Sem dó: Globo fez mudança radical em protagonista de Elas por Elas
01/10/2023 às 16h17
A releitura de Elas por Elas, que a Globo estreou no último dia 25, teve muitas mudanças em relação ao original, desenvolvido por Cassiano Gabus Mendes em 1982.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alessandro Marson e Thereza Falcão rebatizaram personagens, evitando nomes em desuso, e modificaram tramas. No entanto, uma das protagonistas teve sua história alterada radicalmente.
Uma nova novela
As protagonistas que viviam às voltas com problemas domésticos, sempre sujeitas às orientações de seus pares, estão no mercado de trabalho, envolvidas com seus próprios objetivos e conscientes de suas vontades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Agora são todas mulheres entre 40 e 50 anos, diferentes entre si, mas mulheres atuais, mais independentes, proativas, exercem uma atividade profissional”, adianta Thereza.
Uma das principais alterações envolve Carmem (Maria Helena Dias), que passou a se chamar Renée (Maria Clara Spinelli). Através da personagem, os autores abordam a transexualidade – quando a identidade de gênero difere do sexo biológico.
LEIA TAMBÉM:
● Que fase: cinco novelas recentes que a Globo se arrependeu de ter feito
● Esquecida pela Globo, novela mais pedida pelo público deve ter outro destino
● Escolha errada: após fiasco, Globo impõe regra para novelas das seis
[anuncio_2]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carmem x Renée
Em 1982, Carmem se dedicava ao marido Rubão (Ivan Cândido) e aos filhos, Elton (Cássio Gabus Mendes) e Vic (Ana Helena Berenguer). Dona de casa, ela vivia em conflito com o cunhado René (Reginaldo Faria), a quem julgava “acomodado”. Após a morte de Rubão, Carmem e René se entregaram à paixão.
Na releitura de Elas por Elas, Renée passou pela transição de gênero durante o período em que esteve afastada das seis amigas de adolescência. Casada com Wagner (César Mello), ela se dedica à criação dos filhos dele, Tony (Richard Abelha) e Vic (Bia Santana), e à padaria da família.
O negócio prosperou graças a Renée, responsável pelos famosos sonhos servidos lá. Contudo, o misterioso desaparecimento de Wagner, com todo o dinheiro que ele e a esposa batalharam para conseguir, fez com que ela feche o empreendimento e se abrigue na casa da irmã, Érica (Monique Alfradique).
Reconfiguração familiar
Érica corresponde a Cláudia no original – então defendida por Christiane Torloni. As duas não eram irmãs, nem dividiam a mesma casa no folhetim de 1982. O único elo entre Carmem e Cláudia era René, por quem ambas eram apaixonadas.
Em 2023, o René de Cassiano Gabus Mendes atende por Edu (Luis Navarro) e é casado com Cláudia / Érica. O relacionamento dele com Carmem / Renée mudou consideravelmente: ele destila comentários preconceituosos contra a cunhada por conta da transição de gênero.
No material divulgado para a imprensa, por enquanto, não há qualquer menção a um possível envolvimento de Renée e Edu na nova Elas por Elas, como aconteceu com Carmem e René na primeira versão.