Substituta de Terra e Paixão já começa com erro na escalação
15/10/2023 às 9h33
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O autor Bruno Luperi e o diretor artístico Gustavo Fernandez seguem trabalhando na escalação de elenco do remake de Renascer, próxima novela das nove da Globo. A dupla sonha com vários nomes de destaque de Pantanal (2022), projeto anterior dos profissionais.
Juliana Paes em A Dona do Pedaço (Reprodução / Globo)Um dos trunfos do elenco do remake anterior foi Juliana Paes, bastante elogiada como Maria Marruá. Por isso, ela foi escolhida para interpretar Jacutinga, personagem que foi vivida por Fernanda Montenegro na versão original, assinada por Benedito Ruy Barbosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, muita gente torceu o nariz para a ideia. Nas redes sociais, vários espectadores apontaram que a personagem deveria ser interpretada por uma atriz mais velha. O público reclama que muitas veteranas têm sido esquecidas e ficado de fora das novelas.
Dona do bordel
Jacutinga, vivida por Fernanda Montenegro, é uma das personagens centrais dos primeiros capítulos de Renascer. Trata-se da dona do bordel do local onde se passa a trama, cenário em que circulam vários dos protagonistas do folhetim.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Maria Santa (Patrícia França), o grande amor do protagonista José Inocêncio (Leonardo Vieira), foi acolhida pela cafetina, que a trata como filha. Inclusive, é Jacutinga quem faz o parto dos quatro filhos do casal.
Na segunda fase, é na casa de Jacutinga que José Inocêncio (Antonio Fagundes) conhece Mariana (Adriana Esteves), a jovem que quer seduzi-lo para vingar sua família. Ao longo da novela, a moça se envolve com o coronel e também com o filho dele, João Pedro (Marcos Palmeira).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[anuncio_2]
Escalação polêmica
Juliana Paes foi confirmada no remake de Renascer. Será a primeira novela da atriz na Globo sem contrato fixo. A musa agora faz parte da nova política do canal, que estabelece contratos por obra.
A escolha gerou polêmica entre espectadores, que se manifestaram nas redes sociais. Isso porque Juliana Paes é considerada jovem demais para viver a personagem. O público ansiava por uma atriz com mais idade para o papel. Juliana tem 44 anos.
Na época de Renascer, Fernanda Montenegro tinha 64 anos. Assim, esperava-se uma atriz da mesma faixa de idade, ou até mesmo mais velha, já que muita gente enxerga Jacutinga como uma mulher idosa.
Veteranas esquecidas pela Globo
A Globo tem deixado de lado veteranas que fizeram e ainda fazem história na TV brasileira, como Fernanda Montenegro. Qualquer uma delas poderia, perfeitamente, interpretar Jacutinga.
Uma delas é Rosamaria Murtinho, que atualmente está com 87 anos. A atriz segue contratada da Globo, mas está fora do ar desde A Dona do Pedaço (2019). Sempre que pode, ela reclama que foi esquecida e que gostaria muito de voltar a fazer novelas.
Marieta Severo, com 76 anos; Neusa Borges, que atualmente tem 82; ou Betty Faria, aos 82 anos; também se mostram aptas para assumir a personagem. Ou ainda Joana Fomm, que está com 84 anos e também costuma lamentar a falta de trabalho.
Com tantas veteranas à disposição e com vontade de trabalhar, não faz o menor sentido “rejuvenescer” Jacutinga e entregá-la a Juliana Paes. A Globo erra ao insistir nessa ideia.