Globo nega mudança que revoltou artista de Amor Perfeito: “Sempre foi”
23/09/2023 às 10h55
Novela das seis da Globo, Amor Perfeito chega ao fim envolvida em uma polêmica. Após mudar o rumo de Érico (Carmo Dalla Vecchia), descrito como um homem homossexual, a autora da trama contrariou a própria sinopse alegando que o personagem é bissexual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na trama, Érico é um advogado que manteve relacionamentos com outros homens às escondidas. Um dos romances foi com Romeu (Domingos de Alcântara). Ele manteve isso em segredo durante todo o tempo.
Com medo de ser exposto para toda a cidade, o personagem se submeteu à chantagem da vilã Gilda (Mariana Ximenes), que descobriu sua sexualidade e ameaçou contar para todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cura gay em Amor Perfeito
Durante sua trajetória na história, após o envolvimento com Romeu e em meio a chantagem da megera, Érico se envolveu com Verônica (Ana Cecília Costa), com quem se casou.
Parte do público se revoltou com o rumo do personagem, que passou por uma espécie de “cura gay”. O destino dele teve a chance de ser corrigido no desfecho do enredo, mas a cena em que ele fica com Romeu e os dois se beijam – que chegou a ser escrita – foi descartada.
LEIA TAMBÉM:
● Saudade? Última novela da Globo a marcar 40 pontos terminava há cinco anos
● Resumo Alma Gêmea: tudo sobre o capítulo de segunda, 25 de novembro
● Tem chão: saiba quando Clarice vai recuperar a memória em Garota do Momento
[anuncio_2]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autora nega
Depois de toda a polêmica, a autora Duca Rachid, que assina Amor Perfeito ao lado de Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr., negou que Érico tenha passado por uma “cura gay”. Em entrevista aos sites de Caras e Contigo!, a novelista alegou que o advogado sempre foi bissexual.
“O Érico sempre foi um personagem bissexual, só que esse conceito não existia na época. Tanto é que ele tem várias cenas com a Verônica nas quais ele diz que também teve relações com mulheres, e ela entende isso. Acho a personagem da Verônica muito incrível, muito bonita, gostei muito do resultado”, disse.
“Muito se falou de cura gay, mas nunca foi isso. Imagina, a nossa intenção nunca foi fazer uma cura gay. Era mostrar um personagem bissexual e que faz escolhas. Ele escolheu estar com a Verônica, se apaixonou por ela”, completou a escritora.
Globo desmente versão
No entanto, o argumento da autora vai na contramão da sinopse divulgada pela própria Globo no início de Amor Perfeito. No perfil do personagem, Érico é descrito como homossexual, e não bissexual.
A descrição de que Érico é gay está disponível no site oficial da novela para quem quiser ver, o que desmente a alegação de Duca Rachid.
Além disso, o próprio Carmo Dalla Vecchia, em entrevistas antes da novela, comemorou a chance de viver um homem gay numa novela de época. O ator, inclusive, disse que o personagem foi criado especialmente para ele, que é homossexual assumido.
“A Duca Rachid [uma das autoras da novela] me chamou para fazer esse personagem falando que tinha escrito ele pessoalmente para mim e que ele tinha algo em comum comigo pelo fato dele ser gay. E tem sido uma experiência bonita ter a chance de falar sobre um preconceito que afeta a todos nós e que, de uma maneira muito mais forte, afetou a mim pelo fato de eu ser gay”, revelou o ator ao portal iG, em 23 de maio de 2023.
“Eram outras histórias. Existia muito preconceito. Mas, pelo fato de ser algo mais afastado do cotidiano das pessoas – talvez as pessoas fizessem muito e não falassem -, elas não fossem tão julgadas, como acontece atualmente. Com essa comunicação tão ágil, a gente fica sabendo até dos astros de Hollywood que eram gays”, completou Carmo.