Sobrevivendo com contrato vitalício, artista de 90 anos desabafa sobre sua situação
02/07/2023 às 13h44
Recentemente vista através da edição especial de Chocolate com Pimenta (2003) nas tardes da Globo, Rosamaria Murtinho, de 90 anos, segue no ar apenas em reprises, assim como seu marido, o também ator Mauro Mendonça, de 92.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois estão afastados das telinhas há anos e, ainda assim, mantêm grande vontade de voltar a atuar, seja nos palcos ou nas novelas – gêneros em que são pioneiros e possuem décadas longevas de carreira.
No ano passado, o casal foi gratificado com uma espécie de contrato vitalício, onde mesmo sem trabalharem continuam recebendo seus salários. Isso mesmo em meio a uma onda de demissões de diversos profissionais na emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vontade de atuar
Entretanto, a veterana, que já declarou mais de uma vez que está firme e forte para encarar uma nova personagem, reconhece que ainda assim há muita resistência dos autores e diretores para escalarem pessoas mais velhas.
“É difícil escalarem gente mais velha. Primeiro, precisa o autor escrever, depois tem que ter um diretor que escale. Eu estou aguardando escalação. O Mauro também. Estamos velhos, mas não impossibilitados. A gente faz ginástica, essas coisas todas que velho faz. Estou querendo trabalhar, mas tenho que respeitar a emissora”, disse ela em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
Mesmo assim, ela demonstrou ser grata à oportunidade que lhe foi concedida e confessou que os dois ficaram com medo do desemprego na terceira idade.
“Ainda bem [que o contrato foi renovado]. A Globo teve muita consideração por nós, pelos anos de trabalho, pela nossa idade. Uma leva muito grande de pessoas saiu. Agradeço por isso. Porque procurar emprego com 90 anos é difícil. A gente estava preocupado”, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atriz temeu demissão
Rosamaria Murtinho está longe das tramas inéditas desde que atuou em A Dona do Pedaço (2019). Já Mauro Mendonça segue afastado há mais tempo, desde Êta Mundo Bom (2016). Ambas as tramas foram escritas por Walcyr Carrasco, autor conhecido por ser um dos poucos que valorizam os trabalhos das estrelas com idade mais avançada, até mesmo os maiores de 60 anos.
Em uma entrevista, a atriz comentou sobre o medo de ficar desempregada a essa altura da vida.
“Está difícil. Eles não estão escalando. Eu ainda sou contratada da TV Globo e espero renovar meu contrato porque é dureza perder o emprego com 90 anos. O Mauro [Mendonça, marido da atriz] com 91 perder o dele também é dureza. É difícil ficar velho. Para os diretores escalarem precisa os autores escreverem. Até escrevem, há esses papéis em Travessia, Walcyr Carrasco sempre escreve… Mas há poucos”, confessou a atriz à revista Quem, no ano passado.
Contrato vitalício
Em setembro do ano passado, o casal que está junto há mais de seis décadas foi surpreendido com a renovação do contrato sem prazo de validade. Segundo uma reportagem do Notícias da TV, o vínculo com a emissora havia sido renovado em 2020 e venceria em setembro de 2022.
Com isso, eles conquistaram o contrato vitalício, um feito quase que exclusivo na emissora. A atriz é contratada com exclusividade do canal desde 1995, enquanto o veterano integra o quadro de funcionários desde 1973.
Ainda conforme a reportagem, a Globo não tem planos para os dois e eles seguem na geladeira.