Governo implicou com ostentação de Silvio Santos: “Desrespeito”
22/04/2023 às 11h24
Uma das maiores marcas de Silvio Santos em seus programas no SBT era o aviãozinho de dinheiro que jogava para o seu auditório. O ato, que começou no Topa Tudo Por Dinheiro, em 1991, quase foi proibido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque o Banco Central resolveu investigar o fato de as cédulas serem dobradas para que pudessem adquirir o formato que as faziam voar pelo auditório.
Investigação
Cerca de dois anos após a estreia do programa, o BC entrou em contato com o canal solicitando as fitas da exibição do último programa naquela ocasião, exibido em 15 de agosto de 1993, para investigação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dois dias após a fatídica transmissão, o Jornal do Brasil repercutiu o discurso feito por Silvio Santos no ar, explicando que transformar dinheiro em aviõezinhos não danificava a cédula.
“Quem assistiu ao programa viu o apresentador fazer novos aviõezinhos com notas de 500 cruzeiros e argumentar que aquele gesto que leva sua plateia ao delírio não significa nenhuma atitude de danificação da moeda nacional. Imediatamente quem consegue agarrar um a aviãozinho coloca o dinheiro no bolso e abre um sorriso de enorme satisfação”, informou a publicação.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Desperdício, crime e prejuízo
Mas o governo queria avaliar de perto o discurso de Silvio Santos.
“Avisamos a ele que não se pode danificar o meio circulante dessa forma. Acho que ele nos compreendeu e, por isso, estamos solicitando a fita com o programa de domingo, pois parece que o apresentador deu suas justificativas no ar”, disse ao periódico um funcionário do banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nesse sentido, segundo o BC, esse hábito brasileiro provoca desperdício e prejuízo, pois a renovação do estoque de meio circulante da economia brasileira também custa dinheiro”, seguiu.
O noticioso ainda publicou que, de acordo com o Banco Central, o dono da emissora paulista poderia ser enquadrado em um ato criminal.
“O BC explicou, ainda, que a prática de danificação ao papel-moeda pode representar crime, de acordo com o Código Penal”, dizia a matéria.
De acordo com a instituição financeira, cada avião de dinheiro supostamente danificado custaria um valor de US$ 5,90, pelos valores daquele ano.
Explicação
ReproduçãoNo final de 1994, o “patrão”, mais uma vez, usou o seu programa para explicar que não rasurava ou cometia qualquer crime ao lançar os seus tradicionais mimos às suas colegas de trabalho.
“Eu quero mais uma vez lembrar aos senhores telespectadores que não está havendo nenhum desrespeito com o dinheiro. O Real, cada vez mais valorizado, ele não é estragado. Vocês podem imediatamente tirar essa colinha que está aqui abre a nota e ela fica perfeita”, ressaltou.
Hábito permanece
Tanta polêmica para nada. O assunto simplesmente não resultou em punições, enquadramento da tal lei ou censura do ato, e o animador seguiu atirando aviõezinhos até 2001, quando o Topa Tudo saiu do ar.
Mas ele voltou a atirar aviõezinhos de dinheiro para a plateia em 2008, quando o Programa Silvio Santos assumiu o atual formato.
Atualmente, Silvio se encontra afastado da atração, que é comandada por Patrícia Abravanel (foto acima). Mas, sempre que retorna, o dono do SBT não deixa de perguntar “Quem quer dinheiro?”, jogando dinheiro para suas colegas de trabalho.