Após ser vetado pela Justiça, Silvio Santos tem proibição decretada
21/06/2023 às 16h39
Silvio Santos sofreu uma proibição na Justiça. O apresentador e dono do SBT não poderá ter seu nome vinculado a um local público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia era que Silvio fosse homenageado com o seu nome atribuído a um viaduto próximo das instalações de sua emissora, em São Paulo.
Contudo, um veto da lei fez com que tal possibilidade fosse descartada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Proibição
Desde 2016, ficou estritamente proibido dar nome de pessoas vivas às vias públicas ou logradouros. Antes, isso era permitido desde que o homenageado tivesse mais de 65 anos.
O MPSP (Ministério Público Estadual de São Paulo) fala em “moralidade administrativa”, considerando a Lei Estadual Nº 14.579/11, que visava a homenagem, como inconstitucional.
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
Após ação proposta pela Procuradoria-Geral do Estado, a via não poderá mais ter o nome de Silvio Santos.
Propaganda subliminar
De acordo com o portal Metrópoles, a relatora do caso considerou que o ato de batizar vias com nomes de indivíduos vivos configura como propaganda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Inelutável que a atribuição de nome de pessoa viva a patrimônio público [complexo viário] gera benefícios de ordem pessoal ao homenageado, evidenciando a contrariedade à moral jurídica da finalidade buscada pelo administrador e instrumentalizada no ato normativo que deu a denominação à mencionada via pública”, afirmou Marcia Dalla Déa Barone.
Como surgiu a ideia de dar o nome de Silvio Santos ao viaduto?
A ideia de batizar o viaduto com o nome de Silvio Santos foi considerada pelo fato do local em questão ser bastante próximo do SBT – cerca de 3km.
A via é localizada na Rodovia Anhanguera, mais especificamente no km 23, praticamente sinônimo da emissora do homem do Baú.
O CDT (Centro de Televisão) continuará sendo a única referência do rei dos domingos na região.