Globo vive dilema para definir novela que substituirá O Rei do Gado

12/03/2023 às 9h06

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Antonio Fagundes em O Rei do Gado

A Globo acertou ao reapresentar O Rei do Gado (1996) pela terceira vez no Vale a Pena Ver de Novo. A trama surfou no sucesso de Pantanal (2022) e, de quebra, foi beneficiada com a transmissão da Copa do Mundo do Catar, o que lhe garantiu ótimos índices de audiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Rei do Gado - Antonio Fagundes

Reprodução / Globo

Mas, em breve, a novela de Benedito Ruy Barbosa vai chegar ao fim. Com isso, a escolha de sua substituta torna-se um desafio e tanto para a direção da emissora. Afinal, a Globo tem interesse em manter (ou até ampliar) o sucesso do horário. Por isso, ousadia é a palavra de ordem nos corredores do canal.

Clássicos

Senhora do Destino - Renata Sorrah

Divulgação / Globo

No passado, a Globo já foi mais contida na escolha dos títulos do Vale a Pena Ver de Novo. Grandes sucessos do passado sempre foram resgatados ali, mas dividiam espaço com tramas que até foram bem em suas exibições originais, mas estavam longe de serem inesquecíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao que tudo indica, este revezamento de títulos fortes e mornos acabou. O sucesso da terceira exibição de O Rei do Gado deixa claro que são os clássicos da teledramaturgia que garantem alta audiência nos finais de tarde da emissora.

Não por acaso, os últimos grandes êxitos do horário foram re-reprises de verdadeiros “arrasa-quarteirão”, como Senhora do Destino (2004), Por Amor (1997) e Laços de Família (2000).

LEIA TAMBÉM:

O que vem por aí?

Mulheres Apaixonadas - Vanessa Gerbelli

Renato Rocha Miranda / Globo

Antes de optar por O Rei do Gado, a direção da Globo cogitou Mulheres Apaixonadas (2003) como substituta de A Favorita (2008) no Vale a Pena Ver de Novo. O critério era exatamente esse: um verdadeiro arrasa-quarteirão de sucesso incontestável.

Os planos mudaram, já que a emissora preferiu ir no embalo do sucesso de Pantanal. Além disso, o fato de a reprise estrear no meio da Copa do Mundo teria feito o canal considerar resgatar uma novela de forte apelo masculino. Assim, O Rei do Gado se tornou a opção ideal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas agora, é bem possível que Mulheres Apaixonadas volte ao radar da emissora. Afinal, reprises de novelas de Manoel Carlos sempre rendem bons resultados ao Vale a Pena Ver de Novo. Além disso, seria uma bela maneira de homenagear os 90 anos do autor das Helenas.

Outras opções

Vale Tudo - Beatriz Segall

Divulgação / Globo

Porém, o sucesso de tramas dos anos 1990 e 2000 no Vale a Pena Ver de Novo e no Globoplay têm encorajado o canal a olhar com mais carinho para o seu acervo. Com isso, esse pode ser o momento de a emissora quebrar um tabu e ir ainda mais longe, resgatando um título dos anos 1980.

Não é de hoje que circula a informação de que a Globo cogitava reapresentar Vale Tudo (1988). A trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bàsseres já preenche o critério principal: é um clássico incontestável, considerada por muitos a melhor novela de todos os tempos. Sendo assim, ela é, desde já, uma das favoritas para voltar ao ar nas tardes do canal.

Rainha da Sucata (1990) ou Tieta (1989) também seriam opções interessantes. Melhores do que outros títulos ventilados, como América (2005), Páginas da Vida (2006) ou Salve Jorge (2012), que estão longe de ser clássicos…

O dilema deve ser resolvido em breve, já que O Rei do Gado, logo, entrará na reta final.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.