Como Monica Iozzi: 10 artistas que deixaram novelas antes da estreia
13/11/2024 às 13h51
Escalada para a releitura de Elas por Elas, Monica Iozzi deixou o elenco da novela com os trabalhos em andamento. A atriz, no entanto, não é a única a protagonizar uma situação do tipo. A Globo já enfrentou problemas por conta disso, como no caso de Renato Góes, que recentemente brilhou em Mar do Sertão; o ator deixou Deus Salve o Rei (2018) após o pontapé inicial das gravações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Elas por Elas, Monica interpretaria Natália, uma mulher obcecada pela investigação sobre o responsável pela morte de seu irmão caçula. A atriz já tinha até mudado o visual, mas precisou abandonar o projeto.
A saída de Monica Iozzi de Elas por Elas
Monica Iozzi como Kim em A Dona do Pedaço (Reprodução / Globo)Em postagem nas redes sociais, Monica disse que deixou o elenco da trama por questões de saúde. Ela garantiu estar bem, mas explicou que o atual estado de saúde a impede de se dedicar ao máximo ao trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Em conversa com a TV Globo, optamos por eu não estar mais no elenco. É claro que isso me entristece, mas realmente é a melhor coisa a se fazer agora. Preciso dar atenção total à minha saúde, ao meu bem-estar”, afirmou.
Em nota, a Globo ressaltou que a atriz tem as portas abertas na emissora para projetos futuros.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Leia também: Barraco: briga entre Milton Neves e narrador teve até chute na bunda
Artistas abandonaram novelas
Ao longo das décadas, outros artistas abandonaram novelas – alguns também por questões de saúde – e causaram correria nos bastidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1994, Adriana Esteves, em luta contra a depressão, desistiu de protagonizar Quatro por Quatro. Ela, que interpretaria Babalu, chegou a gravar algumas cenas, mas abandonou a obra antes da estreia; Letícia Spiller entrou em seu lugar.
No ano de 1986, a Globo se preparava para estrear Selva de Pedra, quando uma mudança na direção da novela causou a maior reviravolta. Dennis Carvalho entrou no lugar de Walter Avancini e trocou alguns integrantes da equipe.
Entre os nomes, estava Sylvia Bandeira. Mesmo com a atriz já tendo gravado 20 capítulos, ela foi retirada da trama e substituída por Maria Zilda Bethlem.
Outra troca em cima da hora aconteceu em Véu de Noiva (1969). Theresa Amayo estava acertada para interpretar a protagonista, mas foi substituída por Regina Duarte, que estava em alta na época. A atriz ficou bastante magoada com a decisão.
Em 2007, Gilberto Braga desejava Joana Fomm como intérprete da promoter decadente Marion Novaes. Mas a veterana teve problemas de saúde e precisou deixar o folhetim após o início das gravações, sendo substituída por Vera Holtz.
Em um caso raro, Renato Góes abandonou duas novelas em menos de dois anos. Primeiro, o ator foi anunciado nas chamadas de A Lei do Amor (2016), mas deixou a trama para protagonizar Os Dias Eram Assim (2017), sendo substituído por Daniel Rocha.
Tempos depois, Góes deixou o elenco de Deus Salve o Rei (2018) no primeiro dia de gravações e Romulo Estrela entrou em seu lugar. Rumores apontaram que o motivo foi uma briga com o diretor Fabricio Mamberti.
A novela das sete de Daniel Adjafre também foi marcada pela saída de Claudia Jimenez, que deixou o folhetim por questões de saúde. Ela já tinha gravado algumas cenas, mas precisou ser substituída por Cristina Mutarelli.
Vera Holtz como Lota em Nos Tempos do Imperador (Divulgação / Globo)Gravada em meio à pandemia de Covid-19, Nos Tempos do Imperador (2021) teve um desfalque duplo. Vera Holtz viveria Lota Pindaíba, mas acabou afastada por ser do grupo de risco da doença e foi substituída por Paula Cohen.
O mesmo aconteceu com o veterano Luis Melo, intérprete do fazendeiro João Batista Pindaíba. Em seu lugar, ficou Ernani Moraes.
Problemão para a Globo
Uma das novelas mais problemáticas para a Globo foi Insensato Coração (2011). Ana Paula Arósio estava escalada para viver a protagonista Marina, mas simplesmente não apareceu para as gravações após decidir abandonar a novela.
A atitude da atriz irritou o diretor Dennis Carvalho. Para o papel, foi escalada Paolla Oliveira.
Mas esse não foi o único problema. Fábio Assunção interpretaria o vilão Léo e também precisou abandonar a trama após gravar suas primeiras cenas.
O ator se afastou por estar em processo de recuperação da dependência química. A Globo, então, escalou Gabriel Braga Nunes para o personagem.