De novo: próximas novelas da Globo já começam com erros de escalação
28/10/2023 às 17h46

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com as atuais novelas abaixo do esperado em audiência, a Globo já mira seus esforços em suas respectivas substitutas. Renascer, A Vovó Sumiu e No Rancho Fundo são as próximas apostas da emissora para tentar reverter a má fase.
Juliana Paes em A Dona do Pedaço (Reprodução / Globo)No entanto, todas estas produções parecem já terem começado errado. O elenco escalado mal foi anunciado e já foi alvo de rejeição por parte do público, que fez barulho nas redes sociais. Muitos não concordaram, por exemplo, com a escolha de Juliana Paes para viver Jacutinga, personagem de Fernanda Montenegro na primeira versão de Renascer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cadê as veteranas?

Fernanda Montenegro como Jacutinga em Renascer (reprodução/Globo)
Juliana Paes roubou a cena como Maria Marruá nos primeiros capítulos de Pantanal (2022). Por isso, o autor Bruno Luperi e o diretor Gustavo Fernandez resolveram repetir a parceria e convidaram a atriz para o remake de Renascer, que estreia em janeiro de 2024.
Porém, o papel entregue a Juliana causou polêmica. A estrela viverá Jacutinga, uma cafetina interpretada por Fernanda Montenegro na versão original da trama. Trata-se de uma das personagens centrais, já que ela é uma espécie de mãe de Maria Santa (Duda Santos), uma das protagonistas.
LEIA TAMBÉM:
● Aos 92 anos, primeiro Agostinho de A Grande Família nunca mais foi visto na TV
● A dívida impagável que a Globo ainda tem para acertar com Faustão
● Ninguém gostou: 10 vezes que a Globo foi rejeitada pelo público
Mas, nas redes sociais, muita gente achou Juliana Paes jovem demais para a personagem, que pede uma atriz com mais idade. Fernanda Montenegro tinha 64 anos quando viveu Jacutinga, enquanto Juliana Paes tem 44.
A maior reclamação é que a direção da novela “rejuvenesceu” a personagem enquanto atrizes veteranas se veem com cada vez menos espaço na telinha. Rosamaria Murtinho, por exemplo, já reclamou várias vezes que não é mais escalada para novelas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://www.youtube.com/watch?v=ptU6MwQV6d0
[anuncio_2]
Responsabilidade

Rafa Kalimann em cena vetada de Vai na Fé (Divulgação / Globo)
A Vovó Sumiu, escrita por Daniel Ortiz, deve substituir Fuzuê no ano que vem. A trama já está com sua produção avançada e grande parte do elenco escalado. Arlete Salles, Juliana Paiva, Nathalia Dill e Raphael Logam são alguns dos nomes já confirmados no elenco principal.
No entanto, um dos nomes anunciados acabou provocando debate nas redes sociais. Trata-se de Rafa Kalimann, influenciadora digital que participou do “lendário” BBB20. A apresentadora e atriz foi anunciada como uma das vilãs do folhetim.
A polêmica aqui se deu porque Rafa ainda é inexperiente como atriz e fará um papel importante, com responsabilidade na trama. O ideal seria que a estrela fizesse sua estreia em novelas num personagem menor, para adquirir mais experiência.
Nas redes sociais, muita gente comparou a situação de Rafa com a de Jade Picon, que foi escalada para um dos papéis principais de Travessia (2022), mas não convenceu, fazendo sua personagem perder força ao longo da trama.
Figurinha repetida

Bella Campos em Vai na Fé (Reprodução / Globo)
O público foi pego de surpresa com o cancelamento de O País de Alice, trama de Lícia Manzo que já estava em pré-produção para substituir Elas por Elas. Em seu lugar, o autor Mário Teixeira foi convocado às pressas para criar uma trama nos moldes de Mar do Sertão (2022), que fez sucesso na faixa das seis.
Ao mesmo tempo em que a nova novela foi anunciada, o nome de Bella Campos foi apontado como a grande estrela do folhetim. O anúncio, no entanto, causou reação. Não por rejeição ao nome de Bella, que é considerada uma boa atriz, mas sim porque ela acaba de emendar Pantanal (2022) e Vai na Fé (2023).
Nas redes sociais, espectadores se manifestaram dizendo que a Globo desgasta a imagem de Bella Campos, ao mesmo tempo em que outras atrizes talentosas do canal não têm a chance de viverem uma protagonista.
No entanto, os críticos à escalação de Bella para No Rancho Fundo, título provisório da próxima novela das seis, já podem ficar tranquilos. O autor Mário Teixeira e o diretor Allan Fiterman resolveram promover um lançamento e vão escalar uma novata para viver Quinota, a mocinha da novela. Já Bella Campos deve ser remanejada para outra produção ou ganhar outra personagem na história.