Doença rara: novela que estreava há 31 anos foi a última de musa na Globo
31/08/2023 às 14h44
Musa das novelas da Globo que chegou a estar entre as mulheres mais lindas do país, Maria Claudia de Souza Santos viveu o auge da carreira entre as décadas de 70 e 80. Mas, infelizmente, uma grave doença afetou sua trajetória e ela está longe da televisão há anos. Seu último trabalho na emissora carioca foi em Deus Nos Acuda, que estreava há exatamente 31 anos, no dia 31 de agosto de 1992.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A artista iniciou a carreira aos 16 anos, como modelo. Ela entrou na TV ainda em 1969, quando se tornou apresentadora de jornal na extinta TV Rio. Sua beleza encantadora logo chamou a atenção e rendeu um convite da Globo para se aventurar na carreira de atriz.
Maria Cláudia estreou nas novelas em Verão Vermelho (1969). Logo depois, emendou uma sequência de trabalhos em tramas como Assim na Terra Como no Céu (1970), Minha Doce Namorada (1971), Selva de Pedra (1972), O Bem-Amado (1973), O Semideus (1973), O Rebu (1974) e Nina (1977).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1978, ela foi protagonista de Te Contei?, novela das sete de Cassiano Gabus Mendes. Em seguida, esteve em outra sequência de trabalhos sem presença constante na telinha: Feijão Maravilha (1979), Plumas e Paetês (1980), Terras do Sem-Fim (1981), Moinhos de Vento (1983) e Pão, Pão, Beijo Beijo (1983).
Doença e perdas na família
Foi durante as gravações da novela de Walther Negrão que Maria Claudia sofreu o maior baque de sua carreira. Ela começou a apresentar sintomas de uma doença rara que afetava as cordas vocais.
LEIA TAMBÉM:
● Após perder tudo, vencedor do BBB teve parte do corpo amputada
● Garotos que brilharam em Da Cor do Pecado seguiram rumos opostos na TV
● Com quase 60 anos, Helena Ranaldi leva vida discreta longe da TV
O problema deixou a atriz totalmente sem voz e ela teve que abandonar as novelas para passar por um longo e difícil tratamento. Em entrevista ao jornal O Globo, a musa desabafou sobre a doença e as perdas familiares que sofreu.
“Disseram-me que foi câncer, mas eu só sei que eu perdi meu pai, minha melhor amiga, que eu considerava uma irmã de sangue, e minha mãe, um depois do outro. Minha mãe morreu em 28 de agosto de 1984. Pensei que fosse a última perda, mas no Réveillon daquele ano fiquei sem a voz. E era tudo emocional. Afinal, tinha perdido tudo o que eu tinha na minha vida. Sou filha única. Fiquei sozinha”, lamentou em 16 de agosto de 2007.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[anuncio_2]
Retorno à TV
Doente, Maria Cláudia perdeu espaço e desapareceu da televisão. Ela ficou quase 10 anos longe das novelas e só retornou em uma participação de destaque em Deus Nos Acuda (1992).
Leia também: Astro revelou mágoa com Galvão Bueno: “Não preciso do seu reconhecimento”
Na trama de Silvio de Abreu, ela interpretou Kelly Garcia Nascimento, uma socialite com presença constante nas colunas sociais e nos grandes acontecimentos da cidade. Em entrevista à Folha de S. Paulo do dia 01 de novembro de 1992, ela contou como foi sua volta à televisão.
“Superei meu problema de saúde e avisei. a Globo que já estava pronta para trabalhar. Enquanto estive parada, a vida me mostrou várias facetas, foi uma grande lição. A reação do público foi emocionante. Num país que não tem memória, as pessoas sentiram minha falta, me senti amada”, disse.
Esquecida pela Globo e sumida da TV
Deus Nos Acuda, no entanto, foi a última novela de Maria Cláudia na Globo. Depois, ela só apareceu na emissora carioca em alguns episódios do Você Decide (1994) e do Linha Direta (2004).
Em 2004, a atriz voltou às novelas em A Escrava Isaura, na Record. No canal paulista, ela também integrou o elenco de produções como Caminhos do Coração (2007), Amor e Intrigas (2008) e Louca Família (2010).
Ainda em 2010, participou da novela Uma Rosa com Amor, no SBT e, desde então, sumiu da televisão.