psiquiátrica, vê Josefina e começa com ela uma amizade de conveniência. Josefina arruma confusão com a presa que comanda a ala onde se encontra. Ao ver o pai inconsciente, Renata começa a relembrar o dia em que se conheceram e o amor incondicional que nasceu entre eles. Álvaro foge da cadeia. Depois de assaltar uma senhora ele vai a um bar e começa a beber. Lázaro entrega a Karina o anel de compromisso. Augusto vai ao hospital embora Renata tenha pedido a ele que não voltasse a procurá-la. Jerônimo pede a ele que vá embora e Renata o apoia. Ao sair, ele encontra Roberta e pede que a leve para longe do hospital. Renata, por sua vez, passa a noite cuidando de Regina. Isidro continua muito desconfiado de Roberta.

Capítulo 105

Antônio confessa a Regina que se aliou a Josefina. Mesmo Jerônimo sendo contra, Regina insiste em visitar Josefina na prisão. Renta questiona Josefina sobre a maneira que sempre a tratou e Josefina mais uma vez mente ao dizer que fez isso para que ninguém desconfiasse que Roberta não era sua filha biológica. Ela também culpa Renata por Roberto tê-la abandonado. Durante uma conversa com Isidro, Antônio diz que, conhecendo o grau de crueldade de Josefina, sabe que mesmo presa ela é capaz de continuar sua vingança. O médico diz a Selena e Adriana que os resultados dos exames de César são preocupantes. Roberta visita a mãe na prisão, mas quando Josefina se aproxima ela lhe dá uma bofetada.

Capítulo 106

Roberta visita a mãe na prisão, lhe dá uma bofetada por ter disparado contra Gonçalo e com cinismo diz que seu plano não funcionou pois os dois continuam vivos. Adriana telefona para o pai de césar para contar que seu filho tem um tumor no cérebro. Augusto volta a procurar Renata, mas Honório pede a ele que se afaste de sua sobrinha e a deixe ser feliz e em paz com seu marido. Álvaro continua obcecado com a ideia de reatar se casamento e paga um homem para espionar Karina e Lázaro. O Tribunal Eclesiástico intima Jerônimo para depor sobre a anulação de seu casamento. Ele e Renata contam ao Arcebispo tudo que aconteceu. O religioso fica estarrecido ao saber que a própria mãe acusou a filha injustamente.

Capítulo 107

Josefina e Branca decidem se aliar para fugir da prisão e concluir a vingança contra a família Monterrúbio. O médico conversa com Adriana, Constanza e o pai de César para dizer que o tumor é inoperável e ele tem pouco tempo de vida. Benjamim decide que o filho não deve saber do diagnóstico. Depois de conversar com Renata, o Arcebispo agora quer ouvir a versão de Jerônimo. Jerônimo conta para Regina que vai ter um filho com a médica do povoado. Leôncio, o homem que Álvaro contratou como informante, pede emprego na fazenda “A Bonita”.

Capítulo 108

César e o pai fazem as pazes. Roberta e Augusto continuam fazendo de tudo para que Renata e Jerônimo não sejam felizes. Leôncio começa a trabalhar na fazenda e, imediatamente, informa Álvaro que em uma semana acontecerá o casamento de Karina e Lázaro. Jerônimo decide pagar a festa de casamento que acontecerá na fazenda. Karina está preocupada por que Álvaro pode ficar sabendo e pode aparecer na festa mesmo sabendo que está sendo procurado pela polícia. O julgamento de Josefina se aproxima e se todos estiverem dispostos a depor contra ela com certeza será condenada. Antonio também está disposto a dizer o que sabe desde que não seja envolvido e condenado. Josefina se envolve em briga com uma das líderes da cadeia, acaba numa cela de castigo e começa a fingir que perdeu a razão. Gonçalo finalmente abre os olhos, mas está completamente desligado do mundo à sua volta. O médico diz que não é possível afirmar por quanto tempo ele continuará nesse estado. Renata acredita na recuperação de seu pai. Renata e Jerônimo voltam para “A Bonita” para o casamento de Karina e Lázaro. Roberta avisa Augusto e ele garante que fará Renata abandonar Jerônimo para sempre. Jerônimo conta ao Arcebispo todos os incidentes que marcaram seu relacionamento com Renata desde o dia em que se conheceram, passando pela morte de seu irmão e seu desejo de vingança. Ele termina dizendo que os dois e amam apesar da mãe de Renata ser a assassina de seu irmão.

Capítulo 109

Regina percebe a angustia de Renata por causa do bebê que Jerônimo vai ter com Marina e tem uma conversa com ela. Roberta se encontra com Selena em um Spa e conta que não é filha de Josefina e sim de Regina. Roberta convida Selena para almoçar, mas ela não aceita e diz que nunca voltarão a ser amigas. Diego chega nesse momento e Roberta descobre que os dois estão namorando. Adriana pede a Matias que continuem fingindo que ela é namorada de César por que não pode abandoná-lo nesse momento. Para que César seja feliz em seus últimos dias de vida, Adriana faz com que acredite que são namorados. A princípio Matias é contra, mas depois ele aceita a decisão de Adriana. Augusto, mais uma vez, está planejando algo para separar Renata e Jerônimo durante ao casamento de Karina e Lázaro. Álvaro está decidido a deixar o país com Karina e tenta conseguir passaportes falsos para eles. Roberta se recusa a depor contra Josefina. Começa o julgamento de Josefina e ela estranha ao ver Antônio vestido de sacerdote. Durante o julgamento Regina chama Renata de filha e ela diz que adora que a chame assim.

Capítulo 110

Carlos, ao fazer uma mistura química sofre uma queimadura nas mãos e sua mãe começa a acreditar na maldição que atinge os homens que se aproximam de Matilde. Adriana finge ser a namorada de César e Julieta passará como namorada de Matias para que César não sinta ciúmes. Determinado a separar Renata do marido, Augusto pede que Roberta descubra qual é o perfume preferido de Jerônimo. Durante o julgamento, Josefina finge ser Regina e pede a ela que lhe devolva sua filha. O advogado de defesa solicita que ela seja submetida a uma avaliação psiquiátrica. Augusto comenta com Ezequiel que a segunda muda que roubaram da fazenda “A Bonita” parece diferente do primeiro. Álvaro deduz que Karina já sabe que ele está vivo e mesmo assim vai se casar com Lázaro. Ao ver uma foto de Roberto, Renata tem uma vaga lembrança de quando era um bebê e aprendia a andar no jardim com a ajuda do pai. Gonçalo recobra a consciência e repete várias vezes para Renata: “seu pai sou eu”.

Capítulo 111

Honório não concorda que escondam de César que tem um grave problema de saúde e nem que o façam acreditar que Adriana é sua namorada. Benjamin propõe ao filho que abram um restaurante onde ele entraria com o capital e César seria praticamente o dono. Renata está falando com Regina sobre Roberto quando Gonçalo abre os olhos e diz a ela que é seu pai. É a primeira vez que Gonçalo se conecta com o que acontece à sua volta e isso é muito positivo. Antonio é enviado para apoiar o padre Severino. Roberta envia uma mensagem para Augusto informando o perfume preferido de Jerônimo e o de Renata. Marina descobre que está grávida de gêmeos e para Renata está sendo difícil lidar com essa realidade. Renata reclama com Jerônimo por ter ido para a cama com Marina. Ele diz que ela fez o mesmo com Augusto. Renata nega e afirma que nunca houve intimidade entre eles. Roberta pressiona Augusto para que faça algo de concreto para separar Renata e Jerônimo. Embora Ezequiel afirme que ninguém mencionou o nome de Aurora, Augusto começa a duvidar de sua lealdade. com a ajuda de Leôncio, Álvaro começa a colocar em ação seu plano para fazer mal a Karina. Augusto prepara uma surpresa desagradável para Renata que a fará abandonar Jerônimo para sempre.

Capítulo 112

Ele também planeja fazê-la perder os sentidos no meio da plantação para que possa fazê-la sua mulher. Diante da incredulidade de todos, Josefina é declarada doente mental e passará o resto de seus dias na ala psiquiátrica do presídio feminino. A notícia deixa Regina abalada. Na fazenda começam os preparativos para o casamento de Karina e Lázaro. Augusto não gosta da atitude de Renata e teme que ela tenha descoberto que ele mandou matar Aurora e o Dr. Álvaro. Marina vai ao casamento de Karina e Lázaro e sua presença incomoda Renata. Durante o casamento, Álvaro, disfarçado com juiz, sequestra Karina. Todos os convidados tentam, em vão, alcançá-los. Germano propõe sociedade a Honório e Matias. Roberta também quer trabalhar nas empresas Monterrúbio. Regina pede a ela que trabalhe no Centro Esperança, mas ela dá uma desculpa e não aceita. César está com tudo pronto para a inauguração do restaurante. Na ala psiquiátrica da prisão, Branca e Josefina se colocam às ordens do diretor. Branca se encarrega de contar ao diretor que Josefina é uma mulher muito rica e não se incomodaria de dividir seu dinheiro com ele. Augusto fica irritado por Álvaro ter atrapalhado seus planos para possuir Renata. Depois da confusão do sequestro, Marina começa a ter contrações.

Capítulo 113

Tudo indica que Álvaro fugiu a cavalo levando Karina com ele. Antes de fugir ele dispara contra Lázaro, que é atingido de raspão. Josefina promete dar dinheiro ao diretor da ala psiquiátrica do presídio em troca de poder fazer algumas ligações e também sair algumas vezes da prisão. Josefina oferece dinheiro e Branca aceita fazer sexo com ele. O Dr. Eusébio proíbe Marina de sair da fazenda “A Bonita” enquanto não a examine. Gonçalo promete pensar na proposta de Germano. Honório diz que não confia nele. Roberta pede a Honório que a deixe trabalhar na empresa. Mas tanto ele como Matias e Adriana não confiam nela. Josefina consegue falar com Roberta e pede dinheiro a ela. Roberta é grossa com a mãe, e Josefina ameaça contar a verdade para Regina. Augusto não consegue entender como expediram o atestado de óbito de Álvaro se ele está vivo. Augusto está preocupado com a frieza com que Renata o trata. Ao questioná-la, Renata diz que é porque Jerônimo está convencido que ele é um assassino e que também roubou o “sarmento” de sua fazenda. augusto nega tudo mas começa a desconfiar de Ezequiel e ameaça contar a todos que ele é um ex-presidiário e um criminoso perigosos embora ele tenha sido preso apenas por que roubou por esta com fome. Álvaro se embriaga e leva Karina para uma cabana abandonada. Ele a mantém amarrada, mas ela se aproveita de sua bebedeira para desatar o nó e fugir. Lázaro e Carlos estão pelo campo procurando por Karina, quando ouvem um pedido de socorro.

Capítulo 114

Marina, ao que tudo indica, teve um descolamento de placenta e precisa ficar em repouso absoluto. Josefina pede a Roberta que leve parte de seu dinheiro para o presídio pois precisa pagar o diretor. Gonçalo, graças aos cuidados da família, está se recuperando muito rápido. Corina chega ao Centro “A Esperança” com seu filho nos braços e contando uma história muito triste. Constanza, imediatamente, se encanta com o bebê. Inês e Regina prometem ajudar Corina em tudo que puderem. Renata começa a acreditar na inocência de Augusto quando Jerônimo conta que Ezequiel e Lázaro levaram Aurora para longe do povoado por que Augusto tinha ordenado ao empregado que a matasse.

Capítulo 115

Renata não consegue acreditar que Augusto tenha mandado matar o Dr. Álvaro e Aurora. Regina quer agilizar os trâmites para que Roberta receba no dia de seu aniversário a herança deixada por seu pai. Carlos e Lázaro estão quase desistindo de procurar Karina quando ouvem seus gritos de socorro. a polícia chega quando Álvaro está ameaçando Lázaro e Karina com um revólver. Gonçalo conversa com Honório e Matias e aceita Germano como sócio da empresa. Roberta também consegue a aprovação do pai para trabalhar na empresa apesar de Honório e Matias serem contra pois não confiam nela. Augusto denuncia o responsável por ter emitido o falso atestado de óbito do Dr. Álvaro. César compra um anel de compromisso para Adriana e Matias acha que chegou a hora de contar que ele está com um problema muito grave de saúde.
Augusto chega á conclusão que Ezequiel falou demais e, portanto, é um traidor.

Capítulo 116

Constanza, imediatamente, se encanta com o bebê. Inês e Regina prometem ajudar Corina em tudo que puderem. Renata começa a acreditar na inocência de Augusto quando Jerônimo conta que Ezequiel e Lázaro levaram Aurora para longe do povoado por que Augusto tinha ordenado ao empregado que a matasse. Renata não consegue acreditar que Augusto tenha mandado matar o Dr. Álvaro e Aurora. Regina quer agilizar os trâmites para que Roberta receba no dia de seu aniversário a herança deixada por seu pai. Carlos e Lázaro estão quase desistindo de procurar Karina quando ouvem seus gritos de socorro. a polícia chega quando Álvaro está ameaçando Lázaro e Karina com um revólver. Gonçalo conversa com Honório e Matias e aceita Germano como sócio da empresa. Roberta também consegue a aprovação do pai para trabalhar na empresa apesar de Honório e Matias serem contra pois não confiam nela. Augusto denuncia o responsável por ter emitido o falso atestado de óbito do Dr. Álvaro.

Capítulo 117

César compra um anel de compromisso para Adriana e Matias acha que chegou a hora de contar que ele está com um problema muito grave de saúde. Augusto chega á conclusão que Ezequiel falou demais e, portanto, é um traidor. Augusto decide denunciar Álvaro e as pessoas que o acobertaram para que ninguém soubesse que ele estava vivo e que o protegiam. Constanza está muito animada com a filha recém-nascida de Corina, a mulher que veio ao centro para pedir ajuda depois de não ter ninguém a quem recorrer, então Inés diz à amiga que existem maneiras de fazer as coisas e que é perigoso para ela ter essa responsabilidade. Jerónimo leva Marina para a casa paroquial sem suspeitar que iria se encontrar com António, que ainda não sabe que o pai dos bebés do médico é Jerónimo. Por outro lado, Augusto conversa com Roberta e a convence a inventar um plano contra Ezequiel para que Renata acredite que o homem não é confiável e volte a confiar em Dunant.

Capítulo 118

Renata e Jerónimo jantam quando Manuela lhes conta a oferta que fez a Marina de poder trazer a sua comida diariamente para que se alimentasse bem, mas depois chega uma convocação da delegação que coloca Jerônimo em apuros. Vendo que o plano de melhora de Cesar está fugindo do controle, Adriana resolve falar com Benjamín, o pai do jovem, e lhe dizer que não pode aceitar o anel de noivado que ele vai lhe dar no dia da posse de seu restaurante, portanto, o homem recusa totalmente e pede que leve tudo até o fim. Roberta e Regina vão ao banco para iniciar os trâmites do trust, então a jovem coloca suas digitais em alguns papéis para poder comprovar que ela e Regina Gamba são a mesma pessoa. Depois de passar vários dias em casa, Goncalo se recupera e decide voltar para as empresas Monterrubio onde todos os seus funcionários o recebem com amor e carinho. Ao entrar no elevador, Roberta esbarra no novo companheiro de seu pai, que lhe empresta sua jaqueta depois de espalhar café na jaqueta da jovem.

Capítulo 119

Antonio chega a ‘A Bonita’ e Renata se encarrega de mostrar-lhe parte da paisagem que a envolve, então, no meio da conversa, ele a aconselha a ler alguns livros e relembrar sua infância e os poucos momentos que viveu ao lado de seu pai. Regina obriga a funcionária a tirar as coisas de Josefina que ainda estão em casa, no meio dos objetos, surge uma caixa na qual a mulher encontra as roupas da filha quando era bebê. Carlos decide falar com Jerónimo para que contratem outra pessoa enquanto ele se recupera das mãos, por isso o noivo de Matilde decide telefonar para um amigo que aceita o emprego. Renata atropela acidentalmente um jovem enquanto levava Antonio para a cidade. Depois de ajudá-lo a se recuperar, ela o leva para Cruz de Amor e fica sabendo que ele é filho de seu amigo Augusto. Renata presencia a forte discussão que o filho de Augusto, Aníbal, tem com ele, então ela deixa a fazenda Cruz de Amor muito chateada ao ver a reação negativa que Dunant teve com a notícia, então ela lhe oferece asilo em ‘A Bonita’ enquanto consertam sua motocicleta.

Capítulo 120

Ezequiel fica muito assustado quando tem que ir testemunhar no caso de Álvaro Nesme, pois suspeita que Augusto sabe que o enganou não só com o médico, mas também com a suposta morte de Aurora e o roubo da videira. A mulher que veio ao centro ‘La Esperanza’ fazendo-se passar por Corina encontra-se no hospital psiquiátrico com o diretor e com Branca e Josefina, que percebem que o bebê não é realmente sua filha. Regina conversa com Constanza e mostra-se muito preocupada ao ver que sua cunhada está muito envolvida com Corina, então decide pedir que ela saia do centro, mas ela não aceita. Roberta sai para jantar com German e aproveita para fazer o papel de vítima na frente dele, então o homem guardar uma imagem da jovem que não é realmente. Renata e Jerónimo vão passear pela fazenda, mas ao apreciar a paisagem encontram o corpo de Ezequiel pendurado numa árvore. Adriana conta ao pai e a Constanza que encontraram Roberta jantando com German, então Honório conta que ele é mulherengo e que tem dinheiro porque é a mulher que é rica. Por outro lado, Jerônimo e Renata dão a trágica notícia a Alzira, que desmaia por completo ao saber que o marido está morto. Augusto começa a se lembrar de como tudo planejou para que todos na cidade pensassem que o marido de Alzira havia se suicidado. Cesar vai ao médico com o pai com a desculpa de que são exames para o seguro de vida que seu pai adquiriu, porém, ele percebe que o procedimento que eles realizaram é o mesmo do início e conversa com o médico que diz a ele que está doente. Josefina chega às empresas Monterrubio para pedir à filha Roberta parte do dinheiro que guardou para ela, para que a jovem não tenha outra opção senão fazer o que a mãe quer. O velório de Ezequiel é realizado na casa de Alzira, que apesar de ter rancor do falecido marido, concorda em ser vigiada na casa em homenagem aos filhos. Augusto Dunant chega ao velório de Ezequiel e fala com Alzira para dizer-lhe que assumirá o estudo de seus dois filhos e que ela continuará recebendo o salário de seu falecido marido. Quando Roberta entrega a caixa cheia de dinheiro para Josefina, ‘a empregada de Regina’, a vê e conta para Regina, que opta por não falar nada sobre o assunto.

Capítulo 121

Depois de ser denunciado por Augusto, Jerônimo é preso. O advogado tenta tirá-lo da prisão sob fiança, mas o pedido é negado e ele continuará detido enquanto a investigação estiver em curso. Roberta reafirma para Renata que Ezequiel aproveitou que estava embriagada para violentá-la. Pago por Augusto, o médico da cadeia depõe contra Jerônimo e diz que foi dele a ideia de fazer com que todos acreditassem que Álvaro estava morto. O advogado diz a Isidro que as impressões digitais de Roberta Monterrúbio e Regina Gamba não são iguais e se isso se confirmar ficará provado que Roberta não é filha de Regina Soberón. Regina pede a Luciana que deposite o dinheiro que foi recuperado na conta de Jerônimo. Roberta ouve a conversa e imagina qual será a reação de sua mãe quando souber. Isidro confirma alguns detalhes com Inês e diz que provavelmente Renata seja a filha biológica de Regina. Josefina liga para Roberta e ela pede á mãe que não volte a fazê-lo. Josefina conversa com Roberta e diz que se ela não quiser ficar sem nada deve fazer tudo que lhe pedir. Na sequência, Roberta sai com uma caixa de presente. A empregada vê Fina do lado de fora da mansão dentro de um carro acompanhada de um homem. Isidro e Inês pedem para a empregada que os avisem se voltar a vê-la. Durante a festa pelo casamento de Gonçalo e Regina, Roberta faz César se sentir mal ao dizer que Adriana está comprometida com Matias.

Capítulo 122

Constanza permite que Corina fique com a filha, mas pede a ela que não saia do quarto. Ela aproveita para vasculhar as gavetas. Alguém da procuradoria é pago para que Jerônimo passe muitos anos na prisão pela suposta morte do Dr. Álvaro. Augusto também paga alguém para que investigue a vida de Marina. Ele propõe a Aníbal e Alison que fiquem na sua fazenda para que possam se conhecer melhor, mas na realidade ele quer saber tudo que acontece na fazenda “A Bonita”. Augusto propõe a Alison que fique mais tempo em sua fazenda para que possam se conhecer melhor, mas na realidade ele quer saber o que está acontecendo na vida de Renata. Marina visita Jerônimo na prisão e lá se encontra com Renata. Marina está se sentindo muito infeliz e decide ir embora do povoado. Depois de encontrar na internet a informação que estava procurando, Augusto entra em contato com Saúl, um antigo namorado de Marina, e paga para que ele a reconquiste e a leve para bem longe.

Capítulo 123

Benjamim explica ao filho por que Adriana se passou por sua namorada quando na verdade está noiva de Matias. César procura o médico e ele confirma que está com um tumor que não pode ser operado e o aconselha a viver intensamente. Depois que Jerônimo conta para Renata que o médico da prisão o acusou de ser o responsável de tudo, Renata promete que fará de tudo para provar sua inocência. Renata visita Álvaro na cadeia e pede a ele que diga a verdade. Álvaro pergunta em troca de quê lhe faria esse favor. Álvaro exige dinheiro em troca de seu depoimento. Renata aceita. O homem que Augusto comprou para incriminar Jerônimo o avisa sobre a questão envolvendo o médico da prisão e Augusto ordena que ele faça o que for necessário par que Jerônimo apodreça na cadeia.

Capítulo 124

Augusto paga a primeira parcela a Saúl para que leve Marina para longe do povoado. Constanza está cada vez mais apegada ao bebê de Corina e isso preocupa Honório. Roberta diz a Josefina e já está quase sem dinheiro no banco por que sua conta foi esvaziada. Branca e Josefina instruem Roberta do que deve fazer para pegar dinheiro da empresa. César decide realizar seu sonho de abrir um restaurante e vai fazer um curso em Paris. Lázaro e Karina se casam na delegacia e Renata é uma das testemunhas. Saúl está fazendo o possível para convencer Marina a refazer sua vida com ele. Isidro pede a Antonio que consiga as impressões digitais de Renata para poder comprovar que ela é a filha biológica de Regina.

Capítulo 125

Benjamim e os amigos de César comparecem à inauguração de seu restaurante. Ele agrade a todos que o ajudaram e logo depois do brinde ele sofre um desmaio. César é levado para o hospital, mas não sobrevive. Germano aproveita que Gonçalo e Regina viajaram e procura Roberta. Depois de receber o dinheiro que pediu, Álvaro será uma das três testemunhas a favor de Jerônimo. Antonio fala com Jerônimo sobre as pretensões de Saúl, diz que classe de homem ele é e pede que o afaste de Marina. Antonio também fala da maneira que encontrou para conseguir as impressões digitais de Renata e pede a ele que a convença a fazer um eletrocardiograma sem que ela suspeite.

Capítulo 126

No presídio, Branca, Josefina e o psiquiatra pagam Corina por ter realizado o trabalho para o qual a contrataram e pedem a ela que vá para longe da cidade. Constanza encontra a criança chorando e um bilhete de Corina dizendo que precisou viajar e volta quando puder. Honório não gosta nada da situação, mas não se atreve a dizer nada a Constanza. Renata e Antonio entregam o dinheiro a Álvaro para que conte a verdade sobre Jerônimo e o médico do presídio.

Capítulo 127

Enquanto isso, Saúl segue as ordens de Augusto e está tentando de tudo para reconquistar Marina e levá-la para longe do povoado. Matias, Adriana e Julieta acompanham Benjamim para jogar as cinzas de César em um parque da cidade. Álvaro depõe, diz o que realmente aconteceu e isenta Jerônimo de qualquer culpa. O médico do presídio é preso e assim Augusto não poderá levar seu plano adiante. Priscila coloca uma substância na bebida de Carlos. Roberta começa a executar o plano de Branca e Josefina para desfalcar a empresa Monterrúbio.

Capítulo 128

Alzira procura Augusto e exige que ele lhe pague o salário de seu marido. Jerônimo sai da cadeia. Renata vai buscá-lo e os dois se beijam apaixonadamente. Marina os vê e sofre muito com a situação. Saúl a aconselha a ir embora do povoado com ele. Benjamim pede a Julieta que gerencie o restaurante para que o sonho de seu filho possa prosperar. Germano aluga um apartamento para seus encontros com Roberta. A substância que Priscila coloca na bebida de Carlos provoca uma forte reação alérgica. Renata e Jerônimo presenteiam Lázaro e Karina com uma viagem de núpcias.

Capítulo 129

Jerônimo recebe um aviso do Tribunal Eclesiástico que seu casamento religioso não está anulado. Ele decide então que voltarão a se casar pelo civil e farão uma grande festa na fazenda. Saúl comenta com Augusto que Marina viu Renata e Jerônimo se beijando. Aníbal decide ficar mais alguns dias na fazenda Cruz do Amor. Ao saber que Priscila já foi namorada de Carlos, Matilde fica furiosa e devolve o anel de noivado. Convencida por Saul, Marina deixar o povoado e faz com que todos acreditem que foi embora com ele. Inês conversa com Constanza e a aconselha a repensar seu envolvimento com a filha de Corina pois isso pode lhe trazer muitos problemas. Roberta entrega ao advogado um cheque do dinheiro que roubou da empresa e este diz a Fina e Branca que esse é o passaporte para que possam sair durante à noite.

Capítulo 130

Tudo indica que Corina abandonou a filha com Constanza. Esta, por sua vez, está encantada com a menina e nem se dá conta que não tem como localizar a mãe dela. Regina volta com Gonçalo da lua de mel e, ao ficar sabendo que Constanza está com a criança lhe dá alguns dias para que encontre Corina. Renata e Jerônimo convidam toda a família para a cerimônia de seu casamento civil. Roberta avisa Augusto que fica furioso com a notícia. Com a intenção de conseguir as impressões digitais de Renata, Antônio pede sua ajuda para pegar as digitais das crianças do povoado. Julieta comenta com Matias e Adriana que viu Roberta entrando no prédio onde mora e que ela entrou no apartamento usando suas próprias chaves. Adriana imagina o que isso significa. Augusto prepara um plano para se apoderar de Renata e dá instruções a Saúl do que deve fazer. Depois de pensar bastante, Marina diz a Saúl que fará com que todos acreditem que aceitou sua proposta, mas deixa claro que só quer sua ajuda para chegar na capital

Capítulo 131
Jerônimo diz a Augusto que seu casamento na igreja não foi anulado e que está convidado para a cerimônia civil já que ele e Renata vão se casar novamente e farão uma festa para comemorar. Marina avisa o tio que decidiu aceitar a proposta de Saúl e vai embora com ele para a capital. Padre Severino e Jerônimo tentam convencer Marina a ficar no povoado, mas ela não aceita. Quando Saúl vai prestar contas com Augusto, Aníbal ouve a conversa e, como não confia em seu pai, se preocupa com o que ele possa estar planejando. Priscila, muito astuta, decide ir para um hotel mas continuará trabalhando na fazenda. Ela também age de má fé e fala mal de Matilde para Carlos. Matias e Adriana estão checando os clientes que precisam pagar na semana e Roberta se oferece para falar com eles. Matias fica desconfiado. Regina conversa com Constanza e dá uma data limite para que ela encontre Corina e devolva a criança. Regina também pretende procurara mãe da criança e se não encontrar avisará as autoridades que estão com uma criança abandonada. Augusto se desculpa com Alzira e lhe dá o dinheiro que havia prometido.

Capítulo 132
Marina coloca Jerônimo numa situação difícil e pede que escolha entre ela e os filhos ou Renata. E, se escolher Renata nunca mais saberá nada de seus filhos. Constanza se queixa da atitude de Honório e de toda a família com relação ao bebê de Corina. Gonçalo e Honório tentam fazê-la pensar melhor no problema em que está se metendo, mas Constanza está irredutível e decide não ir ao casamento de Renata. Josefina liga, anonimamente, para a polícia e denuncia Constanza com sequestradora da filha de Corina. Matilde e Carlos continuam brigados. Priscila aproveita a oportunidade para beijar Carlos sabendo que Matilde os observa. Augusto se reúne novamente com Saúl para afinar os detalhes do plano que elaborou para tirar Renata de Jerônimo. Aníbal os vê e pergunta que maldade vão fazer. A polícia vai até o Centro A Esperança procurar por Regina. Outros policiais vão até a casa de Constanza, dizem que está sendo acusada de ter sequestrado a criança que traz nos braços e a levam presa.

Capítulo 133
Inês pede ao advogado do centro que tente resolver o problema de Constanza e depois trata de avisar Regina e Honório. Germano finalmente fica sabendo do problema ao ouvir uma conversa de Beth com Isidro e vai com seu advogado até a delegacia para tentar resolver o caso de Constanza. Augusto para um capanga para que lhe faça um serviço à noite. Toda a família de Renata está na fazenda. Matias dá de presente a Adriana um filhote e na coleira um anel de noivado. Regina entrega a Renata o vestido de noiva que comprou para ela. Saúl telefona para Jerônimo e marca um encontro na cafeteria do povoado. Aníbal flagra Roberta e Augusto se beijando e ouve seu pai dizer a ela que quer que seja testemunha do que é capaz de fazer para separar Renata e Jerônimo. Renata faz um teste de gravidez por que tem sentido muito enjôo e junto dom Adriana e Regina veem que o resultado deu positivo. Regina planeja contar a Jerônimo quando o juiz os declarar marido e mulher, mas chega quando o juiz chega à “Bonita” ninguém encontra Jerônimo. Logo depois contam a Renata que ele foi visto no povoado com Marina e levavam malas. Augusto e Roberta se divertem com a situação.

Capítulo 134
Todos se organizam para procurar Jerônimo. Honório é avisado da prisão de Constanza e pega o primeiro avião para a capital. Gonçalo fica surpreso com a notícia de que seu genro será pai de gêmeos com outra mulher e também ao saber que sua filha está grávida. Constanza corre o risco de ser condenada à pena máxima e ela nega ter sequestrado a bebê. Inês informa Regina que o Centro foi lacrado e que existe uma ordem de prisão contra ela por cumplicidade. Aníbal descobre que Renata é irmã de Renata e lembra que a viu beijando Augusto. Embora todos pensem que Jerônimo foi para a capital com Marina, Renata acredita no seu amor e teme que algo ruim aconteceu com ele. Branca informa Josefina que tem o dinheiro que roubou de Gonçalo guardado em uma caixa postal. Saúl aparece bêbado diante de Renata e, na presença de todos , afirma que Jerônimo fugiu com Marina.

Capítulo 135
Saúl chega bêbado na fazenda “A Bonita” e diz a Renata que Jerônimo e Marina os abandonaram. Ele diz que no povoado todos dizem que Marina deu um ultimato a Jerônimo e ele a escolheu para poder ficar perto de seus filhos. Matias expulsa Saúl da fazenda e vai até o aeroporto checar a lista de passageiros onde comprova que os dois viajaram juntos. Renata não consegue acreditar que Jerônimo tenha feito algo assim. O advogado que está cuidando do caso de Constanza consegue ter acesso aos vídeos do condomínio para usá-los como argumento de defesa. Gonçalo também está investigando pois acredita que deve ser alguém muito próximo a Constanza e Regina, alguém muito interessado em prejudicá-las. A primeira suspeita recai sobre Josefina e Branca, mas logo é descartada por que as duas estão presas na unidade psiquiátrica. As mulheres do Centro “A Esperança” também decidem ajudar e vão procurar Corina na vila onde mora. Enquanto isso, Augusto está furioso porque a gravidez de Renata é um empecilho para que se reaproxime dela. Aníbal precisa se confessar para dizer ao padre Severino que desconfia que Augusto teve algo a ver com o motivo que impediu que Jerônimo e Renata se casassem na fazenda “A Bonita”. O ginecologista diz a Renata que sua gravidez está correndo bem, mas não poderá viajar para a capital antes de fazer um eletrocardiograma por causa de uma arritmia.

Capítulo 136
Renata insiste em voltar para a capital, mas seu médico diz que primeiro terá que se submeter a um eletrocardiograma já que descobriu que ela tem o mesmo problema que Roberta. Antonio conclui que essa é uma prova que Renata é a filha de Regina. Aníbal diz ao padre Severino que Augusto e Saúl tiveram algo a ver com o desaparecimento de Jerônimo. Karina diz a Matilde que ela caiu na armadilha de Priscila e a aconselha a lutar pelo amor de Carlos. Depois de flagrar os dois se beijando, Julieta diz a Adriana que Germano e Roberta são amantes e se encontram em um apartamento no mesmo edifício onde ela mora. Josefina provoca um incêndio na ala onde está reclusa e aproveitando o tumulto ela e Branca conseguem fugir. Branca recupera a chave do cofre onde está o ouro, mas Josefina a surpreende e quando ela perde a consciência a empurra do alto da ponte provocando sua morte. Depois ela procura Roberta e pede que a esconda onde ninguém a conheça. Renata se atormenta relembrando momentos de quando ela e Jerônimo estavam juntos, mas agora está convencida que ele fugiu com Marina.

Capítulo 137
Depois de ser submetida a um eletrocardiograma, o médico diz a Renata que pode viajar para a capital, mas deve procurar um especialista para iniciar um tratamento. Aníbal está tentando encontrar algo que possa provar que Augusto foi o responsável pelo desaparecimento de Jerônimo e, finalmente ele consegue encontrar a senha de acesso ao computador. Com o desaparecimento de Jerônimo, Augusto tem mais possibilidades com Renata, mas a gravidez o incomoda pois ela terá um filho de Jerônimo. Por isso tem que encontrar uma solução para esse problema. Roberta esconde Josefina no apartamento de Germano, mas pede a ela que não saia do quarto da empregada. As autoridades começam a averiguar se um dos corpos encontrados carbonizados na prisão é de Josefina. Isidro entrega ao advogado as impressões digitais de Renata e pede e as compare com a da certidão de nascimento da filha de Regina. Josefina está feliz por ter se livrado de todas as pessoas que atrapalharam seus planos e agora está prestes a abrir o cofre de Branca e ficar com todo seu dinheiro. Inês tem medo que Josefina tenha conseguido fugir do presídio. Matias e Adriana estão convencidos que Germano e Roberta são amantes. Augusto está decidido a se aproveitar da fragilidade de Renata e do ódio que está sentindo de Jerônimo para conquistá-la.

Capítulo 138
Augusto propõe a Renata que o aceite como pai de seu filho. Renata á princípio resiste, mas no fundo fica emocionada com a atitude dele. Ao falar com Álvaro pelo telefone, Karina se preocupa e pede ao padre Severino que vá visitá-lo. Aníbal descobre nos registros do computador de Augusto que ele investigou a vida de Saúl e Marina. A polícia finalmente prende a suposta Corina e ela confessa que o diretor do presídio lhe deu a criança e que há duas mulheres envolvidas no golpe: Josefina e Branca. Beth conta a Honório que Germano a assedia, depois vê Roberta e Germano se beijando. Gonçalo autoriza Roberta a viajar com Germano para fechar um contrato fora da cidade. Honório informa Gonçalo que encontraram Branca morta, mas não há nenhuma pista do paradeiro de Josefina.

Capítulo 139
Corina diz que o diretor da Unidade Psiquiátrica roubou o bebê e entregou a ela para que a deixasse na casa de Constanza. Ela conta também que fina e Branca planejaram tudo para prejudicar Constanza. Depois de tudo esclarecido, Cosntanza deixa a prisão. Matilde e Carlos se reconciliam. Aníbal volta a entrar no computador de Augusto e descobre que ele também é o responsável pelo casamento de Renata não ter acontecido e conta ao padre Severino. Alison fica sabendo que Augusto é tão vil que fará qualquer coisa para ter o que deseja e nesse caso é Renata. Padre Severino pede a Antonio que vá a capital buscar Marina. Na caixa que Regina entregou a Renata com fotos antigas estava a certidão de nascimento de Roberta. Ao vê-la, Antonio se dá conta que Roberta é a filha de Josefina e, imediatamente, avisa Isidro. Gonçalo, preocupado com o que Josefina possa fazer contra sua família, contrata seguranças. Renata continua se negando a acreditar que Jerônimo tenha ido embora por sua própria vontade e pensa que ele tenha sido sequestrado.

Capítulo 140
Com o dinheiro que roubou de Gonçalo com a ajuda de Branca, Josefina compra uma passagem de avião para fugir com Roberta para a Suíça. Renata, muito emocionada, se despede dos empregados da fazenda e diz que nunca mais voltará à Bonita. Augusto expulsa Aníbal de sua fazenda. Ele vai se despedir de Alison e ela pede que ele fale com Carlos e fique trabalhando na fazenda. Padre Severino visita Álvaro na prisão e conta que Ezequiel se suicidou. Álvaro diz ao padre que com ele preso e Ezequiel morto Augusto já não tem nenhuma testemunha de suas maldades. Isidro envia ao investigador as impressões digitais que estão na certidão de nascimento original de Roberta.
Antonio visita Marina e descobre que ela viajou com Saúl e não sabe nada de Jerônimo. Josefina telefona para Roberta e Germano ouve boa parte da conversa sem que ela perceba. Antonio visita Renata na mansão dos Monterrúbio e conta que Jerônimo não fugiu com Marina.

Capítulo 141
Antonio diz a Renata que Saúl mentiu e que Jerônimo nunca viajou com Marina. Enquanto isso, no litoral, Sabina viu quando Jerônimo foi brutalmente agredido e o levou para sua casa para cuidar dos ferimentos. Ele está a três dias desacordado, mas a senhora continua tentando fazer com que ele reaja. Augusto pagou Saúl para que viajasse com Marina com identidade falsa e voltasse no voo seguinte para contara Renata que seu marido tinha fugido com Marina. Matias, Adriana e Honório não sabem como dizer a Gonçalo que Germano tentou seduzir a secretária e que ele e Roberta são amantes. Augusto manda o capataz verificar se na fazenda “A Bonita” já conseguiram produzir o vinho São Rafael. O investigador viaja para o litoral para descobrir quem agrediu Jerônimo. Honório conversa com o cliente para que assinem o contrato e descobre que o documento já foi assinado. Roberta conta a Augusto que Renata já encontrou Marina e sabe que Jerônimo não está com ela. Imediatamente, Augusto entra em contato com um funcionário do aeroporto e pede que apague todos os vídeos do dia 25.

Capítulo 142
Inês convence Regina a pergunta a Gonçalo quem aparece na foto que Josefina lhe deu e ele confirma que é Roberta e não Renata. Gema decide acompanhar o marido na sua suspeita viagem de negócios, mas ele consegue fazer com que ela desista. Matias, Adriana e Honório também decidem segui-lo. Marina tenta descobrir o paradeiro de Saúl e fica sabendo que ele provavelmente deve estar em algum cassino de Las Vegas. Matilde explica a Sabina porque adiou mais uma vez seu casamento e cita Lázaro, Carlos e Renata. Jerônimo delira e fala esses mesmos nomes. Sabina ouve Jerônimo falar o nome de Lázaro e conta a Matilde o que está acontecendo. Depois de conversar com o padre Severino, Alzira decide investigar a morte do marido. Regina e Gonçalo visitam Inês e Isidro para saber por que eles não acreditam que Roberta seja filha de Regina.

Capítulo 143
Na casa de Sabina, Jerônimo ainda muito machucado começa a falar o nome de Renata, Matilde, Lázaro e da “Bonita”. Sabina pergunta a Matilde se ele é o homem que estão procurando. Honório, Adriana e Matias estão convencidos que Roberta e Germano são amantes e que irão passar o final de semana juntos no Vale Bravo. Eles vão até lá e conseguem fotografar os dois se beijando. Gema também decide ir ao Vale Bravo, descobre que está sendo traída e diz a Germano que não quer continuar casada com ele. Josefina planeja matar Renata e fugir com Roberta para a Suíça com o dinheiro quer roubou de Branca e a herança que Roberto deixou para sua filha. Isidro se certifica que as digitais de Roberta não coincidem com as que estão na certidão de nascimento da filha de Regina. Antonio e Isidro comunicam a Regina e Gonçalo que Renata é sua filha biológica. Marina e Renata vão a Las Vegas para falar com Saúl. Aníbal conta a Carlos que viu Saúl conversando com Augusto e ouviu quando seu pai dizer a ele que se encarregaria de impedir o casamento. Retiram o computador de Augusto e o levam para “A Bonita com o intuito de descobrir o que ele fez com Jerônimo. Alzira se aproxima do capataz da fazenda Cruz do Amor para tentar descobrir tudo que Augusto fez de mal. Carlos pede a Priscila que deixe a fazenda por que a situação entre ela e Matilde está insuportável. Constanza conta a Gonçalo e Regina que Roberta e Germano são amantes.

Capítulo 144
Marina e Renata chegam ao Cassino e, com a ajuda dos seguranças, conseguem que Saúl seja preso para ser interrogado. Saúl explica como ajudou Augusto a preparar uma armadilha para a Jerônimo. Elas querem que Saúl volte com elas para testemunhar contra Augusto, mas ele consegue fugir. Gonçalo, acompanhado de policiais, vai procurar Josefina no apartamento de Germano, mas não a encontram por que ela se esconde no quarto da empregada. Roberta decide ir com a mãe para a Suíça assim que receber a herança de seu pai. Ela também enfrenta Gonçalo e Regina e diz que se apaixonou por Germano. Antes de deixar a fazenda, Priscila tenta mais uma vez seduzir Carlos e lhe pede um beijo. Renata está muito confusa e sofre ao relembrar quando começava a aprende a andar na casa de Roberto e Regina. Gonçalo e Regina explicam a Renata como descobriram que Roberta não é a menina que foi sequestrada e que as digitais comprovam que ela é sua verdadeira filha.

Capítulo 145
Regina e Gonçalo finalmente contam a Renata que suas memórias da infância são reais e que ela é a verdadeira filha de Regina. Adriana pede a Selena que a ajude a confirmar se Roberta e Augusto são cúmplices e estão fazendo de tudo para que Renata e Jerônimo não sejam felizes. Selena, além de confirmar as suspeitas de Adriana, conta que Roberta era amante de Augusto enquanto ele estava cortejando Renata e pedindo que se casasse com ele. Germano vai até o apartamento e encontra Josefina. Ela diz que é amiga de Roberta, mas ele tem a impressão que já a conhecesse. Logo depois ele lembra quem é ela e conta para Honório, mas não a encontram por que Roberta já se encarregou de esconder a mãe. Germano conversa com Roberta e rompe relações. Carlos tem os documentos que comprovam que Augusto e Saúl estão envolvidos no desaparecimento de Jerônimo e entrega ao investigador. Roberta ouve Renata dizer a Carlos que devem denunciar Augusto e Saúl. Imediatamente telefona para augusto e conta o que acaba de descobrir. Quando a polícia chega para prendê-lo, já não o encontram na fazenda Cruz do Amor. Carlos e Lázaro vão até a casa de Sabina para comprovar se Jerônimo é o homem que ela salvou. Gonçalo e Honório pedem ajuda de Luciana para que possam capturar Roberta quando ela for sacar o dinheiro que Roberto deixou para sua filha.

Capítulo 146
Renata conversa com Jerônimo pelo telefone e consegue fazer com que ele reaja. Enquanto Renata viaja para o local onde o marido está, augusto está em alto mar afiando uma espada. Ao saber da viagem da irmã, Roberta avisa Augusto.

Capítulo 147
A caminhonete onde está Renata é interceptada por homens armados. Aníbal é agredido e Renata é raptada. Jerônimo ouve os gritos, mas nem imagina o que está acontecendo.

Capítulo 148
Renata é levada para o iate onde está Augusto. Aníbal consegue reconhecer o homem que está no barco e diz a Alison que já o viu na fazenda de seu pai. Lázaro desconfia que foi Roberta quem avisou Augusto que Renata estava voltando para a fazenda. Karina diz a o que está grávida.

Capítulo 149
Em alto mar, Augusto tenta convencer Renata que comprou o iate para ela. Renata responde que prefere estar morta do que a seu lado. Regina e Gonçalo decidem não contar a Roberta que Jerônimo está vivo pois sabem que ela contaria para Augusto e colocariam em perigo a vida de Renata. Augusto tenta de todas as formas reconquistar Renata.

Capítulo 150
Carlos e Matias pressionam o capataz da fazenda Cruz do amor e ele confirma que Augusto está a bordo de um barco que se chama “Renascer” e conta para Alzira que augusto matou Ezequiel. Um homem entrega passaporte falso onde Renata aparece como esposa de Augusto Duran. Aníbal consegue arrancar alguns cabos da casa de máquina do barco, mas é flagrado e levado até Augusto que o fere com a espada. Jerônimo enfrenta Augusto e sua vida corre perigo.

Capítulo 151
Jerônimo e Augusto continuam se enfrentando. Augusto está a ponto de atingir Jerônimo com a espada, mas ele é mais rápido e fere Augusto mortalmente. Dias depois… Jerônimo e Renata estão felizes na fazenda. Aníbal visita o túmulo do pai e jura que é a última vez que o fará. Carlos e Matilde finalmente se casam no mesmo dia que Luz, a filha de Alzira é batizada. Renata e Jerônimo dizem a Alison e Aníbal que vão custear seus estudos Josefina diz a Roberta que peça a Regina uma grande festa para comemorar seus 25 anos e que convide Renata pois nesse diz pretende acabar com a vida dela.

Capítulo 152
Álvaro está organizando um grupo de Alcoólicos Anônimos na cadeia supervisionado por Antônio. A fundação de Inês “Aqui ninguém se rende” é inaugurada. Renata e Jerônimo dizem a Alison e Aníbal que vão custear seus estudos. Durante a festa, Josefina chega disfarçada e ninguém a reconhece. Roberta ainda não sabe que não é a filha biológica de Regina. Gonçalo e Regina pensam em contar a verdade depois da festa. Roberta ouve Renata chamar Regina de mamãe, e Regina chamá-la de filha.

Capítulo 153
Roberta ouve quando Regina e Renata se chamam de mãe e filha e questiona as duas. Regina conta que descobriu que Renata é sua filha biológica. Regina e Roberta dão a oportunidade a Roberta de começar uma nova vida sem culpas desde que conte onde está Josefina. Roberta mente e diz não saber nada sobre o paradeiro de sua mãe desde o julgamento. Esse comentário faz com que elas constatem que está mentindo. No jardim da mansão está tudo pronto para a comemoração dos 25 anos de Roberta e Renata.

Capítulo 154
No jardim da mansão está tudo pronto para a comemoração dos 25 anos de Roberta e Renata. Um grupo musical vai se apresentar e entre os integrantes está Josefina disfarçada. Gonçalo fala amorosamente com Roberta e pede que diga onde está sua mãe. Renata pega o microfone e apresenta Jerônimo como o melhor e mais lindo esposo do mundo. Roberta pede perdão por todo mal que fez aos dois e diz que já sabe onde está Josefina. Um grupo musical vai se apresentar e entre os integrantes está Josefina disfarçada. Gonçalo fala amorosamente com Roberta e pede que diga onde está sua mãe. Renata pega o microfone e apresenta Jerônimo como o melhor e mais lindo esposo do mundo. Roberta pede perdão por todo mal que fez aos dois e diz que já sabe onde está Josefina.

Capítulo 155
Nesse momento Josefina aponta um revólver para Renata. Roberta a vê e se coloca na frente da irmã para protegê-la. A bala atinge Roberta mortalmente. Josefina acaba disparando contra a própria filha. Matias e Jerônimo imobilizam Josefina e a desarmam. Roberta morre diante de todos os convidados. Josefina acaba enlouquecendo e está na unidade psiquiátrica do presídio de onde provavelmente nunca sairá pois se recuperará de ter matado a própria filha. Renata tem um parto prematura e dá a luz no mesmo dia que Marina.

Capítulo 156

A emissora não divulga resumo do último capítulo.

Compartilhar.