Desesperada, Jovem Pan pede pix ao público para continuar no ar

04/08/2023 às 10h23

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Jovem Pan (Reprodução / Web)

O mercado de mídia tem passado por uma grave crise econômica. Com o grupo Jovem Pan, não é diferente. A empresa de rádio e televisão também viu seu faturamento cair diante da queda de anunciantes. Além disso, o canal ainda viu clientes pularem do barco por conta das polêmicas da Jovem Pan News, e também perdeu verba do governo federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jovem Pan (Reprodução / Web)

Como se não bastasse, o canal do YouTube da JP, que já foi uma de suas maiores fontes de renda, foi desmonetizado, o que agravou ainda mais o cenário. Assim, para driblar a crise, o canal Jovem Pan Bauru tratou de recorrer a uma solução, no mínimo, inusitada: pedir pix aos espectadores!

Pedido de doações

Jovem Pan Bauru

Jovem Pan News Bauru (Reprodução YouTube)

Durante a transmissão ao vivo da programação da Jovem Pan News Bauru pelo YouTube, o canal deixa fixo no lado esquerdo inferior uma arte em vermelho solicitando doações dos espectadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na arte, é possível ler: “Fomos desmonetizados! Ajude o canal Jovem Pan News Bauru”. A mensagem é seguida de um código QR e um CNPJ que funciona como chave pix.

Em novembro do ano passado, o YouTube desmonetizou todos os canais da Jovem Pan. Na época, a plataforma informou que a medida se deu por conta do conteúdo do programa Os Pingos nos Is, o mais visualizado do canal.

LEIA TAMBÉM:

“O canal Os Pingos nos Is incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização. Desta forma, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras”, escreveu a empresa, em nota enviada ao site G1.

Denúncias

A crise da Jovem Pan junto aos anunciantes começou depois que a emissora passou a ser alvo de denúncias de que estaria disseminando notícias falsas. A Jovem Pan News acabou se tornando alvo da campanha Desmonetiza Jovem Pan, que foi criada pela Sleeping Giants Brasil, uma organização de ativistas digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A campanha passou a pressionar os anunciantes do canal, expondo que eles estariam financiando uma emissora que propaga fake news e, consequentemente, seria uma ameaça à democracia.

A movimentação surtiu efeito e vários clientes da Jovem Pan pularam do barco. Além disso, o canal passou a ser alvo de investigação do Ministério Público, acusado de ter incentivado os atos de 8 de janeiro, o que também arranhou sua imagem junto aos anunciantes.

Publicidade oficial

Tutinha, da Jovem Pan

Tutinha (Reprodução / Web)

Nos últimos anos, a Jovem Pan de Tutinha se consolidou como uma empresa de comunicação cuja linha editorial estava alinhada à direita. Seus comentaristas, em sua maioria, eram apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta fase, a emissora firmou bons acordos para a veiculação de publicidade do governo, arrecadando cerca de R$ 18,8 milhões entre 2019 e 2022, de acordo com dados oficiais da Secom (Secretaria de Comunicação Social). Foi a 12ª empresa com mais verbas de publicidade federal nos últimos quatro anos.

No entanto, em 2023, já sob o governo Lula (PT), apenas uma rádio da JP, afiliada de Manaus, apareceu no sistema de divulgação de verba federal deste ano. Foi pago R$ 2.413 para a veiculação de campanha de combate à tuberculose. À Folha de S. Paulo, a Secom informou que a definição da verba publicitária do governo segue critérios técnicos, como “audiência, segmento, cobertura etc”.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.