Globo bate o martelo e substituta de Vai na Fé começa antes da hora
14/06/2023 às 11h22
Novela que marca a estreia do autor Gustavo Reiz na Globo, Fuzuê tem lançamento agendado para o dia 14 de agosto na faixa das sete. No entanto, a trama que reúne nomes como Marina Ruy Barbosa e Giovana Cordeiro deve começar ainda antes disso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas não se trata de uma mudança no cronograma da Globo. Na verdade, a emissora vai promover um “crossover” entre Fuzuê e Vai na Fé, aproveitando o sucesso da atual trama das sete para alavancar sua substituta.
Ação cruzada
De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, as equipes de Vai na Fé e Fuzuê se reuniram em um almoço, no Rio de Janeiro, para planejar uma espécie de “ação cruzada” que vai movimentar as duas novelas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia é aproveitar a popularidade de Vai na Fé e usar a atual novela das sete para “apresentar” sua sucessora. O colunista não adiantou como isso se dará, mas a expectativa é que a Globo faça uma espécie de “crossover” envolvendo as duas produções.
Ou seja, personagens de Fuzuê devem aparecer ainda em Vai na Fé, adiantando detalhes da trama que virá. A ação combina bem com a proposta da atual novela das sete, que brinca com o universo das novelas por meio de Wilma (Renata Sorrah), uma atriz de grandes personagens em folhetins.
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de terça, 26 de novembro
● Resumo Força de Mulher: tudo sobre o capítulo de terça, 26 de novembro
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de terça, 26 de novembro
“Globoverso”
Desde a estreia, Vai na Fé tem criado uma espécie de “Globoverso”, como se todas as novelas da Globo fossem parte de um universo compartilhado. Tanto que, já no primeiro capítulo, a produção recebeu Alexia Máximo (Deborah Secco), personagem de Salve-se Quem Puder (2020). Ela surgiu ao lado de William (Diego Montez), tipo criado em Bom Sucesso (2019).
Max (Pablo Sanábio), personagem que fez sucesso em Totalmente Demais (2015), também já deu as caras em Vai na Fé. Além disso, alguns personagens da trama já citaram Arthur Carneiro, dono da agência Excalibur. Pois trata-se do papel que Fabio Assunção viveu na mesma Totalmente Demais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de resgatar personagens de outras produções, a trama de Rosane Svartman traz inúmeras referências a novelas clássicas por meio de Wilma. A atriz já confidenciou que foi ela quem viveu Branca, de Por Amor (1997), e Nice, de Anjo Mau (1976), personagens que, na verdade, foram de Susana Vieira. Ela também lamentou ter perdido o papel de Jade, de O Clone (2001), para Giovanna Antonelli, e até das gêmeas Paola e Paulina, de A Usurpadora (1998), para Gaby Spanic.
Outros casos
Vale lembrar que não vai ser a primeira vez que um personagem de uma novela que vai estrear “invade” a trama que se despede. A Globo chegou a promover uma ação parecida em várias novelas das sete.
Fedora Abdalla, papel de Tatá Werneck em Haja Coração (2016), surgiu no último capítulo de Totalmente Demais, já anunciando que iria aprontar muito na produção seguinte. Meses depois, algo parecido aconteceu no final de Rock Story (2017), quando Luiza (Camila Queiroz), protagonista de Pega Pega (2017), apareceu no ateliê de Yasmin (Marina Moschen).
O final de Pega Pega também apresentou um “crossover” inusitado com Deus Salve o Rei (2018), trama que a sucedeu. Gabriel (Antônio Guilherme Cabral) apareceu sonhando com Amália (Marina Ruy Barbosa), a mocinha da novela medieval.
Por fim, Bom Sucesso (2019) e Salve-se Quem Puder também foram “interligadas”. Alexia, protagonista desta última, apareceu no episódio final de Bom Sucesso contracenando com Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães). Ou seja, a personagem de Deborah Secco já pintou em nada menos que três novelas diferentes.