Após largar tudo, autor teve mudança radical de vida: “Chamado divino”
01/06/2023 às 16h11
Responsável por diversos sucessos do SBT, o autor Henrique Zambelli, que adaptou diversos textos latinos para a emissora, hoje em dia deixou a profissão e não pretende mais voltar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O roteirista, que adaptou Marisol (2002, foto acima), atualmente em reprise nas tardes do canal de Silvio Santos, agora se dedica ao tarô, algo que ele descreve como “chamado espiritual”.
Caiu de paraquedas
Henrique Zambelli começou sua carreira como roteirista em 1997, quando traduziu para português o grande êxito Pérola Negra (foto acima), originalmente um texto argentino. A trama estrearia no ano seguinte, já toda escrita e gravada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O profissional contou ao Notícias da TV que adaptava as histórias assistindo a fitas VHS das tramas originais e que já trabalhava na rede como estagiário do curso de Rádio e TV quando fez um teste para ser promovido ao setor de teledramaturgia e foi aprovado.
Ele lia cartas dos telespectadores que enviavam sinopses de novelas para o canal a pedido de Silvio Santos. Zambelli também adaptou roteiros cubanos a mando do patrão, para que ele pudesse decidir se os compraria ou não.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
“A gente tinha que fazer a tradução, mas uma tradução que fosse adaptada. Não podia ser uma tradução literal. Tinha que ser alguém que tivesse conhecimento de roteiro. Se chamasse um tradutor que não tivesse a menor noção de dramaturgia, ficaria uma porcaria”, contou.
Todos os clássicos
A prova de fogo aconteceu justamente na famosa trama estrelada por Patrícia de Sabrit e Dalton Vigh. Henrique escreveu os dez primeiros capítulos de Pérola Negra e foi efetivado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Aí, já assinei a novela inteira, fiz os 200 capítulos com a supervisão do Crayton Zarzy”, contou.
Depois dela, vieram as bem-sucedidas Pícara Sonhadora (2001, foto acima), Amor e Ódio (2001), Jamais te Esquecerei (2003), Canavial de Paixões (2004), o mega sucesso Esmeralda (2004), além da já citada Marisol, estrelada por Bárbara Paz.
Escrevendo somente o futuro
Aos 50 anos e agora emergido em uma nova área profissional, Henrique Zambelli (foto acima) declarou que não é ingrato à profissão que o sustentou por anos, mas, que na atualidade, não pretende retornar a trabalhar nela.
Para o momento, só lhe interessa a sua carreira como tarotista, dita por ele como “a pessoa que faz consultas com o tarô”.
“O tarólogo é a pessoa que estuda o tarô, mas não necessariamente dá consultas. Pode-se dizer que todo tarotista é um tarólogo, mas nem todo tarólogo é um tarotista”, explicou ele, que também escreveu roteiros de programas de humor.