Globo bate o martelo e define futuro do autor de Todas as Flores
07/06/2023 às 11h23
O sucesso de Todas as Flores devolveu o prestígio de João Emanuel Carneiro (na foto abaixo, com o marido Carmo Dalla Vecchia) à direção da Globo. Tanto que o autor mal colocou um ponto final na história de Zoé (Regina Casé) e já foi convocado para assinar uma nova história no horário nobre do canal aberto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, o novelista, que tinha sido rebaixado para o Globoplay, volta à TV Globo em grande estilo. Mesmo com o criticado desfecho de Todas as Flores, o autor conseguiu virar o jogo.
Fila das nove
A escassez de autores tarimbados para escrever novelas na faixa das nove tem feito a Globo rebolar para conseguir organizar as próximas produções do horário. Após Terra e Paixão, a única certeza é o remake de Renascer (1993), de Bruno Luperi. Há também O Grande Golpe, de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento, mas sua produção ainda é dúvida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, “sobra” João Emanuel Carneiro, que acaba de escrever a bem-sucedida Todas as Flores, novela original do Globoplay. Segundo Patrícia Kogut, de O Globo, o autor já começa a desenvolver uma nova história para a faixa das nove, na qual deve repetir a dobradinha com o diretor Carlos Araújo, responsável pela direção da saga de Maíra (Sophie Charlotte).
Com isso, são grandes as chances de o novo projeto de Carneiro ser encaixado na fila das próximas novelas das nove, provavelmente como substituta de Renascer. Vale lembrar que Todas as Flores foi concebida para o horário, mas foi “rebaixada” para o streaming. No entanto, a trama virou um hit, credenciando o autor a voltar à TV Globo em alta.
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de segunda, 25 de novembro
● Resumo Garota do Momento: tudo sobre o capítulo de segunda, 25 de novembro
Crise criativa
Um dos autores mais festejados da “nova geração”, João Emanuel Carneiro só emplacou sucessos no início de sua carreira. Da Cor do Pecado (2004), Cobras & Lagartos (2006) e A Favorita (2008) conquistaram público e crítica. Com Avenida Brasil (2012, foto acima), seu prestígio aumentou ainda mais. A história de Nina (Débora Falabella) se tornou um clássico incontestável.
Porém, Avenida Brasil acabou se tornando uma “maldição” na vida do autor. Buscando superar o êxito de sua “obra-prima”, o autor tentou emplacar A Regra do Jogo (2015) e Segundo Sol (2018), duas tramas problemáticas que não gozaram do mesmo prestígio de suas novelas anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, a criatividade de Carneiro foi colocada em xeque. Sua capacidade de emplacar um novo sucesso foi questionada, a ponto de a direção da Globo ter dúvidas quanto ao potencial de Todas as Flores, que foi criada para, originalmente, substituir Um Lugar ao Sol (2021) no horário nobre da emissora.
Porém, a trama perdeu a vaga para Pantanal (2022) e, posteriormente, foi rebaixada para o Globoplay. Na época, o comentário era que Ricardo Waddington, então diretor-geral dos Estúdios Globo, e José Luiz Villamarim, diretor de teledramaturgia, não confiavam que Todas as Flores fosse capaz de manter o sucesso de Pantanal. Daí a opção por movê-la para o Globoplay e adiantar Travessia (2022) – que foi um fiasco, diga-se.
Volta por cima
No entanto, nem a direção da Globo imaginava que Todas as Flores fosse fazer tanto sucesso. A novela não só figurou entre as produções mais vistas do Globoplay, como ganhou uma repercussão digna de TV aberta. Seus personagens caíram no gosto popular e até viraram meme.
Apesar disso, a novela não escapou das críticas. O público chiou da reta final da trama, recheada de situações inverossímeis e reviravoltas absurdas. Para muitos, os 40 capítulos finais não fizeram jus ao início arrebatador.
Mas as críticas não desencorajaram a Globo, pelo contrário. Todas as Flores vai ganhar um “horário nobre” na TV aberta, virando “novela das dez”. A trama será exibida após Terra e Paixão entre agosto e outubro de 2023.
Ou seja, de “rejeitado”, João Emanuel Carneiro se tornará uma figura quase onipresente no horário nobre da Globo. O autor terá uma nova novela das nove inédita no ar poucos meses após a exibição de Todas as Flores. Isso é que é moral!