Após se rebelar, autor de Renascer obriga Globo mudar Terra e Paixão

18/08/2023 às 16h04

Por: Vitor Peccoli
Imagem PreCarregada
Tony Ramos e Cauã Reymond em Terra e Paixão

Atual novela das nove da Globo, Terra e Paixão virou motivo de discórdia nos bastidores. Autor do remake de Renascer (1993), Bruno Luperi reclamou com a emissora, que pediu a Walcyr Carrasco para fazer uma importante alteração em sua novela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tony Ramos e Cauã Reymond em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

No folhetim de Carrasco que ocupa o horário das nove, Caio (Cauã Reymond) sempre foi rejeitado por Antônio (Tony Ramos). O fazendeiro culpou o primogênito pela morte de sua primeira esposa, Agatha (Bianca Bin/Eliane Giardini).

A história é igual a da trama central de Renascer. Na obra de Benedito Ruy Barbosa, José Inocêncio (Antonio Fagundes) rejeita o filho, João Pedro (Marcos Palmeira), por conta da morte de sua esposa, Maria Santa (Patrícia França), durante o parto do herdeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, existe o fato das duas novelas serem rurais.

Autor quis desistir

Renascer - Antonio Fagundes e Marcos Palmeira

Marcos Palmeira (João Pedro) e Antonio Fagundes (José Inocêncio) em Renascer (Divulgação / Globo)

Assim que percebeu as semelhanças de Terra e Paixão com o enredo que é a base principal de Renascer, Bruno Luperi demonstrou toda sua insatisfação para a Globo, deixando claro que não gostou nada.

LEIA TAMBÉM:

Ao reclamar com a emissora carioca, o escritor ameaçou desistir do projeto por conta das semelhanças entre as duas tramas. Isso porque o remake virá na sequência, em janeiro de 2024.

Neto de Benedito Ruy Barbosa, Luperi voltará à faixa das 21h menos de dois anos depois de emplacar o remake de Pantanal, em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também: Antes de partir, neto de Luciano do Valle viajou com a mãe: “Foi uma despedida”

Globo mudou Terra e Paixão

Eliane Giardini e Inez Viana em Terra e Paixão

Agatha (Eliane Giardini) e Angelina (Inez Viana) (Reprodução / Globo)

De acordo com informações obtidas pelo TV História, após a reclamação de Bruno Luperi à direção da Globo, os executivos do canal tiveram uma conversa com Walcyr Carrasco.

A direção da rede pediu ao autor que desse um jeito de acabar com o conflito de Terra e Paixão que gerou a polêmica. A partir daí, o novelista passou a mudar o rumo da trama para acabar com a história do filho rejeitado pelo pai após a morte da mãe no parto.

Para atender o pedido da Globo, Carrasco decidiu “ressuscitar” Agatha. A personagem, que até então aparecia apenas em flashbacks, ressurgiu no folhetim sendo interpretada por Eliane Giardini.

Polêmica repetida

Walcyr Carrasco

Walcyr Carrasco (Divulgação / Globo)

Essa, no entanto, não é a primeira vez que Walcyr Carrasco se envolve em uma polêmica do tipo. Em 2011, o autor gerou atrito na Globo após colocar em Morde e Assopra um conflito igual ao que tinha em Fina Estampa.

A história do filho que tinha vergonha da mãe pobre era a trama central da novela assinada por Aguinaldo Silva no horário nobre, com Griselda (Lilia Cabral) e Antenor (Caio Castro). Mas também surgiu na novela das sete, com Dulce (Cassia Kis) e Guilherme (Klebber Toledo).

Agora, a Globo precisou intervir para não acontecer o mesmo com Terra e Paixão e o remake de Renascer.

Procurada, a Globo não se manifestou até a publicação desta reportagem. Caso se manifeste, o texto será atualizado.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.