Galã saiu da Globo para cuidar da mãe em estado terminal: “Decidi largar tudo”
15/06/2023 às 10h12
Um dos principais nomes das novelas da Globo entre os anos 1990 e 2010, Alexandre Borges emendou trabalhos e se consolidou como um dos principais galãs da TV brasileira. No entanto, após concluir Verão 90 (2019), o ator deu uma sumida das novelas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alexandre optou por se afastar de trabalhos mais longos para se dedicar aos cuidados com a mãe, que sofria de Alzheimer e teve um acidente vascular cerebral (AVC). Rosa Linda Maria Borges morreu em setembro de 2021, aos 83 anos.
Longe da TV
Alexandre Borges é dono de uma galeria de tipos inesquecíveis, como Bruno de A Próxima Vítima (1995), Danilo de Laços de Família (2000) e Jacques Leclair de Ti-ti-ti (2010). Mas, após encarnar Quinzão em Verão 90, o ator se afastou dos folhetins.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2020, Alexandre optou por deixar o Rio de Janeiro, onde morava, para passar a viver com a mãe em Santos, no litoral de São Paulo. Rosa Linda Maria Borges vinha sofrendo dificuldades por conta dos problemas de saúde.
“Eu sou filho único. Vejo a ordem natural da vida. Antes de começar o isolamento social eu já estava cuidando da minha mãe em Santos. Ela teve um AVC e começou a desenvolver Alzheimer e aí eu decidi largar tudo, para cuidar dela”, disse o ator ao site Só Notícia Boa, em 7 de julho de 2021.
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
Cuidados
Na mesma matéria, o ator revelou que, durante um ano e meio, vinha se dedicando integralmente aos cuidados com a mãe, deixando a carreira em stand by.
“Cozinho pra ela, cuido dos medicamentos dela. São momentos que você vê a finitude, numa fragilidade, você olha e vê como é o corpo humano, como é a gente ter lucidez, andar com as próprias pernas. Cuido da minha mãe, dou banho, troco fralda, cozinho pra ela”, explicou. “Parei e disse: ‘Vou fazer as coisas para ela’. Ela é a mulher que me deu a vida, é uma pessoa muito grata à vida, sempre vê o lado bom das coisas”, concluiu o ator.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do afastamento, Alexandre Borges não ficou totalmente longe de seu ofício. Ao mesmo tempo em que cuidava da mãe, o artista participou da primeira temporada de The Masked Singer Brasil (2021), encarnando a Onça Pintada. Ele dedicou o trabalho à mãe.
“Fui eu que escolhi [o repertório do programa]. Uma coisa muito legal, porque durante essa pandemia, eu cuidei muito da minha mãe. Pra pessoas com Alzheimer, a música é muito importante. E eu passei praticamente o ano cantando com a minha mãe. E essa é uma das músicas preferidas dela, do Alceu Valença, Anunciação. Foi uma homenagem a ela”, revelou na atração.
Retorno
Dona Rosa faleceu no dia 16 de setembro de 2021, aos 83 anos. Depois disso, Alexandre Borges voltou a aparecer na televisão com maior frequência, além de emplacar trabalho no teatro.
O ator chegou a recusar um convite para voltar aos folhetins. Ele foi o primeiro artista a ser escalado para viver Moretti em Travessia. Com a negativa, o personagem passou às mãos de Rodrigo Lombardi.
Alexandre Borges voltou às novelas recentemente, vivendo o ex-presidente Juscelino Kubitschek em um capítulo de Amor Perfeito. Ele também está no ar como o Diabo na terceira temporada de Cine Holliúdy.