Não rolou: autor faz protagonista desaparecer de Terra e Paixão

04/08/2023 às 8h43

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Bárbara Reis e Cauã Reymond em Terra e Paixão

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama central de Terra e Paixão gira em torno de Aline (Barbara Reis). Foi a cobiça de Antônio La Selva (Tony Ramos) sobre as terras da professora que desencadeou o principal conflito da novela de Walcyr Carrasco. O envolvimento da jovem com os dois filhos do vilão deu um tempero ainda mais acentuado ao duelo.

Barbara Reis (Aline) e Cauã Reymond (Caio) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Mas, na prática, Aline parece ter pouco espaço na história que deveria liderar. Além da ligação com os La Selva, nada mais integra a personagem aos demais núcleos da história, o que deixa a mocinha muito longe dos demais acontecimentos da novela da Globo. Por isso, muitas vezes, ela só tem aparecido em cenas sem grande importância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terra vermelha

Barbara Reis é Aline em Terra e Paixão

Barbara Reis é Aline em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Aline é a dona das terras vermelhas que tanto interessam a Antônio. Talvez temendo que o fazendeiro tente tomá-las à força novamente, ela optou por quase nunca sair dali. A jovem passa o dia plantando para colher, dedicando-se à sua produção.

Com isso, ela obriga os demais personagens da novela a entrarem num carro e ir visitá-la sempre que uma interação da mocinha com eles é necessária. Vira e mexe, Irene (Gloria Pires) ou o próprio Antônio – ou seus enviados – dão uma passada por lá.

LEIA TAMBÉM:

No mais, Aline parece sempre à espera dos herdeiros do La Selva. Quando namorou Daniel (Johnny Massaro), era ali que se encontravam. Agora, ela se envolve com Caio (Cauã Reymond) no mesmo cenário.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terra distante

Terra e Paixão - Agatha Moreira e Cauã Reymond

Agatha Moreira (Graça) e Cauã Reymond (Caio) em Terra e Paixão (Fábio Rocha / Globo)

O problema é que o sítio de Aline fica bem longe de onde acontecem os demais conflitos de Terra e Paixão. Enquanto ela planta em seu sítio, os demais personagens vivem inúmeras desventuras em Nova Primavera, cidadezinha onde se passa a trama.

Leia também: Antes de virar astro da Globo, jogador não falava com Galvão Bueno

Aline até visita a cidade de vez em quando, já que é professora. No entanto, no geral, ela está sempre distante. Com isso, a mocinha só ganha importância mesmo quando está na mira dos vilões, como quando Irene botou fogo na plantação, ou Ramiro (Amaury Lorenzo) tentou matá-la. Se não há alguém querendo assassiná-la, Aline simplesmente não tem o que fazer na história.

Tanto que, atualmente, ela vive um caso com Caio, mesmo com o rapaz comprometido com Graça (Agatha Moreira). Mas Aline mal interage com Graça. Trata-se de um triângulo amoroso que nem existe de fato. Os conflitos só existem por meio de recados, não há nada concreto.

Família no centro

Terra e Paixão - Gloria Pires e Tony Ramos

Tony Ramos (Antônio) e Gloria Pires (Irene) em Terra e Paixão (Manoella Mello / Globo)

O fato de Terra e Paixão ser muito centrada na família La Selva também ajuda a ofuscar Aline. Mesmo com ela envolvida com os herdeiros e enfrentando a ira de Antônio e Irene, fato é que, no geral, a mocinha não participa dos conflitos do clã, que dominam a cena.

Antônio sempre foi bastante destacado. O vilão está sempre em cena, parte delas importante para o desenvolvimento do enredo. Após a morte de Daniel, Irene também ganhou holofotes. Ela, de fato, assumiu as vilanias do folhetim.

À Aline, portanto, coube o papel de “vítima”, sempre à espera do próximo bote do casal do mal. Muito pouco para uma personagem interessante e muito bem defendida por Barbara Reis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.