Falido, ator de Amor Perfeito vende roupas em brechó para sobreviver
08/10/2023 às 13h20
Em Amor Perfeito, Tonico Pereira viveu Frei Leão, um religioso divertido que é responsável pela educação de Marcelino (Levy Asaf) dentro da Irmandade de Clérigos de São Jacinto. Trata-se de mais um personagem na extensa galeria do veterano, que construiu uma longa e bem-sucedida carreira na TV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, apesar do sucesso, Tonico Pereira nunca confiou totalmente na carreira de ator. Por isso, sempre procurou manter atividades paralelas para obter uma renda extra. Seu mais novo empreendimento é um brechó na cidade do Rio de Janeiro.
Homem de negócios
Tonico Pereira não consegue ficar parado. Por isso, ele e a bailarina Marina Salomão, sua esposa, decidiram abrir um brechó em Botafogo, no Rio de Janeiro. O espaço foi aberto há alguns anos e, de cara, já enfrentou as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Tenho esse brechó há pouco mais de dois anos. Abrimos antes da pandemia. Foi um negócio que resolvi abrir por teimosia (risos)”, contou o artista, em entrevista a Quem, em fevereiro de 2022.
O intérprete de Frei Leão afirma que a instabilidade da profissão de ator o levou a abrir a loja.
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
“Monetariamente, não confio na profissão de ator. Então, fico arranjando alternativas para não depender da renda vinda exclusivamente deste trabalho. Ainda assim, meu lado ator foi o que conseguiu me levantar de todas as minhas falências. Meu trabalho como ator me fez pagar tudo o que eu devia, tanto é que não devo nada atualmente”, revelou.
Despesa
Apesar de ter aberto o brechó para ter outra fonte de renda, Tonico Pereira afirma que ainda não conseguiu alcançar tal objetivo, já que o investimento não estava dando lucro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Por enquanto, [o brechó] só dá despesa. Já vendi três carros e peguei uns quatro empréstimos para mantê-lo aberto. O melhor mês que a gente teve foi o de dezembro [de 2021]. A pandemia afetou muito as atividades daqui”, afirmou.
Mesmo assim, o ator de Amor Perfeito continua se dedicando ao comércio, já que, como ele mesmo afirma, não consegue ficar parado.
“Eu me reinvento a cada respiração. Cada respiração é um novo momento de sobrevivência. Sou realista, não me confundo com essas coisas de luxo e glamour”, finalizou.
Sobrevivência
Tonico Pereira tem uma carreira bem-sucedida na TV. No entanto, este não era o objetivo do artista. Em entrevista ao canal Sem Frescura, no YouTube, em 2020, ele confessou que esnobava convites para a telinha, já que queria viver de teatro. Até que topou um papel em O Espigão (1974), se rendendo de vez ao veículo.
“Ali [naquela época], eu já estava há três ou quatro anos sendo chamado pela Globo. Só que eu não aceitava por questões ideológicas. Queria fazer teatro e cinema”, explicou.
“Foi um papel que foi oferecido a dois atores já conhecidos e eles não aceitaram, porque era um papel pequeno. Ele desencadeava o fim da novela, mas era uma semana e meia [de participação]. Me chamaram e eu estava numa merda danada”, disse, revelando o motivo que o levou à telinha.
Mesmo construindo uma carreira sólida, o ator passou por perrengues. No auge da pandemia, por exemplo, ele chegou a falir e precisou se desfazer de bens para sair do buraco. Tonico nem ao menos conseguiu juntar R$ 25 mil reais para trocar sua prótese peniana, sendo obrigado a adiar a cirurgia na época.