Nada feito: cinco novelas que a Globo desistiu de reprisar no Vale a Pena Ver de Novo

17/11/2023 às 13h44

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Giovanna Antonelli como Helô em Salve Jorge

Paraíso Tropical (2007) foi a novela escolhida pela Globo para substituir Mulheres Apaixonadas (2003) no Vale a Pena Ver de Novo. Mas, até bater o martelo, o canal considerou outras possibilidades – uma delas foi Salve Jorge (2012), que acabou voltando para a gaveta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Giovanna Antonelli como Helô em Salve Jorge (divulgação/Globo)

Trata-se de um processo comum quando a Globo precisa selecionar um novo título para sua tradicional faixa de reprises. Cada trama escolhida significa outras tantas descartadas, e pelos mais variados motivos.

Relembre agora cinco novelas que estavam na “agulha” para o Vale a Pena Ver de Novo, mas acabaram perdendo a vez na programação da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dancin’ Days

Dancin' Days - Gloria Pires, Reginaldo Faria e Sonia Braga

Sônia Braga, Gloria Pires e Reginaldo Faria em Dancin’ Days (Divulgação / Globo)

Um dos principais clássicos da obra de Gilberto Braga, Dancin’ Days, por muito pouco, não ganhou um repeteco “tardio”. A produção de 1978 chegou a ser cotada pela Globo para uma reprise em 1997, quase 20 anos depois de sua exibição original – algo incomum na época, quando a emissora dava preferência por títulos exibidos entre dois e cinco anos antes.

A ideia da emissora era celebrar os 20 anos da obra, em julho de 1998. Por isso, Dancin’ Days foi escalada para substituir a primeira reprise de A Viagem (1994), a partir de setembro de 1997.

LEIA TAMBÉM:

Porém, a ideia não foi adiante, já que Gilberto Braga tinha planos para produzir um remake do folhetim – algo que acabou não acontecendo. Com isso, a Globo optou por Fera Ferida (1993) para o Vale a Pena Ver de Novo.

[anuncio_2]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Explode Coração

Explode Coração - Ricardo Macchi e Tereza Seiblitz

Ricardo Macchi e Tereza Seiblitz em Explode Coração (Divulgação / Globo)

Novela que ditou moda por conta dos belos figurinos da cigana Dara (Tereza Seiblitz) e sua família, Explode Coração (1995) era uma trama bastante pedida para os fãs para um repeteco na Globo. O que, curiosamente, nunca aconteceu, apesar do sucesso que a trama alcançou em sua exibição original.

Mas foi por pouco. Em maio de 2000, a Globo enviou cinco novelas para a análise do Ministério da Justiça – era o início da classificação indicativa que determinava o horário de exibição dos programas de TV. Os títulos eram: A Próxima Vítima (1995), Roque Santeiro (1985), Corpo a Corpo (1984), De Corpo e Alma (1992) e Explode Coração.

As duas primeiras foram reprisadas, mas as demais acabaram sendo descartadas pela Globo. Isso porque, depois da reprise de Roque Santeiro, a emissora resolveu “inovar” e lançar a reprise do Você Decide no Vale a Pena. Foi um fiasco, que acabou sendo substituído pelo repeteco de A Gata Comeu (1985).

Thumbnail Video Youtube

 

Estrela-Guia

Guilherme Fontes e Sandy protagonizaram Estrela-Guia

Guilherme Fontes e Sandy protagonizaram Estrela-Guia (divulgação/Globo)

No final de 2003, já estava tudo certo para que Estrela-Guia (2001) substituísse a reprise de Anjo Mau (1997) no Vale a Pena Ver de Novo. A ideia era dar visibilidade à dupla Sandy e Jr, que estava em fase de renovação do contrato com a emissora, mas fora do ar, já que o seriado que estrelavam havia sido encerrado.

A Globo, então, queria os irmãos de volta na programação, reprisando a novela de Ana Maria Moretzsohn na qual Sandy era a mocinha Cristal e Junior vivia o coadjuvante Zeca. O canal também planejava a volta da série estrelada pelos dois irmãos cantores.

Mas, na época, Sandy e Jr. estavam mais voltados ao início da carreira internacional e não renovaram o acordo com a Globo. Diante disso, a emissora resolveu que “não faria publicidade grátis” para a dupla e cancelou a reprise de Estrela-Guia. No lugar, Corpo Dourado (1998) reestreou, em janeiro de 2004.

Porto dos Milagres

Porto dos Milagres - Antonio Fagundes e Cássia Kis

Antonio Fagundes e Cássia Kis em Porto dos Milagres (Divulgação / Globo)

Sucesso de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, Porto dos Milagres (2001) foi considerada pela Globo para substituir Força de um Desejo (1999) no Vale a Pena Ver de Novo, no início de 2006. No entanto, a intenção da Globo esbarrou nos critérios da classificação indicativa.

Em análise, o Ministério da Justiça apontou que Porto dos Milagres trazia “relação íntima, linguagem degradante e violência (assassinato, suicídio, agressão verbal e física)”, e, por isso, foi considerada imprópria para menores de 12 anos. Na época, atrações com o selo 12 anos só podiam ir ao ar depois das 20h, o que inviabilizou uma reprise à tarde.

Com o veto a Porto dos Milagres, a Globo recorreu a uma “re-reprise” de A Viagem (1994), que estreou em fevereiro de 2006. A trama espírita, então, se tornou a segunda novela da Globo a ganhar uma “segunda reprise” no Vale a Pena – a primeira foi A Gata Comeu, em 2001.

Salve Jorge

Salve Jorge

Rodrigo Lombardi e Nanda Costa em Salve Jorge (divulgação/Globo)

Antes de bater o martelo e optar por Paraíso Tropical para substituir Mulheres Apaixonadas, a Globo considerou exibir Salve Jorge no Vale a Pena Ver de Novo. A escolha gerou polêmica, já que a trama esteve longe de ser considerada um sucesso e foi alvo de inúmeras críticas em sua exibição original.

Porém, a emissora tinha a intenção de “testar” a popularidade da trama de Gloria Perez, que é um verdadeiro fenômeno no Globoplay. O folhetim estrelado por Nanda Costa figura entre as novelas mais vistas da plataforma há anos.

Mas, de acordo com o portal Notícias da TV, a emissora mudou de ideia e optou por Paraíso Tropical, por considerar que a história de Gilberto Braga e Ricardo Linhares é mais adequada para o período do verão. No entanto, não está descartado um retorno de Salve Jorge logo na sequência.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.