SBT confirma alteração na grade, mas nega cancelamento de Rebelde
25/07/2023 às 19h43
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os fãs da novela Rebelde entraram em desespero na tarde desta terça-feira (25) após boatos darem conta de um suposto fim da transmissão da reprise nas tardes do SBT.
Dulce María como Roberta em Rebelde (Divulgação / Televisa)O boato foi difundido nas redes sociais, após a distorção de uma informação do jornalista Gabriel Perline, do IG: a de que Daniela Beiruty, hoje à frente do canal, determinou que a edição da obra seja intensificada, para que ela saia do ar o quanto antes. A avaliação interna é que Rebelde está prejudicando a grade vespertina da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Procurada por este colunista nesta mesma data, a assessoria da rede de Silvio Santos negou que Rebelde será cancelada, mas não se pronunciou sobre a intensificação dos cortes. O SBT afirmou também que a grade de programação sofrerá alterações em breve.
Nova grade
Ao TV História, a equipe da televisão da Anhanguera explicou que o setor de programação planeja ajustes de horário na grade. Mas, em momento algum, foi confirmado que a alta cúpula da empresa esteja decepcionada com os índices da telenovela, que atualmente marca médias de 3 pontos na Grande São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Ou seja, em uma eventual nova programação, a novela Rebelde será mantida nos planos da emissora, ainda que editada, e permanecerá no ar para todo o Brasil. No entanto, não foi informado para qual faixa a produção da Televisa poderá ser transferida, ou se a alteração será menos brusca, com um simples ajuste em seu horário.
A emissora tampouco detalhou como ficará a sua programação definitiva para os próximos dias ou meses. O que se sabe, por enquanto, é que a temporada de férias do Bom Dia & Cia será encerrada nesta sexta-feira (29). Na segunda-feira seguinte (31), o Primeiro Impacto será estendido até 11h40, sendo sucedido por séries como Um Maluco no Pedaço e Henry Danger.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Realidade atual
Vale dizer que, guardadas as devidas proporções, com uma média-dia estacionada nos 3 pontos de audiência – às vezes abaixo disso – na capital paulista e na maioria dos estados do PNT (Painel Nacional de Televisão), Rebelde vem se mantendo na média da maioria dos programas do SBT.
Acima deste índice, atualmente, somente os dominicais Domingo Legal, Eliana e Programa Silvio Santos, que oscilam entre 6 e 8 pontos.
Nos dias da semana, poucos programas se destacam. Os melhores números ficam a cargo das Novelas da Tarde, Sortilégio e Um Refúgio Para o Amor, ambas em torno de 4 pontos médios.
Outras atrações de segunda a sexta não vão além disso. No horário nobre, a produção inédita A Infância de Romeu e Julieta, a reprise de Cúmplices de um Resgate (2015) e o Programa do Ratinho ficam todos nos mesmos 4 pontos.
O fenômeno Rebelde
A obra liderada por Anahí, Maite Perroni, Dulce Maria, Alfonso Herrera, Christián Chavez e Christopher Urckemann retornou ao ar no dia 12 de junho. E, desde então, vem sendo exibida na íntegra e disponibilizada diariamente na plataforma SBT Vídeos, de forma totalmente gratuita.
A trama foi escalada para surfar na onda do sucesso da turnê que o grupo fará no Brasil em novembro, tendo todas as entradas para as apresentações esgotadas em poucas horas de vendas.
Fenômeno de audiência entre 2005 e 2006, quando chegou a bater a casa dos 20 pontos de média, Rebelde teve as suas três temporadas reapresentadas pela primeira vez entre 2013 e 2014. Ou seja, a exibição atual corresponde à sua segunda reprise através do canal do homem do Baú.