Decidido: Globo anuncia volta de novela recém-exibida em outro canal
11/08/2023 às 9h11
Novela de Gilberto Braga e Alcides Nogueira, estrelada por Malu Mader e Fabio Assunção e com passagem recente pelo Canal Viva, Força de um Desejo (1999) é o próximo resgate da Globo através do streaming.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama será disponibilizada para os assinantes do Globoplay na próxima segunda-feira (14). Até então, a produção era oferecida apenas aos usuários do plano Canais Globo, que contempla o sinal ao vivo e as produções da TV paga.
Folhetim de categoria
Força de um Desejo acompanha o romance de Inácio (Fabio Assunção) e Ester Dellamare (Malu Mader). Após romper com o pai, Henrique Sobral (Reginaldo Faria), por conta do tratamento desumano que ele impõe à esposa Helena (Sonia Braga), Inácio troca o interior do Rio de Janeiro pela capital, onde conhece Ester.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A morte da mãe e as artimanhas da avó materna Idalina (Nathalia Timberg), que deseja vê-lo casado com Alice (Lavínia Vlasak), acabam levando o jovem de volta à Vila de Sant’Anna. Afastado da amada após uma série de desencontros, Inácio é surpreendido pelo casamento de Ester com Henrique, tão logo este enviúva.
Os apaixonados pretendem retomar a relação a todo momento, em meio a diversos impedimentos, como as armações de Higino Ventura (Paulo Betti) contra a família Sobral, o casamento de Inácio e Alice, a descoberta de Idalina sobre o passado de Ester como cortesã e o misterioso assassinato de Henrique.
LEIA TAMBÉM:
● Que fase: cinco novelas recentes que a Globo se arrependeu de ter feito
● Esquecida pela Globo, novela mais pedida pelo público deve ter outro destino
● Escolha errada: após fiasco, Globo impõe regra para novelas das seis
Baixa audiência
Enaltecida pela crítica, Força de um Desejo registrou a mais baixa audiência do horário das seis na década de 1990. A faixa acumulou insucessos no período, em meio à oferta de policialescos na concorrência, o avanço da TV paga e a mudança de comportamento em centros urbanos, com o trânsito adiando a chegada dos trabalhadores em casa.
A sinopse concebida por Alcides Nogueira quase foi ao ar em 1988. O projeto passou 10 anos na gaveta até ser resgatado por Alcides em parceria com Gilberto Braga, de volta ao horário das seis após enfrentar problemas com Pátria Minha (1994) às oito – faixa na qual ele apresentou trabalhos inesquecíveis, como Dancin’ Days (1978) e Vale Tudo (1988).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“De certa forma, eu me senti rebaixado quando me escalaram para o horário das seis. Para piorar a situação, ‘Força de um Desejo’ não atingiu a audiência que a emissora queria. (…) Mesmo assim, eu assistia à novela com prazer”, contou Gilberto ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes.
Leia também: Rancor: três vezes em que Galvão Bueno expôs mágoa com a Globo
Méritos
Apesar dos índices aquém das expectativas, Força de um Desejo ganhou reprise em Vale a Pena Ver de Novo. No Canal Viva, o título demorou a pintar. Cogitada para as vagas de Baila Comigo (1981) e Chocolate com Pimenta (2003), em 2019 e 2020, a trama só emplacou em 2022, na sequência de Alma Gêmea (2005).
O elenco, um dos grandes atrativos de Força de um Desejo, reúne Selton Mello, Marcelo Serrado, Cláudia Abreu, Isabel Fillardis, Denise Del Vecchio, Cláudio Corrêa e Castro, Louise Cardoso, Daniel Dantas, Ana Carbatti, Sérgio Menezes, Júlia Feldens, André Barros, José Lewgoy, Chico Diaz, Chica Xavier, entre outros.
Em agosto, o Globoplay também disponibiliza Baila Comigo (1981), primeiro folhetim de Manoel Carlos às oito, e atualiza Amor à Vida (2013), de Walcyr Carrasco – oferecida, até o momento, em uma versão sem vinhetas e com baixa qualidade de imagem e som. Ainda, a minissérie Agosto (1993).