Band coloca pé no freio e toma decisão sobre futuro do MasterChef

17/10/2023 às 10h11

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Henrique Fogaça e Erick Jacquin no MasterChef (Divulgação / Band)

Programa que deu início ao boom de talent shows culinários no país, o MasterChef Brasil agoniza diante do público. A cada nova temporada, a atração perde mais e mais audiência. Mesmo assim, a Band segue abusando do formato e até chegou a ampliar o espaço do programa na grade, apresentando nada menos que quatro versões anuais da franquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Henrique Fogaça e Erick Jacquin no MasterChef (Divulgação / Band)

Mas, para o ano que vem, o canal finalmente vai colocar o pé no freio. A emissora aprendeu a lição e anunciou que, em 2024, produzirá “apenas” duas versões do programa. Sobreviveram ao corte o MasterChef Brasil original, com chefs amadores, e o MasterChef Profissionais, as mais bem-sucedidas versões do programa.

Várias versões

MasterChef - Ana Paula Padrão

Ana Paula Padrão à frente do MasterChef (Reprodução / Band)

No ar desde 2014, MasterChef Brasil já foi a menina dos olhos da Band. E com toda razão. Afinal, nos áureos tempos, o programa apresentado por Ana Paula Padrão chegava a beliscar a liderança de audiência nas noites de terça-feira, além de garantir alto engajamento nas redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justamente por isso, o programa se tornou o queridinho dos anunciantes, fazendo a Band sorrir de orelha a orelha com o alto faturamento registrado pelo talent show. O êxito fez com que a emissora aumentasse consideravelmente o espaço do programa na grade, apostando em temporadas cada vez mais longas e emendando diferentes versões da franquia.

Nos últimos anos, a Band chegou a exibir nada menos que quatro temporadas anuais do programa. Além do MasterChef Brasil e MasterChef Profissionais, o canal também apostou em MasterChef Junior, com crianças, e MasterChef+, com participantes acima de 60 anos.

LEIA TAMBÉM:

Thumbnail Video Youtube

[anuncio_2]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Menos é mais

Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin

Jurados do MasterChef Brasil (Reprodução / Band)

Tamanha overdose, claro, teve seu preço. Aos poucos, o público foi perdendo o interesse no MasterChef, que viu sua audiência minguar a cada ano. Hoje, o programa não é nem sombra do que um dia já foi.

Por isso, para 2024, a Band resolveu segurar a onda. De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, o canal não vai exibir MasterChef Junior e MasterChef+ no ano que vem e apostará apenas nas versões com amadores e profissionais.

Segundo a publicação, a emissora vai celebrar os dez anos do programa com uma nova edição do MasterChef Brasil, que terá 25 episódios e será exibido entre 7 de maio e 22 de outubro. Na sequência, virá uma nova edição do MasterChef Profissionais, com dez episódios, que irão ao ar entre 29 de outubro e 31 de dezembro.

Espaço é o mesmo

MasterChef - Ana Paula Padrão e Erick Jacquin

Erick Jacquin e Ana Paula Padrão no MasterChef (Reprodução / Band)

Porém, a aparente redução do MasterChef na grade não acontecerá na prática. Na verdade, a Band continuará com o talent show no ar entre maio e dezembro, como tem acontecido nos últimos anos.

Isso porque tanto o MasterChef Junior quanto o MasterChef+ tinham poucos episódios exibidos no final do ano. Eles não serão mais produzidos, mas o espaço que ocupavam vão seguir preenchidos pelas outras versões do programa de culinária.

A insistência da Band se justifica. Mesmo com a audiência em queda livre, o programa ainda conta com bastante prestígio junto ao mercado publicitário e garante ótimo faturamento. Em tempos de vacas magras, o canal não pode abrir mão de sua “galinha dos ovos de ouro”.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.