Sem dó: Globo passa o facão e antecipa final de Mulheres de Areia

22/09/2023 às 9h35

Imagem PreCarregada
Gloria Pires como Ruth em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Em reprise nas tardes da Globo, Mulheres de Areia (1993) virou alvo da “tesoura” global. A emissora acelerou a edição e passou a fazer mais cortes na história, que teve seu fim antecipado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gloria Pires como Ruth em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Novela de Ivani Ribeiro exibida originalmente no horário das seis, Mulheres de Areia está em reexibição na faixa Edição Especial desde junho, quando substituiu Chocolate com Pimenta (2003).

O folhetim, que conta com 203 capítulos, tinha poucos cortes até então e mantinha o ritmo natural do enredo, sendo exibido quase na íntegra. Se continuasse assim, chegaria ao fim somente em março de 2024. No entanto, a Globo mostrou ter outros planos…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo decepa Mulheres de Areia

Marcos Frota em Mulheres de Areia

Marcos Frota em Mulheres de Areia (Reprodução / Globo)

Desde o início de setembro, a Globo começou a “passar o facão” em Mulheres de Areia. Segundo informações do site Natelinha, a cada capítulo da reprise, a emissora está compactando o material de um capítulo e meio original.

Ou seja: são exibidos três capítulos a cada dois dias. Se continuar assim até o fim, a reprise da saga de Ruth e Raquel, ambas interpretadas por Gloria Pires, terminará em janeiro, com um total de 150 capítulos – 53 a menos que a versão original da trama.

LEIA TAMBÉM:

Os cortes seriam bem maiores do que aqueles que foram feitos nas duas antecessoras da faixa. O Cravo e a Rosa (2000) teve 211 capítulos na reprise, ante 221 originais. Já a reexibição de Chocolate com Pimenta foi finalizada com 190 capítulos de um total de 209.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

[anuncio_2]

Aposta arriscada

Chocolate com Pimenta - Mariana Ximenes e Murilo Benício

Murilo Benício e Mariana Ximenes em Chocolate com Pimenta (Gianne Carvalho / Globo)

Mulheres de Areia entrou no ar como uma aposta arriscada da Globo. Desde que lançou a faixa Edição Especial, em dezembro de 2021, o canal tinha investido apenas em novelas de Walcyr Carrasco que apostavam em enredos mais leves, com o pé ficando no humor, como é o caso de Chocolate com Pimenta (foto acima).

Os folhetins de Carrasco foram responsáveis por tranquilizar a emissora, deixando a Globo bem longe da Record, sua antiga ameaça no horário. Até por isso, algumas tramas cotadas eram do autor. Foi um risco mexer no que estava dando certo.

Audiência reage

Mulheres de Areia - Gloria Pires e Guilherme Fontes

Guilherme Fontes (Marcos) e Gloria Pires (Ruth) em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Em suas primeiras semanas, Mulheres de Areia chegou a assustar ao amargar queda nos índices após ficar sem a dobradinha que teve com Chocolate com Pimenta em sua semana inicial.

Mas a trama se recuperou e registrou crescimento no Ibope, se estabilizando na faixa dos 12 pontos. Até o momento, a obra de Ivani Ribeiro tem média de 12,1 pontos na Grande São Paulo.

Os números de Mulheres de Areia ainda estão abaixo das duas antecessoras (O Cravo e a Rosa teve média geral de 14,0 pontos e Chocolate com Pimenta fechou com 13,0), mas também estão longe de ser um fracasso.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.