Após mudanças, rival volta a crescer e já incomoda a GloboNews

03/05/2023 às 15h25

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Reprodução / GloboNews

As mudanças na programação da TV Jovem Pan News surtiram efeito. O canal oriundo do rádio, que experimentou uma queda brusca de audiência em meio às polêmicas de ter sido acusado de incentivar os ataques de 8 de janeiro, já começa a se reerguer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / GloboNews

Após dispensar comentaristas mais alinhados ao radicalismo da extrema direita, muitos deles os principais responsáveis pela disseminação de fake news, a Jovem Pan entrou nos trilhos.

Com isso, voltou a se tornar relevante na guerra de audiência dos canais de notícia e começou a incomodar a GloboNews, que conta com estrelas como Cesar Tralli (foto acima).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sucesso

Jovem Pan - Tutinha

Reprodução / YouTube

Líder de audiência entre os canais noticiosos, a GloboNews está incomodada com o crescimento da Jovem Pan, estação de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha (foto acima), que começa a despontar em horários estratégicos da programação. Programas como Em Ponto, Conexão GloboNews e Edição das 18h estão sofrendo com a concorrência.

De acordo com o portal Notícias da TV, os matinais Jornal da Manhã e Pânico, da Jovem Pan, estão se destacando na audiência e incomodando os telejornais matinais da Globo. Já no fim de tarde, o noticiário de Cesar Tralli chega a perder para o programa Os Pingos nos Is.

LEIA TAMBÉM:

A GloboNews já começa a se movimentar para tentar impedir o avanço da concorrente. O Notícias da TV informou que o jornal Em Ponto, de Cecília Flesch, vai passar por mudanças. A primeira medida é a chegada de Juliana Dametto, produtora-executiva do Estúdio I, que deixa o programa de Andréia Sadi para se tornar chefe no matinal.

Crescimento

CNN Brasil - Daniela Lima e Luciana Barreto

Divulgação / CNN Brasil

Ao mesmo tempo em que incomoda a GloboNews, a Jovem Pan já deixou a CNN Brasil para trás. A JP fechou abril com o dobro do Ibope da CNN, de acordo com dados do Painel Nacional de Televisão divulgados pelo site TV Pop. Enquanto o canal de Tutinha anotou média de 0,06, a emissora de Rubens Menin alcançou 0,03.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se de uma virada e tanto, já que a Jovem Pan News entrou em 2023 mal das pernas e viu a CNN Brasil avançar rapidamente. Mas a situação se inverteu e, agora, é a versão brasileira do famoso canal de notícias estadunidense que tenta se recuperar.

De olho no concorrente, a CNN vem fazendo mudanças na grade, sobretudo na hora do almoço. O canal extinguiu o jornal Visão CNN, que estava no ar desde sua inauguração, e o substituiu pela nova versão do polêmico O Grande Debate, com Luciana Barreto (foto acima, com Daniela Lima). Porém, até o momento, a novidade não refrescou a situação da CNN.

Mudanças

Thiago Asmar (Pilhado)

Reprodução / Jovem Pan News

A retomada do crescimento da Jovem Pan News coincide com as mudanças implementadas no canal logo após as acusações de que a emissora disseminava notícias falsas e incentivou os atos violentos em Brasília que aconteceram em janeiro. Havia uma grande campanha contra os anunciantes do canal, que viveu uma séria crise de imagem.

Para reverter a má fase, a Jovem Pan News viu Tutinha renunciar o seu comando. Em seguida, comentaristas mais radicais foram demitidos. O canal também foi ao mercado para buscar nomes considerados “neutros” para tentar se livrar da pecha de bolsonarista.

No entanto, apesar das mudanças, a linha editorial da Jovem Pan se manteve. A emissora ainda é conservadora e bastante alinhada à direita, posicionando-se como uma das mais críticas ao atual governo. A bajulação a Bolsonaro foi reduzida, mas o viés ideológico se mantém em programas como Pânico, Os Pingos nos Is e Tá na Roda.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.