Flora ou Donatela: saiba quem é a verdadeira vilã de A Favorita
07/06/2022 às 15h00
A Favorita, novela de 2008 que está sendo exibida no Vale a Pena Ver de Novo, marcou a estreia do autor João Emanuel Carneiro no horário das nove da Globo, inovando ao omitir do telespectador quem era a verdadeira vilã: Flora (Patrícia Pillar) ou Donatela (Claudia Raia).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na história, as duas ex-amigas formavam a dupla sertaneja Faísca e Espoleta, que teve um fim quando Flora foi presa acusada de matar Marcelo Fontini (Flavio Tolezani), marido de Donatela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após 18 anos de reclusão, a loira deixa a prisão disposta a provar sua inocência colocando a culpa na ex-parceira e reencontrar sua filha Lara (Mariana Ximenes), fruto de seu relacionamento extraconjugal com Marcelo.
LEIA TAMBÉM:
● Escolha errada: após fiasco, Globo impõe regra para novelas das seis
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
● Resumo Força de Mulher: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
Do outro lado, Donatela teve uma vida de rainha na mansão dos Fontini, casada com Dódi (Murilo Benício) e criando a filha de Flora como se fosse sua ao lado dos avós Gonçalo (Mauro Mendonça) e Irene (Glória Menezes).
Quando descobre que sua agora rival saiu da cadeia, ela não mede esforços para impedi-la a todo custo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Revelação
Durante três meses, A Favorita mostrou os dois lados da história. Até que no capítulo 56, em 5 de agosto de 2008, foi revelado ao público quem era a verdadeira assassina: Flora.
Em cena de flashback, foi revelado ao público que a loira discutiu com o amante Marcelo. Convencida de que o empresário amava Donatela, a personagem de Patricia Pillar atira e o mata.
A partir daí, o público fica sabendo quem é quem e a história toma outro rumo.
Após muitas idas e vindas, no final da novela Donatela e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) se casam e Flora invade o apartamento deles em plena lua-de-mel. Apesar de dar um tiro no jornalista, a vilã é contida por Lara e acaba presa. Já o casal termina a trama junto e feliz.
Na cadeia, Flora recebe uma nova colega de cela – Luzia (Fabíula Nascimento) – e se apresenta como Donatela.
Na derradeira cena do folhetim, Donatela, emocionada, relembra quando ela e Flora eram meninas e cantavam juntas. No final, Flora se declara para Donatela dizendo que ela é a sua favorita, justificando, assim, o título da novela.