Mal estreou: Romeu e Julieta escancara crise das novelas infantis do SBT

24/05/2023 às 9h21

Por: Geovanne Solamini
Imagem PreCarregada
Reprodução / SBT

Anunciada como a mais nova superprodução do SBT, a primeira em parceria com o Prime Video, A Infância de Romeu e Julieta estreou no último dia 8 prometendo embalar os índices de audiência da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / SBT

Não foi isso o que aconteceu… A novela acumulou a pior média semanal para uma primeira semana em 11 anos de folhetins infanto-juvenis no horário nobre do canal de Silvio Santos.

Em baixa

A Infância de Romeu e Julieta - Miguel Ângelo e Vittória Seixas

Lourival Ribeiro / SBT

De acordo com dados do Kantar Ibope Media obtidos na Grande São Paulo, a trama escrita por Íris Abravanel registrou 6,1 pontos com os capítulos exibidos entre 8 e 12 de maio. O desempenho coloca a obra estrelada por Miguel Ângelo e Vittória Seixas atrás de todas as antecessoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar dos resultados abaixo do esperado, A Infância de Romeu e Julieta tem conseguido barrar a bíblica Reis, exibida pela Record no mesmo horário.

A novela também tem oscilado entre 5 e 7 pontos. Sem quedas drásticas ou aumentos significativos, a coprodução SBT e Prime Video demonstra certa estabilidade.

LEIA TAMBÉM:

Menos vista que as antecessoras

As Aventuras de Poliana - Sophia Valverde

Reprodução / SBT

A queda de audiência da faixa de dramaturgia inédita da estação de Silvio Santos fica evidente quando comparamos os índices dos folhetins. Poliana Moça obteve 7,8 pontos em sua primeira semana, com índices diários variando entre 7 e 9 pontos.

Ao longo dos 306 capítulos exibidos entre 21 de março de 2022 a 22 de maio de 2023, a trama protagonizada por Sophia Valverde perdeu audiência; entre 15 e 19 de maio deste ano, foram apenas 5,9 pontos de média.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No comparativo com As Aventuras de Poliana, exibida entre 16 de maio de 2018 e 13 de julho de 2020, a queda fica ainda mais evidente. Foram 14 pontos na primeira semana, com recorde de 15,8 em um dos capítulos iniciais.

Os números mostraram que o público, de certa forma, cansou da novela, excessivamente longa. Tanto que ‘Aventuras’ passou a perder mais audiência a partir de 2019, chegando a 7,6 de média na última semana do ano.

Sinal de alerta

Carrossel - Jean Paulo Campos e Rosane Mulholland

Divulgação / SBT

Há 11 anos, o SBT trocou suas tramas adultas por infantis. Carrossel (2012) foi um verdadeiro sucesso de audiência e também comercial. A primeira novela do gênero adaptada pela esposa de Silvio Santos estreou fazendo bonito, com uma média semanal de 12,6 pontos; ao longo dos seus 310 capítulos, a trama se manteve na casa dos dois dígitos.

O mesmo aconteceu com a segunda versão brasileira de Chiquititas (2013), que, em sua primeira leva de capítulos, também atingiu a média semanal de 12,6 e ostentou, nos mais de 500 capítulos, índices diários e semanais semelhantes.

Ambas foram superadas pela primeira semana de Cúmplices de Um Resgate (2015), que alcançou 14 pontos de média, e Carinha de Anjo (2016), com seus cinco primeiros capítulos marcando 13,4.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.