Atriz teve que internar filho viciado à força: “Não o reconhecia”
25/04/2023 às 8h32
Irene Ravache (na foto abaixo, com Angela Vieira) é uma atriz acostumada a emocionar o público com suas personagens cheias de curvas dramáticas. Foi assim em sua recente participação na série Sob Pressão (2022), na qual contracenou com Tony Ramos e viveu uma paciente terminal. Sem falar em dona Lola, a matriarca que fazia de tudo pela família em Éramos Seis (1994).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na vida real, Irene também viveu seus dramas. A atriz, assim como dona Lola, esteve ao lado do filho em um período muito difícil de suas vidas. Ela confidenciou que o herdeiro teve um sério problema com drogas e precisou ser internado à força.
Drama familiar
Em 19 de janeiro de 2014, Irene Ravache foi entrevistada por Marília Gabriela no extinto programa Marília Gabriela Entrevista, exibido pelo GNT. Durante a conversa, a atriz deu detalhes sobre o drama que passou ao lado do filho, Hiram, que era viciado em drogas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Foi uma cavalgada no inferno. Foi muito difícil. Às vezes as pessoas ainda acham que a pessoa que usa droga é apenas um ‘turista da droga’, que é aquele que, de alguma forma, controla o uso. O que é diferente do viciado, que não faz isso, ele vai para o fundo do poço. Algumas pessoas se viciam e não tem como sair daquilo e as pessoas veem isso como falta de caráter, este é o primeiro a ser atacado”, revelou.
O drama, que aconteceu há cerca de 25 anos, marcou a vida de Irene para sempre.
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
“O que é horrível é olhar para o seu filho e não reconhecer ele. Tem uma névoa no olho. Hoje meu filho é um viciado em recuperação, que é assim como ele gosta de ser chamado. E outro dia eu olhei para ele e vi o meu filho de novo, foi uma coisa avassaladora”, afirmou.
Internação
Ainda sobre o assunto, Irene Ravache contou que ela e Edison, seu marido, chegaram ao ponto de internar Hiram à força.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu e meu marido, Edison, interferimos várias vezes no vício dele. Desde internar a revelia, que é uma coisa dolorosa internar maior de idade contra a vontade. Por que ele tem direito de não querer ir, mas nós acreditávamos que precisávamos retirá-lo de circulação porque ele oferecia perigo a ele e aos outros. Mas o ato de chamar alguém, de providenciar tudo isso é um terror”, lamentou.
Por fim, a estrela afirmou que, num determinado momento, o próprio Hiram reconheceu que precisava de ajuda e pediu para ser internado. Assim, o tratamento finalmente evoluiu, sempre com o apoio da família.
“O apoio da família é muito importante, tem que estar presente e isso não é passar a mão na cabeça, muito pelo contrário”, explicou.
Artista na família
Reprodução / InstagramIrene Ravache tem dois filhos: Hiram, de 57 anos, fruto de seu primeiro casamento; e Juliano, de 50, cujo pai é Edison Paes de Melo Filho, seu atual marido. Eles vivem juntos desde a década de 1970, mas se casaram oficialmente apenas em 1995, quando Edison preparou uma festa de casamento surpresa para a atriz.
Hiram é pai de Cadu Libonati (foto acima), que também é ator. O jovem estreou na TV em Malhação – Sonhos (2014) e chegou a trabalhar com a avó em duas novelas, Além do Tempo (2015) e Espelho da Vida (2018). Ele também integrou o elenco de Haja Coração (2016) e A Dona do Pedaço (2019).
Já Irene Ravache não faz uma novela inteira desde Espelho da Vida, trama em que deu vida a duas personagens: Margot e Hildegard. No entanto, ela fez uma participação especial na versão da Globo de Éramos Seis (2019), contracenando com Gloria Pires, a dona Lola da vez.